Chamado de Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED foi instituído em 2007 e fez parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010). Ele é, na verdade, mais um avanço na informatização da relação entre o fisco e os contribuintes.
O sistema tem a finalidade de unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos integrantes das escriturações contábil e fiscal das pessoas jurídicas. Ele faz isso através de um fluxo digital de informações.
O SPED também visa facilitar a fiscalização, integrando informações de interesse dos governos federal e estadual.
Atenção! Se você procura uma ferramenta para facilitar a escrituração de NFes e garantir um SPED sem furos, experimente o Arquivei. Integrado diretamente com a SEFAZ para consultar, baixar e guardar XMLs/DANFes de Notas Fiscais: Consultar NFes >>
Desde sua implantação, a Receita Federal do Brasil (RFB) traz novidades anuais em relação às obrigatoriedades acessórias. No ano de 2015 foi introduzida a Escrituração Contábil Fiscal (ECF), a Escrituração Contábil Digital (ECD) e o eSocial Simples Doméstico. Por isso, é importante manter-se atualizado.
O que você vai encontrar no Guia
A partir do surgimento do SPED, os principais procedimentos contábeis passaram a ser realizados pela internet e além disso, a armazenagem de documentos físicos deu lugar ao armazenamento de arquivos eletrônicos na nuvem. Essas mudanças não foram fáceis de ser digeridas e ainda causam muitas dúvidas. Por isso, elaboramos um guia completo do SPED para que esse assunto fique claro para você!
Automação da conferência do SPED
Veja o passo a passo de como automatizar essa atividade manual. Confronto de todas as Notas Fiscais emitidas contra as escrituradas.
Muitas vezes as notas que são entregues ao arquivo SPED cumprindo todas suas obrigações acessórias, não são confrontadas por nenhum outro sistema. Ou seja, se você deixou alguma nota de fora, não tem como saber a olho nu.
Analisar tudo, nota por nota, seria quase impossível, por isso investir em tecnologia para a correta gestão e armazenamento de arquivos fiscais é a melhor opção e a plataforma do Arquivei oferece este serviço.
Com a solução do Arquivei, o contador consegue baixar todas as NFes, NFSes e CTes direto da Secretaria da Fazenda e mais de 150 prefeituras, e garantir o armazenamento desses documentos pelo prazo previsto em lei, atualmente 5 anos mais o ano corrente.
O Arquivei garante um armazenamento seguro desses arquivos pelo prazo previsto na legislação, atualmente 5 anos mais o ano corrente.
Depois de ter todas as suas notas com segurança, você pode utilizar o aplicativo de “Conferência de SPED” e o Arquivei vai te informar quais notas estão na plataforma e não estão no seu SPED. Após essa conferência a empresa não vai mais entregar nenhuma obrigação incompleta.
Veja abaixo como fazer essa conferência em poucos minutos!