Plano de contas contábil: confira tudo sobre essa ferramenta poderosa!
Plano de contas contábil
Publicado em

fevereiro, 2021

Escrito por

Vitor de Araujo

Plano de contas contábil: tudo que você precisa saber

Você sabe o que é um plano de contas contábil? Descubra sua importância e melhore a gestão da sua empresa neste artigo completo!

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Toda empresa precisa ter um plano de contas contábil. Mas, afinal, para que serve e como é possível, através dele, gerir melhor uma empresa? Estamos aqui para te ajudar com tudo isso, mas, antes, vamos começar pelo básico.

O que é um plano de contas contábil?

De forma resumida, um plano de contas contábil é uma ferramenta poderosa de gestão das movimentações financeiras. Ele tem, como objetivo, identificar as contas de uma empresa através de códigos e classificações para todos os registros de entradas e saídas.

Contas, dentro da contabilidade, é um termo técnico que representa o componente patrimonial ou de resultados. Essas informações são usadas para gerar relatórios importantes, como o Balanço Patrimonial e o DRE.

Além disso, ao desenvolver um padrão de classificação e identificação das contas, todos os relatórios, demonstrativos e documentos, terão o mesmo modelo para cada tipo de movimentação. Isso ajuda na interpretação dos dados, agiliza a estruturação de relatórios e amplia o nível de detalhamento para o gestor contábil. Muita coisa, né?

Sua estrutura base divide-se em quatro grupos, cada um deles com subdivisões, que detalham ainda mais as contas. Por fim, o plano é finalizado com as contas de apuração de resultados.

Os 4 grupos principais do plano de contas contábil

  1. Ativos — recursos e bens em posse da empresa, como caixa, conta bancária e bens móveis;
  2. Passivos — obrigações da empresa como contas a pagar e impostos;
  3. Receitas — compreende os lançamentos de resultado, ou seja, todo o movimento da empresa; 
  4. Despesas e custos;

Subgrupos do plano de contas contábil

Como dito anteriormente, os quatro grupos principais de um plano de contas contábil ainda possuem subdivisões.

Ativos

  • Circulante – os bens que se movimentam em um prazo inferior a 365 dias, caixa e conta bancária.
  • Não-circulante – abrange contas a receber a longo prazo, isto é, superior a 365 dias
  • Imobilizado – são os bens móveis e imóveis.

Passivo

  • Circulante: impostos, salários e parcelas de compras operacionais ou não, mas obrigações a serem honradas dentro do ano.
  • Não-circulante: despesas provisionadas a serem pagas no ano seguinte.
  • Patrimônio líquido: o patrimônio da empresa, um capital próprio dos sócios ou acionistas. 

Receitas

  • Operacionais: são receitas geradas em atividades como vendas, prestação de serviços, individual ou simultaneamente, e industrialização.
  • Não operacionais: receita adquirida de outras formas, como rendimentos de investimentos, juros ou venda de ativo imobilizado.

Despesas e custos

  • Operacionais: gastos relacionados à atividade e manutenção do negócio, isto é, despesas administrativas, insumos, vendas etc.
  • Não operacionais: despesas que não têm relação com a finalidade da organização, como doações, donativos e patrocínio a eventos.

Plano de Contas Referencial da Receita (PCRR)

A Receita Federal do Brasil criou o Plano de Contas Referencial com o objetivo de padronizar as contas, a fim de cumprir o previsto na Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Entretanto, para a entrega da ECF, quando uma empresa utiliza um plano de contas específico, tem que ser feito um “DE/PARA” para o Plano Referencial.

O plano de contas da Receita serve como referência, mas não é necessariamente um padrão: ele deve ser personalizado para cada empresa, seguindo sempre a legislação (Lei 6.404/76 e Lei 11.638/07), as Normas Brasileiras de Contabilidade e os Princípios Fundamentais de Contabilidade. É importante analisar o detalhamento específico de cada cliente e a necessidade de cada empresa.

Conclusão

Nesse texto você aprendeu o que é um plano de contas contábil e qual a sua importância para uma empresa – em especial na hora de realizar uma gestão mais inteligente e prática.

Que tal uma breve retomada?

  • O plano de contas contábil identifica as contas da empresa com códigos e classificações para todos os registros de entrada e saída;
  • Desenvolver esse padrão ajuda a interpretar dados, acelera a estruturação de relatórios e aumenta o nível de detalhamento para o gestor contábil;
  • A estrutura de um plano de contas contábil se divide em quatro grupos: ativos (recursos e bens em posse da empresa), passivos (obrigações como contas e impostos), receitas (todo. o movimento da empresa) e despesas e custos;
  • A Receita Federal do Brasil criou um Plano de Contas Referencial para padronizar suas contas, cumprindo o que está previsto na Escrituração Contábil Fiscal; esse. Plano é uma referência, mas não precisa ser um padrão.

A solução Arquivei

Não importa se você trabalha ou é dono de uma micro, pequena, média ou grande empresa – ou se você é funcionário de um escritório contábil: o Arquivei está aqui para resolver os problemas do seu dia-a-dia, realizando a gestão de suas notas fiscais de um jeito muito mais fácil, e já ampliando a qualidade do seu plano de contas contábil. Conheça alguns de nossos benefícios:

  • Você faz a consulta e download de suas notas direto da SEFAZ em alguns cliques;
  • Seus documentos chegam na contabilidade sempre a tempo;
  • Evite multas e sanções ficando em dia com suas obrigações fiscais;
  • Armazene e organize seus XMLs de uma maneira segura, na nuvem;
  • Manifeste todas as suas notas fiscais de forma prática e inteligente;
  • Compartilhe seus documentos fiscais com quem precisa.

Uma plataforma inteligente é, no fim das contas, uma das maneiras mais práticas e seguras de manter a sua empresa girando, e se preocupar com o que realmente importa: seu crescimento e grandes planos futuros, enquanto sua gestão fiscal fica automatizada, simples e eficiente.

Que tal experimentar o Arquivei agora mesmo? Você pode realizar um teste de 7 dias, sem nenhum tipo de compromisso. Se a experiência for boa, basta se unir a um time de mais de 90.000 marcas que também agilizam e automatizam seus processos com a gente!

Pular para a barra de ferramentas