Evite Inconsistência No SPED Com O Módulo Análise Tax e SPED
Contadora com calculadora representando o post sobre o módulo de análise Tax e SPED
Publicado em

dezembro, 2023

Escrito por

Arquivei

Como Evitar Inconsistências No SPED Com O Módulo Análise Tax e SPED do Arquivei

Veja como este módulo auxilia na segurança do seu processo fiscal, proporcionando uma análise mais inteligente e estratégica.

Notícias e Novidades



Compliance

Funcionalidades Arquivei

SPED

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Mensalmente, todos os contribuintes do ICMS ou IPI são obrigados a entregar a EFD ICMS/IPI (mais conhecida como SPED Fiscal), seja a empresa enquadrada no lucro real ou presumido.

Ao considerar o impacto dos tributos sobre as finanças de um negócio, é imprescindível tornar o processo de escrituração das notas cada vez mais seguro e otimizado. 

Isso porque erros e inconsistências podem gerar sérias consequências para uma empresa, como retrabalhos, atrasos na escrituração, XMLs não escriturados e, consequentemente, multas e penalidades pelo Fisco.

Por isso, neste artigo nós iremos discorrer sobre a funcionalidade Análise TAX e SPED, que permitirá maior tranquilidade na sua escrituração, bem como a análise de dados e insights para melhorar os processos relacionados a essa obrigação fiscal.

O que é o módulo TAX e SPED?

A funcionalidade Análise TAX e SPED é uma solução que possibilita o cruzamento de informações do arquivo SPED com os XMLs presentes no Arquivei.

Por meio deste cruzamento, você identifica documentos presentes ou ausentes entre o arquivo que você irá enviar para escrituração com os XMLs que foram recebidos pela sua empresa e que estão no Arquivei.

Ou seja, você se certifica de que todas as suas notas foram escrituradas e garante o compliance fiscal do seu negócio. 

Quais são as vantagens deste módulo?

O módulo Análise TAX e SPED possui inúmeras vantagens, permitindo que você:

  • Evite gastos e retrabalhos com retificações, trazendo mais agilidade, autonomia e eficiência para o departamento fiscal;
  • Automatize conferências e validações, realocando sua equipe para ações mais estratégicas;
  • Identifique falhas e erros de forma clara e objetiva para realizar correções necessárias e evitar riscos fiscais;
  • Obtenha informações precisas e análises eficientes de tributos e alíquotas de forma visual e facilitada;
  • Identifique e facilite a manifestação final de documentos fiscais, evitando notas frias e inconsistentes;
  • Visualize um ranking de emissores de notas não escrituradas;
  • Fique por dentro da porcentagem de notas escrituradas dentro do período do SPED;
  • Visualize análises sintetizadas em uma dashboard (ou painel), atualizada automaticamente;
  • Exporte as informações contidas nas dashboards do módulo.

Como ter mais segurança no processo de escrituração? 

Saiba quais notas ainda não foram escrituradas

Identificar quais notas estão  – ou não – escrituradas é o primeiro passo para evitar multas e garantir mais segurança para o seu negócio.

Com o módulo Análise TAX e SPED, você consegue identificar, de forma automática, a quantidade de notas que estão apenas no Arquivei (ou seja, que não estão escrituradas no SPED) e os dados relacionados a elas. 

Seguem, abaixo, imagens de como essas notas são visualizadas dentro do módulo:

Por meio dessa identificação, você consegue escriturar as notas faltantes, otimizando seu tempo e se certificando que todas as notas foram enviadas corretamente para o SPED Fiscal.   

Acompanhe o tempo médio de escrituração das notas

Com o módulo Análise TAX e SPED você também pode acompanhar, via dashboard, o tempo médio de escrituração das NFes.

Como o tempo médio de escrituração ideal é de um mês, caso seja verificado que esse tempo está acima deste prazo, suas notas estão sendo escrituradas com atraso. Aproveite, então, para pensar em alguma estratégia para manter a escrituração em dia.

Certifique-se que as notas que você escriturou possuem a manifestação final do destinatário

A manifestação final do destinatário tem como objetivo registrar a participação comercial de uma empresa em uma transação perante o Fisco.

Com o módulo Análise TAX e SPED você identifica quais notas escrituradas ainda não possuem o status final de manifestação, podendo manifestá-las com segurança e validade jurídica pelo próprio Arquivei.

Com todas as suas notas manifestadas você garante a conformidade fiscal, protegendo seu negócio de notas frias e até de uma sonegação fiscal não intencional.

Visualize a apuração de débitos e créditos dos tributos, mês a mês

É possível acompanhar o valor total de créditos e débitos dos tributos do SPED mensalmente, otimizando a sua operação para que os créditos sejam superiores aos débitos, mantendo a boa saúde da sua empresa.

Além disso, você acompanha o saldo a recolher e o saldo credor a cada mês.

E não para por aí: é possível visualizar quais alíquotas são aplicadas por diferentes fornecedores para cada produto, otimizando sua estratégia fiscal tributária de recolhimento e/ou pagamento de impostos. 

Também é possível acessar a evolução do valor total de cada tributo por mês do SPED, tendo uma visão ampla de tudo que está acontecendo acerca dessa obrigação.

Verifique o valor total pago nos tributos por CFOP, NCM e CST de cada item

Ao saber o valor total pago nos tributos, você consegue identificar erros e inconsistências, além de entender a estratégia tributária para cada produto adquirido.

Certificar que todas as notas foram escrituradas de modo correto é essencial para manter a saúde e o compliance do seu negócio. 

Ao possuir ferramentas que auxiliam nesse processo de conferência, você otimiza o seu tempo e garante análises mais completas e eficientes para a sua empresa.

Quer ter essa facilidade no seu dia a dia? Teste o Arquivei sem compromisso e confira na prática todas as vantagens do módulo Análise Tax e SPED.

Pular para a barra de ferramentas