Como Cadastrar Produtos No Bling? | Arquivei
Imagem ilustrativa do post sobre como cadastrar produtos no bling
Publicado em

abril, 2024

Escrito por

Arquivei

Como Cadastrar Produtos No Bling?

Descubra como cadastrar produtos no Bling e saiba como a boa gestão de produtos e estoque pode ajudar na saúde e sucesso do seu negócio.

Compras E Estoque



Bling

ERPs

Integrações

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Administrar uma loja física ou um marketplace traz consigo uma série de desafios, entre eles a gestão de produtos e estoque. Funções como a adição de novos produtos, atualização do catálogo da loja virtual, alteração de preços ou controle de estoque pode ser um desafio, principalmente com equipes enxutas.

Em contextos como esse, usar software ERP (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais), como o Bling, pode ajudar a otimizar processos, trazendo mais agilidade, segurança e integração.

Neste artigo, você vai aprender como cadastrar produtos no Bling, por que a boa gestão de produtos e de estoque é essencial e como a integração com o Arquivei pode otimizar ainda mais os processos do seu negócio. Boa leitura.

Como cadastrar produtos no Bling – passo a passo

Com o cadastro de produtos no Bling, é possível realizar o controle de estoque, gerenciar o preço de cada produto, além de ter acesso aos dados necessários para emissão de notas fiscais.

Existem duas maneiras de cadastrar um produto no Bling. A primeira é de maneira manual, inserindo os dados do produto um por um no sistema, A segunda maneira é automatizada por meio de planilha.

É importante destacar que é possível cadastrar produtos simples, com variações e com composição na plataforma. Abaixo, você confere um passo a passo para fazer isso tando de maneira manual como por planilha:

Para cadastrar um produto no Bling é preciso ter algumas informações básicas obrigatórias:

  • Nome;
  • Código (SKU): usado para controle interno;
  • Preço de venda;
  • Unidade de comercialização: UN, PÇ, KG ou GR.

Além disso, existem informações não obrigatórias que podem ser úteis e deixar o cadastro ainda mais completo:

  • Formato: simples ou com variação (cores, tamanhos e formatos diferentes), ou composição (kits ou conjuntos de produtos).
  • Tipo;
  • Condição: novo, usado, não especificado ou recondicionado;
  • Linha de produto;
  • Categoria: traz campos customizados cadastrados pelo usuário.

Com essas informações básicas, é hora de conhecer as duas principais maneiras de cadastrar um produto simples no Bling.

Forma manual

1. Para incluir um novo produto Cadastros > Produtos e clique em ‘+ Incluir cadastro’.

2. Insira as informações obrigatórias e dados adicionais que achar necessário e clique em ‘Avançar’ para salvar o produto.

3. Na próxima tela, informe as características do produto, como marca, produção, validade, dimensões, quantidade e outros.

4. Clique em ‘Avançar’ e adicione a imagem do produto.

5. Em seguida, configure o estoque do produto, determinando as quantidades mínima e máxima de estoque.

6. Inclua informações sobre os fornecedores do produto.

7. Para facilitar a geração de nota fiscal de venda, inclua informações sobre tributação necessária.

8. Caso o produto possua alguma variação, no final do processo você poderá incluir diferentes variações, como cor e tamanho.

Por planilha

1. Para cadastrar diversos produtos de maneira automatizada, clique em ‘Todas as Configurações > Importação de Dados > Importar e Atualização Produtos’.

Atenção: Lembre-se que a planilha deve conter, no máximo, 1.000 produtos.

2. Em seguida, selecione a operação:

  • Atualizar: quando os produtos já estão cadastrados e só é necessário atualizar os dados;
  • Cadastrar Novos
  • Cadastrar / atualizar: a planilha contém novos produtos e também atualização de dados de produtos já cadastrados.

3. Clique em ‘Procurar arquivo’, procure pela planilha em seu computador e clique em ‘Validar’.

4. Ao final do processo de cadastro, você poderá conferir todas as atualizações feitas no menu ‘Cadastros > Produtos’.

A importância da boa gestão de produtos no ERP

Fazer uma boa gestão de produtos no ERP é muito importante para manter a saúde de um negócio. Quando você cadastra e monitora corretamente os produtos e mercadorias no sistema de gestão empresarial, consegue otimizar processos operacionais, aprimorar o controle de estoque e garantir informações fiscais mais corretas.

O maior benefício é no controle mais preciso do estoque, garantindo que a sua empresa não sofra com a falta ou excesso de produtos. Com isso, você reduz os custos de armazenamento e também o desperdício.

Além disso, a gestão de produtos no ERP facilita a emissão de documentos fiscais, como notas fiscais e boletos, garantindo conformidade com as regras fiscais e evitando multas por erros ou atrasos.

Gestão de estoque para aumentar os lucros

Uma gestão de estoque eficiente também pode ajudar a aumentar a margem de lucro do seu negócio.  Ao controlar e atualizar com precisão o estoque,a sua empresa pode evitar custos desnecessários com o armazenamento ou a falta de produtos.

E com a ajuda de um sistema ERP, é possível prever com maior precisão a demanda por produtos, evitando a compra excessiva de mercadorias que podem ficar obsoletas ou perder valor ao longo do tempo.A gestão de estoque ainda permite utilizar melhor os recursos financeiros da empresa. Você evita a compra excessiva de estoque e mais capital fica disponível para investimentos em áreas que podem gerar mais retorno, como marketing, pesquisa e desenvolvimento ou expansão de negócios.

Pular para a barra de ferramentas