A consulta de NFSe e outros documentos é uma parte importante do processo fiscal. Atualmente, a tecnologia permite que o OCR (Optical Character Recognition ou Reconhecimento ótico de caracteres) auxilie neste processo.
Se você está procurando por uma plataforma de consulta de NFSes, experimente grátis o Arquivei. Não é necessário ter a chave de acesso da Nota de Serviço, apenas o certificado digital da empresa.
A NFSe (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) é emitida em âmbito municipal e não segue um padrão nacional. É quase impossível estabelecer uma linguagem única para gerenciamento fiscal.
O Arquivei idealizou uma alternativa e já oferece o serviço de captura e visualização das NFSes. Veja como esse processo funciona!
Solução para a consulta de NFSe (Notas Fiscais de Serviço eletrônica) via OCR
Além da falta de um padrão de modelo de NF de serviço, existe outro fator complicante: nem todas as prefeituras têm webservice. Ou seja, um endereço eletrônico a partir do qual seja possível fazer a consulta de NFSe.
Hoje, apenas as prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro têm um padrão. Além destas, somente os municípios usuários dos serviços da Betha e do Giss, que fornecem um modelo, também estão amparadas para emissão deste documento.
Diante deste cenário, o Arquivei buscou uma parceria para permitir a serviço de digitalização das Notas Fiscais de Serviço. E mais do que isso: a inclusão destas dentro do padrão da Associação Brasileira de Abrasf das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf).
Com o uso da tecnologia OCR é possível fazer a leitura das letras e dos números impressos em um documento, seja o documento original ou escaneado.
O serviço não faz apenas a digitalização. Afinal, é preciso ter os dados armazenados para visualizar o XML. Só assim é possível usar as informações de forma inteligente e estratégica. Leia sobre “relatórios de NFes para escritórios contábeis entregarem aos clientes”.
Como é feita a captura de NFSe através do Arquivei
Então, na prática, como esse processo funciona?
A Nota Fiscal de Serviço é recebida pelo cliente em formato PDF, via e-mail com um link para download ou em formato de imagem. Para que esse recebimento seja feito automaticamente, o cliente cadastra um e-mail para redirecionamento desses documentos.
Deste modo, as NFSes são encaminhadas diretamente para a empresa parceira do Arquivei, responsável pela digitalização feita via OCR.
Tudo isso feito de modo automático. Sua empresa não precisa se envolver em nenhuma das etapas. Com tudo pronto, basta visualizar o XML e fazer a consulta da Nota Fiscal de Serviços sempre que precisar.
Este conteúdo está sendo útil? Então continue lendo e assine a nossa newsletter para receber notícias:
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]
Principais vantagens da consulta da NFSe via OCR
São muitos os benefícios que a gestão correta das Notas Fiscais de Serviço pode trazer para a organização.
Priorizar a digitalização via OCR e a disponibilidade das Notas Fiscais de Serviço é garantir assertividade e eficiência na gestão fiscal. Afinal, se é possível fazer um uso inteligente das dados das NFes de produtos, porque não estender esta estratégia para as notas de serviços?
A gestão fiscal da empresa tende a se tornar mais estruturada e, claro, impacta no desenvolvimento da organização. São benefícios que podem ser sentidos de imediato:
- Padronização das Notas Fiscais de Serviços: você deixa de ter notas em diferentes formatos e layouts. Com uma linguagem única, a consulta NFSe se torna mais simples, rápida e assertiva; mais variados formatos, vindas das prefeituras espalhadas pelo país;
- Garantia de armazenamento das NFes: se antes os documentos estavam dispersos, com a digitalização das notas fiscais de serviço você não só organiza, como também mantém a disponibilidade dos dados destas notas;
- Emissão de relatórios: com os dados sistematizados na plataforma do Arquivei é possível gerar relatórios avançados. Isso permite a análise por fornecedor, por serviço e também a verificação de alguns pontos como, por exemplo, da forma de cobrança de impostos.
- Integração com ERP: uma vez interpretadas e incluídas no sistema, as notas podem ser integradas a um sistema ERP. Ou seja, você tem os dados e as melhores ferramentas para pautar a gestão fiscal.
Gestão fiscal otimizada com consulta NFSe
A possibilidade de fazer uma gestão fiscal completa, que permita além da consulta da Nota Fiscal de Serviços, a escrituração, faz brilhar os olhos dos profissionais da área. Afinal, este tipo de gestão não só otimiza os processos como também garante um grau maior de controle, com a disponibilidade de informações mais precisas para a tomada de decisão.
Com o serviço de captura e consulta NFSe via OCR, o Arquivei apresenta mais uma solução que simplifica a rotina, torna a gestão fiscal mais estratégica e potencializa os resultados das organizações. Até o fim do ano de 2018, a expectativa da empresa é levar o serviço a um número maior de clientes e capturar, via OCR, 200 mil notas mensalmente.
Que tal descobrir, na prática, as vantagens da gestão de notas fiscais de serviços? Experimente o Arquivei e surpreenda-se com os benefícios!