Gerir uma empresa e suas equipes é algo difícil. Existem diversas formas de liderar times, cada qual focando em pontos específicos. A conclusão das metas com certeza é um dos fatores mais importantes, dentre muitos requisitos almejados na administração de empresas. Mas o que fazer para que o trabalho seja mais eficiente e recompensador?
Ao contrário de processos tradicionais, a gestão por resultados foca nos objetivos que precisam ser alcançados, permitindo maior flexibilidade nos meios utilizados para tal.
Além disso, a gestão por resultados também envolve os valores da organização, sendo assim, é priorizada todas as ações pertinentes, otimizando o desempenho da empresa e destacando aquilo que ela tem de melhor.
A maior dúvida a esse respeito, envolve alguns pontos, como:
- O que é gestão por resultados?
- Como é feita a gestão por resultados?
A gestão por resultados se baseia numa metodologia que estimula a concretização de metas, e não perde tempo com banalidades que apenas atrapalham. Dessa forma toda a liderança passa a ser mais participativa, e toda a equipe é responsável, ou não por conseguir alcançar o alvo.
Vantagens do modelo de gestão por resultados
Na atividade de gerar resultados e com maior participação de todos os lados, os envolvidos se sentem mais engajados nas tarefas e responsabilidades. Um dos detalhes mais importantes ao respeito é que os indivíduos compreendem o valor que possuem para atuar naquilo que precisam e assim conseguem dar sua contribuição de forma mais produtiva e veloz.
A comunicação também tem destaque, já que tem considerável melhora no âmbito profissional, as pessoas se sentem valorizadas e mais confortáveis para expor ideias e dar sugestões, facilitando assim todo o processo de desenvolvimento. Dessa maneira a sensação de pertencimento ganha maior força, a produção se eleva de nível e todos trabalham em conjunto, conscientes da importância de cada função e colaborador.
Como se dá a aplicação da gestão por resultados
O processo acontece por dois meios: estudo e definição.
Portanto, para implementar a gestão por resultados será preciso de 5 passos:
- Revisar os objetivos que a empresa tem. Qual o planejamento estratégico que será utilizado? Quais são esses objetivos?
- Definição dos objetivos. Isso quer dizer que cada colaborador e gestor deve entrar em um acordo e estabelecer prazos para alcançar as metas almejadas.
- Monitoração do processo. É preciso estabelecer um período para se reunir novamente e analisar em conjunto se todas as ações estão sendo voltadas para a realização do projeto e se esse entrosamento e execuções pertinentes, do que já foi acertado, estão colaborando para que no prazo definido os objetivos sejam alcançados. Caso seja necessário, esse é o momento de fazer modificações.
- Avaliação de desempenho. Nesse passo é preciso avaliar o desempenho de cada atuação. Tanto de modo particular, como em grupo.
- Recompensas. Sem êxito não há recompensas, já diz o ditado, por isso, quando uma empresa obtém sucesso de determinada empreitada é preciso saber recompensar todos os que fizeram parte do empreendimento. Isso serve como estímulo, além de aliviar as tensões que possivelmente podem ter ocorrido.
De acordo com o sucesso da gestão por resultados, a empresa acaba por conseguir muitos benefícios, como: Enxugar custos, melhorar o entrosamento da equipe, aumentar a produtividade, manter a liderança consciente dos desafios e sobre as necessidades de mudanças a serem feitas.
Uma das imensas vantagens de manter a gestão por resultados como método estratégico é que, como as forças são divididas, possibilitam um maior envolvimento que resulte em positividade e multiplicidade, seja a nível econômico ou de engajamento.
Cabe aos gestores saber utilizar a ferramenta de gerenciamento para promover conquistas mais promissoras e interessantes, a equipe pode até nem compreender inicialmente como ajudará em todo esse processo, mas o líder deve manter a serenidade, o esforço em conjunto, mostrando a todos que é possível formarem uma corrente onde a eficiência, talento e força de vontade fazem parceria corajosa e determinada para a efetiva solução, seja em relação a um problema, barreira ou para a construção e execução de um projeto.
Portanto, a gestão por resultados tem se mostrado de grande importância e provou ao longo do tempo que é o meio mais prático e simples para o sucesso!
Não perca tempo e inscreva-se já no Blog do Arquivei para ter acesso a dicas quentes como essa!