CFOP De Prestação De Serviços E NFSe | Arquivei
Confira neste texto como emitir NFSe ou NFe com CFOP de prestação de serviço, diferenças, semelhanças, usos do código e dicas para evitar erros:
Publicado em

fevereiro, 2024

CFOP De Prestação De Serviços E NFSe

Confira como emitir NFSe ou NFe com CFOP de prestação de serviço, diferenças, semelhanças, usos do código e dicas para evitar erros.

Fiscal



Códigos Fiscais

Nota Fiscal

Nota Fiscal de Serviço

No Brasil, todos os produtos ou serviços produzidos e comercializados pelas empresas, devem ser acompanhados de um documento de registro dessa operação, no ato da venda. Para isso, são emitidas as notas fiscais. Mas você sabe o que é o CFOP de prestação de serviço e qual o seu papel na Nota Fiscal de Serviços?

Além de necessitarem de documento fiscal, essas operações também devem ser escrituradas contabilmente, de acordo com a legislação vigente, seguindo as normas apropriadas. 

As notas fiscais possuem uma série de informações que devem ser preenchidas corretamente, e essas são essenciais para uma emissão em conformidade com as obrigações tributárias. 

Dessa forma, outro fator crucial que deve ser observado durante a emissão é a questão tributária envolvida. Ela possui relação com cada atividade (manufatura, comércio ou serviço), e deve ser destacada de acordo com a atividade da empresa. Também devem ser detalhadas as particularidades de cada regime ou enquadramento ao qual a empresa está inserida. 

Neste artigo, vamos entender o que significa o CFOP na emissão das notas fiscais e como se demonstra essas particularidades nas NFSe.  

O que é o código CFOP de serviços e produtos?

O CFOP é um código numérico que identifica as diversas naturezas de operações e prestações de serviços. Assim, ele serve para facilitar a classificação fiscal e tributária das transações comerciais. 

De modo a organizar a natureza e os tipos de atividades que são movimentadas, a SEFAZ (Secretaria da Fazenda) que é responsável por diversas regulamentações tributárias em cada estado, instituiu o CFOP. 

Sua sigla significa Código Fiscal de Operações e Prestações e, como essa sequência, é possível identificar o tipo de transação executada em cada nota fiscal, sejam elas as NF (Notas Fiscais), para produtos, ou NFS (Nota Fiscal de Serviço), para serviços.

Porém, antes de adentrarmos no assunto principal deste guia, vamos detalhar algumas informações cruciais para entendê-lo de maneira completa.

Mas o que é Nota Fiscal?

A Nota Fiscal é o meio de registro para as transações de comércio e serviços. Esse documento fiscal registra todas as informações necessárias para a formalização, informações de interesse tributário, como: 

  • CFOP
  • Natureza da operação
  • Dados da empresa emitente 
  • Dados do cliente

Assim como as informações de interesse principalmente do cliente, como dados do produto, especificações, vencimentos, entre outros. 

Esse documento possibilita um controle fiscal e tributário das operações, servindo de base para o cálculo e recolhimento dos tributos. 

Por que devemos emitir as notas fiscais?

Todas as operações de venda e prestação de serviços são obrigadas ao registro por meio das notas fiscais. A Lei nº 8.846 de 21 de janeiro de 1994 é a principal sobre o assunto, e dispõe sobre a emissão de documentos fiscais e o arbitramento da receita mínima para efeitos tributários. 

Segundo o Art. 1º da lei acima, a emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá acontecer. A obrigatoriedade serve para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.

Cada nota fiscal deve estar de acordo com o enquadramento tributário e as alíquotas pertinentes ao qual a empresa está sujeita, seguindo os modelos padronizados. Isso serve tanto para as notas de produtos, as NFe (Nota Fiscal Eletrônica), quanto para as notas de serviços, NFSe (Nota Fiscal de Serviço eletrônica). 

A emissão de notas fiscais de serviço não deve ser vista apenas como uma obrigação burocrática, mas sim como uma oportunidade para as empresas aumentarem sua produtividade, contribuindo para o desenvolvimento econômico, além de promoverem uma cultura de transparência e responsabilidade fiscal.

Como a legislação trata os erros ou não emissão das notas fiscais.

No Brasil, a não emissão de notas fiscais ou erros na emissão podem resultar em multas e outras penalidades, sendo as principais:

  • Multas: O não cumprimento das obrigações de emissão de notas fiscais pode resultar em multas significativas. As multas podem variar dependendo do tipo de infração e do valor da transação.
  • Impedimento de atividade comercial: Em casos graves de infração, as autoridades tributárias podem até mesmo suspender, ou proibir, a atividade comercial do infrator.
  • Perda de benefícios fiscais: Empresas que não cumprem as obrigações fiscais, incluindo a emissão correta de notas fiscais, podem perder benefícios fiscais ou incentivos.
  • Responsabilidade criminal: Em casos de evasão fiscal grave ou fraudes fiscais, os responsáveis podem enfrentar processos criminais, e até mesmo serem sujeitos a penas de prisão. 

Portanto, é muito importante que as empresas cumpram com todas as obrigações fiscais, com a emissão das notas corretamente para que, assim, evitem as penalidades previstas. Dessa forma, elas se manterão em conformidade com a legislação tributária e contábil. 

É recomendável consultar e contratar um contador, que será o responsável pela elaboração e transmissão das informações ao fisco. Além disso, se necessário, outros especialistas em impostos podem ser consultados para garantir o cumprimento adequado das obrigações fiscais e da correta emissão do documento.

Quais ferramentas utilizar e como emitir as diferentes notas fiscais? 

Para a emissão das notas fiscais, atualmente, é necessário a adoção de softwares e sistemas, pois o processo ocorre de maneira eletrônica, ao contrário das emissões manuais que aconteciam no passado.  

As empresas podem, e devem, utilizar os recursos tecnológicos para otimizar sua emissão, desde os programas mais básicos, como por exemplo os que as prefeituras de cada município disponibilizam, até sistemas mais complexos, como os ERPs, “Enterprise Resource Planning”. 

Há também sistemas de gestão integrados, que auxiliam as empresas e profissionais a gerenciar os processos internos, integrando as atividades de diferentes áreas, como vendas, estoques, produção, finanças, entre outros.

No mundo contemporâneo, cada vez mais digitalizado, espera-se que a emissão de notas fiscais eletrônicas de serviço evolua para modelos ainda mais automatizados e integrados, facilitando o cumprimento das obrigações fiscais, e otimizando os processos das organizações. 

Os principais pontos necessários para a emissão correta de uma nota fiscal nos diferentes setores da economia

Os principais pontos necessários para a emissão de uma nota fiscal são a identificação do produto ou serviço, sua quantidade e valor, bem como o cadastro completo com as informações do cliente. 

De acordo com a operação que se deseja formalizar, deve-se preencher os percentuais e códigos fiscais pertinentes, como CFOP, alíquotas e CST.  

Esses códigos variam também de acordo com a atividade da empresa, que podem ser industriais, onde os produtos são fabricados e vendidos; comércio, onde ocorre somente a revenda de produtos já industrializados e prontos; e as atividades de serviço.

Indústria, comércio e serviços são três setores distintos da economia, que desempenham papéis diferentes na produção, distribuição e entrega de bens e serviços. Abaixo relacionaremos as principais características e diferenças entre eles:

Indústria:

  • Refere-se ao setor da economia que envolve a produção de bens físicos ou tangíveis.
  • Inclui atividades como manufatura, construção, mineração, produção de energia, entre outros.
  • As empresas industriais geralmente transformam matéria-prima em produtos, e os finaliza por meio de processos de produção.

Comércio:

  • Envolve a compra e venda de bens e serviços.
  • Compreende atividades como varejo, atacado, importação, exportação, distribuição e logística.
  • As empresas comerciais não produzem os bens, mas atuam como intermediárias entre produtores e consumidores, facilitando a troca de produtos.

Serviços:

  • Refere-se ao setor da economia que fornece serviços intangíveis ao invés de bens físicos.
  • Engloba uma ampla gama de atividades, como serviços financeiros, serviços de saúde, educação, turismo, transporte, consultoria, entre outros.
  • As empresas de serviços geralmente fornecem conhecimento, habilidades, experiências ou conveniências para atender às necessidades ou demandas dos clientes.

Em suma, enquanto a indústria foca na produção de bens físicos, o comércio lida com a compra e venda desses bens, e os serviços, então, oferecem atividades intangíveis para atender às necessidades dos consumidores. 

Esses três setores são interdependentes e desempenham papéis essenciais no funcionamento da economia.

Qual é o CFOP de prestação de serviços?

Deve-se escolher o CFOP correto de acordo com o tipo de serviço prestado, garantindo o recolhimento correto dos impostos incidentes na operação, abaixo vamos explorar de acordo com os dígitos específicos.

Existem diferentes CFOPs para serviços, divididos em categorias com dígitos iniciais específicos:

CFOP de prestação de serviço com dígito inicial 5

Enquadram-se todas as atividades de prestação de serviço que acontecem dentro do estado em que está localizada a empresa. 

CFOP de prestação de serviço com dígito inicial 6

São serviços como os do item anterior. No entanto, são exercidos fora do município originário da empresa. Então, quando o serviço for interestadual, devemos classificá-lo iniciando pelo número 6. 

CFOP de prestação de serviço com dígito inicial 7: 

O CFOP iniciado com o número 7 deve aparecer na emissão de notas referentes a prestações de serviço fora de seu país de origem. Notas de serviço ou produtos destinados ao exterior devem utilizar esse código tributário para que a nota esteja em conformidade.

Quando devo usar o CFOP de prestação de serviços?

O CFOP deve ser utilizado, de acordo com o tipo de serviço prestado pela empresa, assim como a localidade onde ocorreu essa prestação. Quando a operação não incluir serviço, deve-se utilizar um CFOP de venda 

Como funciona o CFOP prestação de serviço de transporte dentro do estado?

Um serviço de transporte que aconteça entre cidades do mesmo estado, como vimos anteriormente, deverá conter o CFOP 5102. Neste código, com o primeiro dígito sendo o número 5, indica que a atividade ocorreu no mesmo estado da empresa.

E o CFOP de prestação de serviços de transporte fora do estado?

Quando se realiza serviços de transporte fora do estado em que a empresa está situada, o CFOP deverá iniciar com o número 6. 

Então, todas as notas fiscais de serviço, referentes aos serviços interestaduais de transporte, devem usar o CFOP com início 6, detalhando informações de origem e destino dos itens em movimentação.  

Preencher, de maneira correta, o CFOP de prestação de serviços na nota fiscal, auxilia com que a empresa esteja em conformidade com as normas tributárias para realizar os recolhimentos tributários que incidem sobre essas atividades, corretamente, de acordo com a legislação de cada estado.

Conclusão

Para as empresas, a correta emissão de NFSe é essencial, e isso inclui o correto preenchimento do CFOP de prestação de serviços. 

Esse é um elemento importante no cenário econômico, pois contribui, em diversos aspectos, para a manutenção das atividades dos governos. Isso porque, por meio da arrecadação dos tributos, torna-se possível proporcionar à sociedade serviços públicos essenciais. 

Ao longo deste artigo, exploramos a importância desse processo e seus benefícios, além dos desafios e melhores práticas.  

É evidente que a correta emissão de NFSe não apenas garante o cumprimento das obrigações legais, mas também promove a transparência nas transações comerciais, contribuindo para a redução da sonegação fiscal e o fortalecimento da arrecadação tributária.

Além disso, a emissão de NFSe oferece segurança jurídica às partes envolvidas, protegendo-as de possíveis disputas e litígios.

No entanto, reconhecemos que o processo de emissão de notas fiscais de serviço pode ser complexo e suscetível a erros, especialmente diante das constantes mudanças na legislação tributária e das especificidades de cada município ou estado. 

Portanto, é fundamental que as empresas invistam em capacitação e tecnologia adequadas para garantir a conformidade e eficiência nesse aspecto, além de se necessário, contratar serviços de terceiros para que essas atividades estejam de acordo com a legislação.

É essencial que as empresas aproveitem as oportunidades associadas à emissão de NFSe, investindo em soluções adequadas e adotando as melhores práticas, a fim de garantir e contribuir para um ambiente de negócios mais ético e sustentável.

Pular para a barra de ferramentas