Consultar DANFe online por meio do WebDANFe é uma rotina conhecida por contadores. Porém, é possível realizar uma consulta automática.
Através desse “gerador de DANFe”, o contribuinte não se preocupa com a chave de acesso para conseguir o documento e imprimi-lo. Quer saber como? Continue lendo!
Consultar DANFe online: gere e imprima o documento
A consulta automática desse documento é simples e rápida, basta conectar o certificado digital A1 ou A3 na plataforma do Arquivei. Não há a necessidade de digitação da chave de acesso.
Atenção! Antes de seguir a leitura do artigo: se você está à procura de uma forma fácil para consultar e baixar DANFes em lote - sem precisar de chave de acesso - conheça o Arquivei: Experimentar grátis >>
Utilizando o serviço WebDANFe, é preciso ter em mãos: a chave de acesso ou o arquivo XML da NFe.
O Arquivei elimina a morosidade do processo, faz a conexão com a Secretaria da Fazenda em âmbito nacional e traz todas as Notas Fiscais que foram emitidas contra o CNPJ.
Isso significa que além dos DANFes e DACTes (Documento Auxiliar de CTes), ainda irá vir todos os arquivos XML. Veja nas imagens abaixo:

E através de qualquer Nota Fiscal disponível na plataforma, é possível acessar o DANFe. Veja abaixo:

A importância de consultar DANFe
Com o Arquivei, basta visualizar o DANFe e clicar em imprimir. Pronto.
Logo após, basta clicar em “Imprimir”:

O Arquivei também dá as opções de “Enviar por e-mail” ou “Baixar”. Fica a critério do administrador da conta.
O DANFe online serve para uma consulta rápida nas informações mais superficiais da Nota Fiscal.
É importante lembrar que ele segue um layout (leiaute) definido pelo Manual da Nota Fiscal eletrônica, mais fácil de entender do que de um arquivo XML em sua íntegra.

Veja como é o arquivo XML da íntegra.
E também serve para acompanhar o frete de uma mercadoria, pois o documento traz informações sobre o emitente, destinatário, valores, entre outras.
Para concluir, o DANFe é um resumo da NFe e não tem validade jurídica. Dessa forma, esse documento não precisa ser armazenado. Quem precisa ser armazenado, por no mínimo 5 anos, é o arquivo XML da NFe, que pode ser cobrado pelo Fisco à qualquer momento.
Além de tudo, o DANFe também pode representar a NFe em casos de contingência, ou seja, quando o emissor da nota fiscal não conseguir efetuar a conexão com os serviços da Secretaria de Fazenda (Sefaz) do estado do contribuinte. Nesse caso, o documento deve ser impresso em um formulário de segurança.
Não deixe de ter em mãos o DANFe e os arquivos XMLs necessários. Consulte agora mesmo com o Arquivei. Experimente grátis.
Assine a nossa newsletter abaixo para receber dicas como essas:
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]
Conclusão
O DANFe online é um resumo da NFe, com informações essenciais sobre a operação de venda da mercadoria em transporte.
Este documento fiscal, apesar de importante para a fiscalização rodoviária, não tem validade jurídica, ou seja, não precisa ser armazenado.
Porém muitos contribuinte optam por armazenar para manter o DANFe online disponível caso o DANFe impresso seja extraviado.
Neste caso, o Arquivei é uma solução eficaz e garante o armazenamento da NFe (em arquivo XML) e do DANFe online, além da posterior impressão do DANFe. Mantenha-se atento às obrigações do Fisco e atualizações da Sefaz.