Não consegue ler agora? Sem problemas, nós narramos o post para você! Basta clicar no player abaixo e ouvir a publicação!
A consulta de NFe por chave de acesso podia ser feita pelo portal da Sefaz para a visualização do documento fiscal. Algumas plataformas utilizavam esse meio para fazer uma cópia do XML sem validade jurídica e entregar para o usuário. Após a alteração da Confaz, só será possível realizar essa consulta utilizando o certificado digital ou utilizando o Arquivei Lite.
A consulta de NFe deve ser feita por diversos motivos, mas principalmente porque é obrigatório o armazenamento desses documentos fiscais por um período de 5 anos. Além disso, a consulta elimina o risco do CNPJ deixar Notas Frias passarem despercebidas.
Atenção! Fique atendo à PORTARIA CAT Nº 162/2008, CAPÍTULO VI - O emitente e destinatário da Nota Fiscal devem guardar o arquivo XML pelo prazo de 5 anos, para apresentação ao Fisco, sob risco de multa de até 1 mil reais por XML não apresentado. O Arquivei consulta, baixa e armazena 100% das NFes e CTes emitidos contra seu CNPJ. Para começar é grátis: Consultar NFes>>
No primeiro semestre de 2017, a Receita chegou a recolher R$ 73 bilhões de créditos tributários. Não armazenar o arquivo XML, pode significar R$ 1000 (mil reais) por documento perdido, entre outras penalidades relacionadas ao documento.
Para fazer a consulta de NFe sem chave de acesso, existe uma maneira automática utilizando apenas com o certificado digital A1 ou A3. Entenda:
Consultar NFe sem chave de acesso e sem a necessidade de esperar pelo fornecedor
A partir da consulta automática de NFe (sem a necessidade de chave de acesso) o contribuinte obtém a Nota Fiscal emitida contra o seu CNPJ, sem ter que esperar o DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica) para copiar a chave de acesso.
O Arquivei consulta NFe a partir do certificado A1 ou A3, sem a necessidade da chave de acesso. A ferramenta conecta-se direto a Secretaria da Fazenda, baixando o arquivo XML das Notas Fiscais com autorização de uso, armazenando-as na nuvem, com garantia de segurança do Google Cloud.
Isso significa que no momento em que absolutamente qualquer nota é emitida para o CNPJ do contribuinte, a partir da consulta automática já é possível saber quem emitiu e assim armazenar o arquivo, se antecipar à chegada do produto, enviar para a contabilidade tomar conhecimento, etc. O contribuinte pode estar um passo à frente.
Experimente grátis o Arquivei e garanta que todas as NFes, CTes e NFSes necessárias para as diversas escriturações fiscais estejam em dia.
Motivos para não consultar NFes com chave de acesso
Basicamente, a chave de acesso de um documento fiscal eletrônico – seja ele uma NFe ou CTe – é formada pelos seguintes dados:
CNPJ: CNPJ do emitente;
cUF: código da UF do emitente do documento fiscal;
AAMM: ano e mês de emissão da NFe;
Série: número de série do documento fiscal eletrônico;
Mod: modelo do documento fiscal eletrônico;
tpEmis: forma de emissão da NFe;
nNF: número do documento fiscal eletrônico;
cDV: dígito Verificador da chave de acesso;
cNF: código numérico que compõe a chave de acesso.
Os principais motivos para consultar NFe de forma automática têm relação com a morosidade do processo manual. Entenda abaixo:
1. Perdi minhas chaves de acesso: é muito comum o DANFe se perder entre os papéis recebidos pela empresa, ainda mais pelo seu armazenamento não ser obrigatório;
2. Digitar manualmente torna meu trabalho improdutivo: o tempo gasto na consulta manual de NFes, poderia ter sido investido em produtividade e lucratividade para o setor contábil;
3. A digitação da chave de 44 caracteres manualmente está vulnerável a erros: qualquer atividade manual de digitação, está vulnerável a erros, o que pode tornar a consulta ainda mais lenta.
É importante que o contador e o empreendedor estejam cientes desses riscos. Se você está gostando do conteúdo, assine nossa newsletter abaixo para receber novidades e dicas:
Como consultar NFe sem chave de acesso e em segurança
Uma solução automática e confiável para a consulta de NFe é o Arquivei. Com a plataforma, o contribuinte tem a garantia da consulta rápida, em lote e autorizada pela Sefaz.
Além disso, o Arquivei garante o armazenamento organizado e seguro das notas. O contribuinte pode procurar qualquer nota por palavra-chave, código CFOP, entre outros campos presentes na nota.
O Arquivei disponibiliza o teste gratuito da plataforma, para que o contribuinte avalie todas as funcionalidades presentes na ferramenta. Basta clicar aqui, para começar o teste e consultar NFe sem chave de acesso!