Você também pode ouvir o post abaixo, clicando no play:
Consultar Notas Fiscais usando o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) é fácil e, além disso, é importante para manter o SPED fiscal em dia.
Existem duas formas de se consultar Notas Fiscais através do CNPJ e essa consulta automática de Notas Fiscais pode ser feita de maneira muito prática através do Arquivei.
Esse artigo ensina 2 caminhos para consultar NFes através do CNPJ:
- O caminho das pedras através do sistema da Sefaz;
- O caminho automatizado através da plataforma do Arquivei.
Confira os passos abaixo sobre como realizar a consulta de notas fiscais!
Caminho das pedras: Consultar Notas Fiscais pelo CNPJ através do sistema da Sefaz
Este é o caminho mais longo para consultar CNPJ pelo nome – o caminho das pedras, pois o sistema da Sefaz (Secretaria da Fazenda) disponibiliza uma área para consulta manual de NFes e CTes através do CNPJ.
Existem outras opções – como o Arquivei – que permite a consulta de Notas Fiscais Eletrônicas (NFes) e CTes sem a chave de acesso, veremos isso mais abaixo.
Para saber agora como funciona clique aqui e vá direto para o caminho automatizado!
No site da Sefaz está disponível para download o Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Para usá-lo e consultar nota fiscal sefaz, siga as instruções abaixo:
- Realize o download do Aplicativo Manifestação do Destinatário;
- Instale o Java, caso você não tenha ele em seu computador: siga essas instruções;
- Termine a instalação e abra o aplicativo.
Ao abrir o programa, você precisa cadastrar e iniciar o Destinatário (CNPJ da empresa).
No software, é possível cadastrar diferentes empresas no aplicativo. Ao colocar os dados, é necessário que identificar qual destinatário será utilizado no cadastro para que, assim, você consiga consultar Notas Fiscais.
É possível acessar a tela de cadastro através do menu “Sistema – Destinatário”. Vá também na opção Incluir, preencha corretamente os campos e clique no mesmo botão.
Dentro da tela de cadastro de destinatário, selecione um deles e clique no botão iniciar.
Consultar notas fiscais emitidas para um CNPJ pode ser feita ao cadastrar um certificado digital.
A área de inclusão de certificados digitais é visível através do menu “Sistemas” -> “Certificados”. Se você usa um certificado A1, selecione a aba “Certificados A1 (Arquivo)”, clique no botão incluir, selecione seu certificado e insira sua respectiva senha.
No caso de você possuir um certificado A3, é possível:
- Incluir Manualmente: Selecione o arquivo do driver dispositivo (extensão *.dll ou *.so) para que ela seja efetuada
- Incluir via Busca Automática – o aplicativo procura o arquivo de driver do dispositivo automaticamente e te informa. O dispositivo (token/smart card) precisa estar conectado ao seu computador para que seja localizado
Ao encontrar o driver, insira a senha. Isso deve adiantar.
Agora que está cadastrado para a consulta cnpj sefaz, no menu “Manifestação Destinatário” -> “Gerenciar Manifestação”, clique em “Pesquisar NFe” e selecione o tipo de consulta que for a ideal.
Desta forma, todas as notas emitidas para seu CNPJ no período consultado foram incluídas no aplicativo.
O download do arquivo XML só pode ser efetuado após a “Ciência da Emissão” ou “Confirmação da Operação”. Dentro destas opções do programa, somente 10 arquivos de XML podem ser baixados a cada acionamento da ferramenta.
Consultar Notas Fiscais e fazer o download de NFes custa tempo e, portanto, dinheiro. São problemas que se agravam no caso de grandes companhias com fluxo de caixa constante e muitas notas emitidas. As complicações aumentam quando há mais de um CNPJ.
Caso você tenha uma empresa menor, fazer a consulta de notas emitidas contra seu CNPJ também pode ser complicado através do Sefaz, já que você precisa dispor de muitos dados para isso. Mas há como solucionar isso, continue lendo abaixo, mas antes assine a nossa newsletter:
Como consultar Notas Fiscais pelo CNPJ de forma automatizada
Você sofre menos nesse processo se tiver o Arquivei ao seu lado – o caminho automatizado.
A plataforma do Arquivei é capaz de fazer uma gestão eficaz de Notas Fiscais e pensa além da consulta e download de XMLs, permitindo o monitoramento de NFes, CTes e NFSes direto da Sefaz.
A ferramenta online está conectada em mais de 150 prefeituras e entende que seu tempo é dinheiro.
1. Vantagens da consulta de NFe com o Arquivei
Com o Arquivei, você não perde tempo ligando para cobrar o fornecedor ou a transportadora, no caso dos CTes, quando precisa consultar notas fiscais pelo CNPJ.
Além disso, você consegue consultar notas emitidas contra CNPJ gratuitamente durante 7 dias, caso optar por experimentar a plataforma.
Se hoje a equipe de contabilidade perde um minuto por nota no site da Sefaz, num mundo ideal, perderá muito do cotidiano sem poder consultar Notas Fiscais ao mesmo tempo. Consultar Notas Fiscais no Arquivei serve para evitar também perder XML por e-mail, em meio de tantas mensagens.
Sem a necessidade das chaves de acesso, como nos sites do Governo, o Arquivei consulta todas suas NFes disponíveis diretamente da Sefaz, garantindo sua validade jurídica.
A consulta de NFes feita pelo Arquivei é feita em lote, ou seja, permite que a empresa consulte diversas Notas Fiscais eletrônicas recebidas em sua base de dados, em grande quantidade.
2. Recursos da plataforma do Arquivei para a consulta de Notas Fiscais
Os recursos disponíveis reduzem o tempo e permitem a reunião completa dos arquivos para a entrega do SPED. O Arquivei mostra a NFe como DANFe, em PDF.
Assim, fica muito fácil controle e consultar Notas Fiscais, ainda que em PDF.Na organização dos documentos, a aplicação de etiquetas da plataforma foi implementada para facilitar a vida da empresa na hora de distinguir do que se trata especificamente aquela nota selecionada.
É possível enviar o Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFe) também por e-mail. Pode-se solicitar a impressão e baixá-lo em PDF ou em arquivo XML.
Caso a NFe consultada tenha algum Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe), é possível ver o seu Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte eletrônico (DACTe) e o arquivo XML. O contrário também acontece dentro do Arquivei, pois, caso você esteja vendo seus CTes consultados, é possível saber qual NFe está relacionada ao arquivo.
Para sua segurança, o Arquivei permite com o “Log de Operações” saber qual usuário visualizou aquela NFe por último e quais suas ações. Dá pra saber quem baixou a NFe, manifestou, aplicou alguma etiqueta, entre outras ações rastreáveis.
Há também funcionalidades que aumentam a lucratividade. Entre as NFes transportadas você pode levantar os custos que tem com transporte separado por produtos ou categorias de produtos que mais demandam transporte.
Viu como consultar Notas Fiscais pode ser muito mais fácil e prático?
3. Organização e mensuração de custos
Além disso, ainda é possível separar as mercadorias transportadas por fornecedor de transporte para entender quais você mais usa. A mensuração pode ser por custo e por volume de entregas para renegociar contratos num futuro próximo. Contratos renegociados podem ser mais baratos e mais efetivos.
As NFSes (Notas Fiscais de Serviços) recebidas podem indicar para sua empresa se existe alguma área que está queimando orçamento com serviços caros e recorrentes.
As operações podem ser substituídas por um profissional contratado dentro da empresa para reduzir custos a longo prazo. Além disso, um contrato fixo com uma companhia de serviços pode ser mais efetivo do que serviços avulsos.
O Arquivei torna a informação acessível direto do navegador para todos os departamentos do seu negócio. Os dados podem ser centralizados, pois todos XMLs de todas as empresas e fazer o cumprimento da Lei da Guarda das Notas através do armazenamento em nuvem.
Isso dá garantia de segurança, além da possibilidade fazer o Fechamento do Mês na integração dos sistemas online.
4. Usos por departamento da empresa
No departamento de compras, você precisa ter o código de barras dos produtos na própria DANFe. Desta forma, é possível saber quando o fornecedor carregou o caminhão, gerando relatórios de CTes x NFes e, ainda, você tem controle sobre a entrada de produtos com aplicativo mobile.
Dentro do departamento financeiro, a empresa pode encontrar notas pelo número do boleto, fazer buscas e relatórios Inteligentes e, ainda, é alertada sobre Notas Canceladas e Corrigidas do Arquivei.
Através de algumas das vantagens que citamos acima, como consultar Notas Fiscais de forma prática, os relatórios de CTes x NFes, Controle de Devoluções, Integração com Sistemas e o gerenciamento da entrada de produtos no celular, é possível fazer a logística mais fácil e melhor planejada.
Fica o convite para você conhecer o Arquivei e experimentar a Consulta de Notas Fiscais sem chaves de acesso ou através de fornecedores!
Considerando todas as informações prestadas aqui sobre como consultar Notas Fiscais, com auxílio ou não do site da Sefaz, o CNPJ da sua empresa é suficiente para fazer um monitoramento inteligente do setor contábil.
No entanto, se você quiser poupar dinheiro e aumentar a eficiência corporativa, não deixe de desfrutar dos recursos do Arquivei, como consultar notas fiscais pelo CNPJ!