A DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) teve seu período de entrega válido até dia 28 de fevereiro de 2018. Após a entrega, os contribuintes procuram consultar o extrato de processamento da DIRF.
Muitos que já enviaram a DIRF, ao consultar o extrato de processamento têm a informação de “Declaração Aceita”, mas não aparece quantidade de beneficiários e nem os valores lançados na declaração. Veja como resolver este problema.
DIRF 2018
A DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte) é uma obrigação tributária acessória devida por todas as pessoas jurídicas, independentemente da forma de tributação perante o imposto de renda, e também por pessoas físicas quando obrigadas a prestar as informações.
Segundo o art. 9º, a DIRF 2018 deveria ter sido apresentada até às 23h59min59s (vinte e três horas, cinquenta e nove minutos e cinquenta e nove segundos), horário de Brasília, de 28 de fevereiro de 2018.
Visualizar extrato DIRF 2018
No site da Receita Federal é possível visualizar a relação das últimas declarações DIRF e informações sobre a entrega.

Existem duas “Formas de atendimento”, o Acesso Direto e o Acesso via e-CAC (certificado digital):


Caso você não esteja conseguindo consultar, coloque o site como “site confiável” nas opções de internet de seu computador, pois é um acesso que traz diversas informações.
Este post está te ajudando? Então assine a nossa newsletter:
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]
Sobre retificação da DIRF 2018
É preciso apresentar os dados de uma declaração anterior para reificá-la, desta forma, se o contribuinte não tiver mais a declaração, pode ser feita uma recuperação.
A recuperação pode acontecer através da utilização do programa DIRF do ano-calendário (PGD Dirf2010 a PGD Dirf2018) em que foi gerada a cópia de segurança.
Exemplo: cópia de segurança gravada no PGD Dirf 2014, restaure a declaração selecionando o menu Ferramentas – Cópia de segurança – Restaurar.
Grave novamente a declaração selecionando o Menu Declaração – Gravar declaração para entrega à RFB.
A declaração foi gravada para entrega à RFB – importe para o PGD Dirf2018. Esta declaração pode ser gravada em pendrive.
A retificação da DIRF só pode ser feita em até 5 anos após o envio, ou seja, a retificação da DIRF 2018 extingue-se em 2023.