Tendências Do Agronegócio: Tecnologia, Inteligência Fiscal E Mais
Confira as principais tendências do agronegócio, passando por tecnologia, inteligência fiscal e otimização área financeira e contábil.
Publicado em

julho, 2023

Escrito por

Daniele Lima

Tendências do agronegócio: tecnologia, inteligência fiscal e mais

Confira as principais tendências do agronegócio, passando por tecnologia, inteligência fiscal e otimização da área financeira e contábil.

Gestão de Empresas



Automações e IA

Integrações

Tendências

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Neste texto, trouxemos as principais tendências do agronegócio, passando por tecnologia, inteligência fiscal e otimização área financeira e contábil. Confira:

O cenário do agronegócio no Brasil em 2023

É notório que o agronegócio representa um mercado de impacto no Brasil e se fortalece cada dia mais. 

Atualmente, é um dos setores mais sólidos e rentáveis para se investir no país. Afinal, seus números atuais e suas projeções são muito positivas. 

O agronegócio no Brasil:

  • É responsável por 25% do PIB em 2022
  • Movimenta quase US$ 46,7 bilhões em exportações de soja em 2022
  • Faz o abastecimento de 41% do mercado global com produção de milho
  • É o maior produtor e exportador de mundial de soja

Esses e outros números acabam trazendo muitos outros desafios que estão presentes no clima e na economia. E por isso, é necessário estar sempre às tendências do agronegócio, se adequar às mudanças e dificuldades da área.

Principais tendências do agronegócio

Existem várias tendências do agronegócio que estão bem longe de irem embora. 

Usufruir desses pontos podem trazer muitos benefícios para as empresas. Abaixo está listado as principais tendências do agronegócio que não devem ser ignoradas. Confira: 

Sustentabilidade

Mais uma realidade do que tendência, a sustentabilidade é uma onda que dificilmente vai regressar. 

De forma geral, é importante que as empresas agro reduzam o impacto ambiental das suas produções e excluam totalmente a exploração social, como o trabalho análogo à escravidão, por e

As boas práticas de ESG estão cada vez mais em alta e não devem ser ignoradas pelas empresas do setor de agro.

A sustentabilidade além de contribuir para um mundo melhor socialmente e ambientalmente, também traz outras oportunidades de negócios e inovações. E é neste ponto que a atenção deve estar voltada para aproveitar o crescimento e expansão de negócio. 

Drones agrícolas 

O uso de drones agrícolas representa uma tendência expressiva no mercado agro e não há sinais de deixar de ser. 

O equipamento traz diversos benefícios, como a otimização do mapeamento de áreas, pulverização das plantações e controle de distância entre rebanhos, entre outras diversas tarefas. 

Com os drones, a produção rural consegue economizar tempo, reduzir mão de obra, aumentar a precisão e ganhar produtividade. 

Softwares de gestão 

Dentro desse cenário complexo que compõem diversos desafios externos e também internos nas empresas, a tecnologia aparece como uma aliada aos processos das empresas uma das tendências do agronegócio também. 

A tecnologia no agronegócio pode ser aplicada em diversas áreas, desde o desenvolvimento de sementes até o uso da inteligência de dados para o monitoramento da produtividade. 

Mais especificamente nos processos de gestão, a tecnologia, através de softwares e plataformas, auxilia na tomada de decisões, diminui o trabalho manual, apurar impostos de forma mais fácil e organizar fechamentos financeiros. 

O importante para as empresas deste setor é sempre estar por dentro das melhores plataformas do mercado que se adequem perfeitamente ao cenário agro. Afinal, a automação e uso inteligente dos dados é imprescindível para crescer no ramo. 

Inteligência Fiscal 

Tendência geral para o mercado e não só para o agro, a inteligência fiscal visa coletar e utilizar informações advindas das burocracias rotineiras como fonte de dados para tomada de decisão. Mas como? 

Através de softwares de gestão fiscal que capturam automaticamente as notas fiscais recebidas das empresas que utilizam as informações desses documentos e transformam em dados estratégicos. 

A partir das informações contidas nas transações financeiras, fornecedores, tempo produtivo, logística, saída de mercadoria, taxas de impostos é possível criar uma estratégia de negócio forte, baseada em dados confiáveis que fazem parte do dia a dia da empresa.

Essa é uma das tendências do agronegócio que está sendo muito utilizada por grandes empresas por ir além do que é feito normalmente na administração financeira e sair na frente com um diferencial. 

Os principais desafios da gestão financeira e fiscal para o agronegócio

A gestão financeira de empresas da área agro possui muitos desafios externos como citado anteriormente, mas a configuração de processos internos também não é menos complexa. 

⏩ Saúde Financeira da empresa: 5 dicas essenciais

No setor financeiro, contábil e fiscal os desafios são muitos e se tornam ainda mais críticos, porque os erros podem resultar em autuações e multas que custam alto para a empresa. 

Para se ter uma ideia, no Brasil, são gastas mais de 1.500 horas no ano com processos contábeis, como cálculos de impostos e entrega de obrigações fiscais.

As multas por erros destas áreas chegam até R$ 181 bilhões por ano e são custos verdadeiramente desnecessários às empresas, mas que acontecem devido a burocracia tributária e processos engessados nos negócios. 

Confira com detalhes estes desafios:

  • Descentralização de informações de compra, venda e transporte
  • Dificuldade de detalhar as despesas, para visualizar os lucros mais facilmente
  • Gestão de um alto volume de NFes, CTes e NFSes
  • Processos importantes passíveis de erros críticos realizados manualmente
  • Falha no processamento de fretes e lançamentos manuais

Enfrentando esses problemas e trabalhando na resolução, é possível não só melhorar os processos e aumentar a produtividade, mas também diminuir custos. 

É possível economizar 10 milhões de reais por ano apenas com o controle de multas!

Como a área financeira e fiscal pode impulsionar empresas do agro?

Acompanhar as tendências do agronegócio, investir numa boa gestão financeira e fiscal não melhora apenas a produtividade e economia de custos. A otimização do setor pode trazer mais inteligência e estratégia para e contribuir com o seu crescimento. 

Com processos fiscais, contábeis e financeiros mais ágeis há maior valor agregado em toda a entrega da empresa. Ou seja, as tarefas ocorrem de forma redonda, sem erros e atrasos, impactando todas as outras áreas do negócio.

Ter informações a fácil acesso na área financeira e fiscal traz mais fluidez nos processos. Os lançamentos ocorrem sem demora, o fechamento do mês é mais inteligente e rápido e os dados se tornam mais disponíveis para todas as áreas da empresa, sem dificuldade. 

Com tudo isso funcionando bem, o compliance é garantido. As entregas de obrigações gerais e acessórias são feitas sem atraso ou dor de cabeça, os impostos são apurados corretamente e as conciliações podem ser realizadas sem percalços.

Tudo isso coopera para redução de custos e também em aumento de receita através de processos automatizados e ágeis. A inteligência fiscal também contribui com dados mais certeiros para decisões bem tomadas. 

As informações financeiras e fiscais não devem ficar apenas no cumprimento de obrigações do governo. Elas podem e devem servir como combustível para impulsionar o negócio, através de insights e dados valiosos para criar novas estratégias, corrigir erros e atacar possibilidades. 

Ou seja, uma boa área financeira e fiscal possui uma cadeia de benefícios de ponta a ponta da operação à estratégia. 

Como a líder em sementes na China aumentou em 90% a produtividade dos processos fiscais?

A líder no mercado de sementes na China, a LongPing High-Tech, enfrentava alguns problemas com erros, documentos fiscais perdidos sem escrituração, trabalho manual e improdutividade. 

Após começar a utilizar a Arquivei, uma plataforma de gestão integrada para a área fiscal, financeira e contábil, a LongPing conseguiu diminuir drasticamente a quantidade de trabalho manual e trazer mais inteligência e ganho de tempo para a operação. 

Antes da Arquivei, a LongPing fazia o processamento de fretes em 4 dias, atualmente, o processo todo é feito apenas em 1 hora. Além disso, 90% das notas são processadas automaticamente.

Tudo isso trouxe mais tempo para análises estratégicas, evolução no compliance fiscal, centralização de processos e redução no trabalho manual. São resultados como este que trazem um crescimento acelerado!

Para saber mais sobre a plataforma Arquivei e como implementar essa estratégia na sua empresa também, acesse:

Pular para a barra de ferramentas