Inteligência de Dados: O Que É E Seus Benefícios | Arquivei
Pessoa mexendo no computador com desenhos gráficos por cima representando o post sobre inteligência de dados
Publicado em

setembro, 2023

Escrito por

Arquivei

Inteligência de Dados: O Que É E Seus Benefícios

Entenda o que é a inteligência de dados e todos os benefícios que ela pode oferecer para sua empresa, que vão da segurança ao desempenho!

Gestão de Empresas



Dados

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Como sociedade, vivemos em constante evolução, seja nos hábitos de consumo ou no digital. O ponto é que, em qualquer âmbito, a inovação pode ser o segredo para o sucesso. Inclusive, uma das transformações que mais moldam o cenário empresarial hoje é a inteligência de dados.

Quando o assunto é disrupção digital, não se trata apenas de tendências passageiras, mas sim de uma realidade que veio para ficar. Por isso, é preciso prestar atenção na capacidade de adaptação das empresas às mudanças — o seu negócio não quer ficar para trás, não é? 

No contexto de inteligência de dados, por exemplo, a habilidade de coletar informações e transformá-las em insights valiosos é fundamental. Para isso, há o Business Intelligence, Data-driven, Big Data, e outros cada vez mais comuns no mercado. 

Neste contexto, compreender como utilizar essas tecnologias em prol do seu negócio e aplicá-las servirá para se destacar cada vez mais. O artigo a seguir guiará você no conceito, benefícios e implementação de uma dessas inovações, a inteligência de dados. Vamos lá?

O que é inteligência de dados?

A inteligência de dados é um processo que envolve a coleta de big data, análise e interpretação de dados para tomar decisões mais certeiras. Para isso, utiliza-se softwares e técnicas avançadas de análise, incluindo machine learning e estatística, para transformar grandes volumes de dados brutos em informações estratégicas.

Estamos falando de insights de todos os tipos, como hábitos de consumo, tendências de mercado e comportamento.

Qual a importância da data intelligence para as empresas?

O data intelligence (termo inglês para inteligência de dados) é um grande impulsionador para empresas. Uma grande parcela do mercado já se deu conta do quão rentável esse investimento é. Afinal, você tem acesso a dados valiosos sobre os potenciais clientes e alcança a redução de custos, retrabalhos, erros e achismos. 

O Assaí Atacadista, por exemplo, é um player com grande sucesso nesse processo. Com mais de 30 milhões de clientes mensais nas lojas físicas, também alcançou um crescimento de mais de 1 milhão e 200 mil usuários no aplicativo, apenas 2 meses após o lançamento. 

Isso só foi possível graças ao entendimento dos hábitos de consumo e atendimento à necessidade do cliente por meio da experiência de compra online. 

As vantagens do uso da inteligência de dados

Quem trabalhou no mercado no início dos anos 2000, sabe como os dados eram analisados: planilhas e mais planilhas de excel e geração de relatórios manuais. Graças aos avanços tecnológicos, não é necessário gastar horas interpretando dados, veja os principais benefícios ao contar com a inteligência de dados.  

Tomadas de decisão data driven

Uma das maiores utilidades é a capacidade de decidir os próximos passos baseados em dados concretos e sem depender de achismos. Focar nisso, minimiza o risco de erros, além de melhorar a eficácia das estratégias.

Maior desempenho

Imagine uma torre de computador (CPU) feita nos anos 2000 e uma dessas torres de hoje. O desempenho de ambas é discrepante. Essa mesma lógica pode ser aplicada ao desempenho dos processos internos com análises manuais em contraste com a inteligência. A melhora de desempenho é resultado de análises automatizadas de grandes volumes de dados.

Competitividade

Possuir vantagem competitiva no mercado é um dos objetivos para qualquer empresário, correto? E, como o mercado muda muito rápido, estar a frente das novidades pode te colocar como um dos principais players do segmento. O cliente perceberá essa liderança, assim como os fornecedores e investidores.

Inovação

Lembra daquela expressão “quem não cola, não sai da escola”? Bom, no mundo dos negócios, a frase pode ser atualizada para “quem não inova, sai de moda”.

Ou seja, a falta de inovação te torna obsoleto e ultrapassado — enquanto seu concorrente usa planilha de dados automatizada, o seu funcionário extrai informações de modo manual e leva o triplo do tempo para dar algum retorno. 

Eficiência operacional

Se você deseja conectar pessoas aos dados, então a data intelligence é a solução. É ela quem separa o joio do trigo e mostra o que é mais relevante para uso amplo e confiável, entende? 

Transparência e confiança

Quando se tem acesso a dados confiáveis, sua empresa passa a se alinhar com a transparência e confiança. Com isso, a reputação e posição perante o mercado também são otimizadas. 

Qual a relação da inteligência de dados com a segurança da informação?

A segurança da informação e a inteligência de dados andam juntas. Isso porque uma contribui para a outra, ainda mais com o LGPD, fazendo toda a diferença.

Se pararmos para pensar, as ameaças digitais e hackers estão cada vez mais sofisticados e um ataque aos sistemas pode ser fatal. Então, ao contar com o processo de análise de dados confiáveis, as ameaças podem diminuir e o manuseio de informações contam com mais segurança. 

Sabe por que? Essa tecnologia cria mecanismos de proteção contra vazamentos e ataques. Assim, as empresas podem seguir boas práticas e compliance de governança de dados.

Desse modo, é mais fácil organizar, encontrar e armazenar arquivos — sem isso, o manuseio de dados pode se tornar descontrolável.

Como implementar inteligência de dados no seu negócio

E então? Sua empresa está pronta para inovar e se tornar mais eficiente? Hora de entender como implementar esse processo complexo e necessário.

  • Defina seus objetivos e dados

Antes de implementar uma cultura voltada para o uso de dados, é preciso definir objetivos. Depois desse primeiro passo, procure ajuda especializada para treinamentos da equipe e desenvolvimento da cultura. 

  • Priorize

Priorização é sinônimo de organização. De acordo com o orçamento, momento da empresa e quadro de funcionários, é possível entender o que vale a pena ser priorizado.

  • Escolha as ferramentas

Tais ferramentas vão desde softwares de organização de tarefas, até aqueles que vão extrair e produzir informações. Pesquise e entenda as principais necessidades do seu negócio. 

  • Treinamento e capacitação

Não adianta ter ferramentas modernas e multi funções se a sua equipe não souber usar da melhor forma. Para usufruir e fazer análises aprofundadas, é preciso treinar o time e capacitá-los para o desenvolvimento de análises e interpretações. 

Como usar documentos fiscais para potencializar sua inteligência de dados

Os documentos fiscais são fontes de dados muito ricas e devem ser aproveitados para impulsionar a inteligência de dados — ajudando a fomentar a inteligência fiscal.

  • Relatórios avançados de NFe, NFSe e CTe: as informações dessas notas criam relatórios avançados para tendências de compra, comportamento do cliente e eficiência logística.
  • + Dados: os valores, datas e informações do emissor e destinatário de documentos fiscais podem ser usados para análises detalhadas.
  • Análise Tax SPED: por meio dela, pode-se garantir o cumprimento das obrigações tributárias.
  • Filtros e buscas: filtros específicos encontram informações certeiras em documentos fiscais para incluí-las às suas estratégias.


Tenha certeza de que implementar os processos de inteligência de dados trarão um novo rumo à inovação e crescimento no seu negócio. Leve em consideração as boas práticas e ande de mãos dadas com a segurança da informação, ok? 

Quer levar a inteligência fiscal para dentro da sua empresa? Conte com a Arquivei para organizar e gerir seus documentos fiscais. Fale com um de nossos consultores e experimente grátis!

Pular para a barra de ferramentas