Automatizar Consulta de Notas Fiscais É Possível! | Arquivei
Neste texto, você vai aprender como consultar notas fiscais automaticamente e de forma manual pelo portal da Sefaz. Confira:
Publicado em

junho, 2023

Escrito por

Daniele Lima

Automatizar a Consulta de Notas Fiscais É Possível!

Neste texto, você vai aprender como consultar notas fiscais automaticamente e de forma manual pelo portal da Sefaz. Confira:

Fiscal



Automações e IA

Funcionalidades Arquivei

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Veja como automatizar a consulta de notas fiscais e todos os benefícios de investir nesse processo! Leia agora e teste a Arquivei grátis por 07 dias!

Principais formas de consultar notas fiscais

Existem duas formas de consultar notas fiscais, pela Sefaz, que utiliza a chave de acesso que leva mais tempo e pelo CNPJ, que é mais rápido e simples.

Consultar notas pela Sefaz

A consulta de notas fiscais no portal da Sefaz é muito comum para empresas pequenas e micro empresários. Isso porque para consultar as notas pela Sefaz é necessário ter muito tempo e atenção. Mas enfim, como realizar a busca na Sefaz?

1 – Primeiro, é necessário acessar o portal da Sefaz/nota fiscal eletrônica

2 – Em seguida, na segunda parte da página principal, o portal apresenta os serviços mais utilizados do site. Dentre eles, a consulta de NFe!

página inicial da sefaz

2 – Após clicar em “Consultar NF-e”, o ambiente para consulta de notas já estará disponível. Basta preencher os 44 dígitos da nota no campo, selecionar o Captcha “sou humano” e clicar em “continuar” e selecionar as imagens necessárias:

Consultar NFe na sefaz

3 – Cumprindo os requisitos aparecerá diversas informações da nota detalhadas sobre:

  • Emitente
  • Destinatário
  • Produtos e serviços
  • Totais 
  • Transporte
  • Cobrança
  • Informações adicionais

3 – Prontinho! Esses são os passos para a consulta. Já para o download do documento é necessário acessar outro ambiente e incluir o certificado digital.

⏩ É possível baixar XML sem certificado digital?

Consultar notas pelo CNPJ

Ter acesso a suas notas através do CNPJ é muito mais seguro. Afinal, você garante o recebimento de todas as NFes e não corre risco de passar por fraudes.

No vídeo abaixo, a gente explica tudo direitinho para você:

É possível automatizar a consulta de notas fiscais?

É possível consultar as notas fiscais automaticamente sem precisar digitar as chaves de acesso ou cumprir o captcha toda vez que for realizar a busca. 

No Arquivei, todas as notas fiscais emitidas contra o CNPJ da sua empresa podem ser visualizadas de forma automática, sem chave de acesso, sem depender de terceiros!

A plataforma Arquivei busca todas as notas apenas utilizando o CNPJ e consegue puxar todas as notas emitidas contra ele. Mas como funciona? Vamos lá!

1 – Primeiro de tudo, você precisa se cadastrar na plataforma Arquivei. Você pode escolher a melhor forma de tirar suas dúvidas e criar a sua conta, seja fazendo o teste grátis de 7 dias ou conversando com um vendedor

2- Após criar a sua conta no Arquivei, você vai inserir apenas uma vez só algumas informações sobre a sua empresa

3 – Prontinho, concluindo o cadastro, as notas estarão disponíveis para você de forma automática, sempre que você precisar! Todas elas ficarão centralizadas em um único painel. É possível visualizar as notas recebidas, emitidas, de transporte e citadas e filtrá-las por data de emissão:

Página inicial de NFes no Arquivei

4 – Além disso, é possível importar XMLs e baixar várias notas ao mesmo tempo em formato PDF ou XML. Basta selecioná-las:

Seleção de notas para download em lote em XML ou PDF

A plataforma Arquivei possui várias outras funcionalidades inteligentes, como fechamento de mês inteligente, relatórios avançados e diversas integrações com ERPs e outros sistemas muito utilizados. Para saber mais sobre o Arquivei, Saiba mais como o Arquivei pode te ajudar com a automação de notas de entrada!

Diferenças de automatizar a consulta de notas fiscais e a busca manual

Como foi possível perceber anteriormente, a consulta pela Sefaz é complexa e leva um bom tempo para ser concluída. 

Outro ponto importante, é que só é possível visualizar as notas pelo portal da Fazenda se você possuir a chave de acesso e digitar todos os 44 números. Ou seja, os documentos que não chegarem até você para realizar a consulta, não será possível visualizá-lo no portal. 

⏩ Como achar o número da nota fiscal eletrônica?

Assim, não tem como a empresa saber de todas as notas que são emitidas contra  o seu CNPJ. Isso é um risco, pois não há como verificar se estão emitindo notas frias para o negócio.

Com a busca e gestão automática pela Arquivei, não é necessário digitar todas as chaves de acesso de nota por nota, pois elas já aparecem automaticamente de acordo com o CNPJ do negócio. Essa visão geral e facilitada, além de melhorar a produtividade contribui para o compliance fiscal e prevenção de multas. 

Benefícios de consultar notas fiscais automaticamente pelo Arquivei

Para finalizar, confira todos os pontos positivos de consultas notas fiscais automaticamente pela plataforma Arquivei

  • Painel unificado com todos os documentos fiscais
  • Acesso às notas fiscais apenas através do CNPJ cadastrado
  • Economia de tempo nas rotinas
  • Diminuição de erros e problemas
  • Compliance fiscal melhor estruturado 
  • Fácil acesso às notas com filtros facilitadores
  • Download automático em lote para XML e PDFs
  • E muito mais

Esses são só os benefícios relacionados à consulta de documentos fiscais eletrônicos. A plataforma Arquivei possui diversas outras funcionalidades para uma gestão contábil e financeira completa. 

Além disso, o Arquivei faz integração com diversas ERPs para automatizar ainda mais a sua rotina. Acesse a página abaixo e veja como revolucionar sua gestão fiscal: 

Pular para a barra de ferramentas