Nota Fiscal Como Fonte De Dados Para Empresas
Entenda como utilizar os dados da nota fiscal da forma mais estratégica para contribuir com o crescimento da sua empresa: 
Publicado em

janeiro, 2023

Escrito por

Daniele Lima

Dados da nota fiscal: fonte de informação valiosa para as empresas

Entenda como utilizar os dados da nota fiscal da forma mais estratégica para contribuir com o crescimento da sua empresa: 

Gestão de Empresas



Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Entenda como utilizar os dados da nota fiscal da forma mais estratégica para contribuir com o crescimento da sua empresa: 

O segredos dos dados da nota fiscal

Muitas vezes, as empresas enxergam as notas fiscais apenas como uma etapa a ser cumprida, emitida, recebida, armazenada e escriturada. Porém, os documentos fiscais vão muito além de apenas isso. 

Estes documentos são capazes de organizar e revelar dados valiosos para a estratégia do negócio. Os quais podem ser usados para definir ações e melhorias na empresa.

Isso porque nos dados da nota fiscal que é recebida diariamente pela empresa, contém o registro de compras feitas, datas, fornecedores, valores, investimentos e muito mais. Todas essas informações são muito importantes para a tomada de decisão. 

Como posso utilizar os dados da nota fiscal?

Antes, para poder explorar o máximo dos dados da nota fiscal, é preciso ter uma ferramenta que faça isso de forma automática, como o Arquivei. Essa plataforma consegue analisar diversos documentos fiscais de uma só vez, selecionados pelo período desejado. Para saber mais clique aqui.

Bom, sabendo que uma empresa recebe diversas notas fiscais por mês, todos os anos, os dados da nota fiscal podem revelar diversos insights. Confira abaixo alguns:

1. Comportamento de compras

Explorando os dados da nota fiscal (de cada uma, de uma só vez) é possível saber quais produtos ou serviços a sua empresa mais investe ao longo do ano ou dos meses. 

Ou seja, se uma empresa está tendo um custo muito alto com um serviço de limpeza, pode avaliar se seria mais barato fazer o transporte de forma interna.

Através dos dados das NFes também é possível perceber se há um custo muito alto com determinado com uma matéria prima e na venda do produto não há esse retorno de valor.

Enfim, são diversas análises que podem ser feitas. Com essas informações, as empresas podem tentar negociar descontos, caso perceba um alto custo com determinado produto ao longo do tempo. 

2. Aumento no custo de produtos

Além disso, diversos dados da nota fiscal te mostram também qual a porcentagem de aumento nos custos de produtos/serviços que a empresa compra.

É possível ter essa visão com um histórico de aumentos. Isso facilita o entendimento melhor dos custos, análise de fornecedores e reavaliação de escolhas.

3. Custos com transporte

Outro ponto importante que os dados da nota fiscal contribui é em relação ao custo com transporte x preço do produto. 

É preciso ter um equilíbrio entre os custos e a margem de lucro. E para conseguir entender isso de forma mais fácil e rápida, os dados da nota fiscal te dão a resposta. 

Ou seja, com os indicadores dos CTes, das transportadoras de seus produtos e a relação entre custo de transporte e fornecedor é possível ter a melhor estratégia de preço. 

Além disso, se por exemplo, uma empresa distribuidora de bebidas está tendo um custo muito alto com um serviço de transporte, pode avaliar se seria mais barato fazer o transporte de forma interna.

Informações como essa, ajudam a controlar gastos com transporte e ser mais eficiente, facilitando assim, para o time de logística.

4. Análise da qualidade dos fornecedores

Com as informações das NFes também é possível analisar a eficácia dos fornecedores de uma forma mais completa, que vai além do custo. 

Você é capaz de analisar os indicadores das notas compradas e de ter uma visão apenas do fornecedor, para entender a qualidade dele. Para medir esse critério, é levado em conta quantas notas são canceladas ou devolvidas. 

⏩ Conheça 5 erros comuns na seleção de fornecedores

Explore o máximo dos dados da nota fiscal

Esses 4 exemplos são apenas alguns dos diversos insights que ter todos os seus documentos fiscais centralizados em uma única plataforma pode te trazer. Além de, claro, contribuir para o compliance fiscal. 

Todas essas visões estratégicas podem fazer parte da sua rotina utilizando o Arquivei. A plataforma consulta todas as notas automaticamente e armazena os documentos de forma ilimitada. 

Assim, todas as informações estão sempre disponíveis para serem filtradas. Também é possível fazer o fechamento do mês automático e gerar relatórios inteligentes. 

Tome decisões assertivas na sua empresa sem depender de relatórios da sua equipe ou ficar horas na frente de uma planilha. Em poucos cliques, o Arquivei faz isso para você. 

Pular para a barra de ferramentas