Gestão de documentos fiscais: 7 softwares para analistas fiscais - Arquivei
Gestão de documentos fiscais: 7 softwares para analistas fiscais
Publicado em

julho, 2021

Escrito por

Arquivei

Gestão de documentos fiscais: 7 softwares para analistas fiscais

Softwares são essenciais na gestão de Documentos Fiscais eletrônicos (DFes), pois eles auxiliam desde a emissão, até a consulta de Notas Fiscais, armazenamento, entre outras necessidades fiscais.

Fiscal


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Softwares são essenciais na gestão de Documentos Fiscais eletrônicos (DFes), pois eles auxiliam desde a emissão, até a consulta de Notas Fiscais, armazenamento, entre outras necessidades fiscais.

A carga tributária no Brasil é alta e exige que o analista contábil ou fiscal entregue obrigações acessórias em dia, com toda a documentação correta para o Fisco.

Para realizar esta missão quase impossível, elencamos algumas plataformas que podem ajudar o responsável contábil no seu dia a dia. Veja abaixo:

Como um software pode ajudar na gestão de Documentos Fiscais

Alguns softwares podem auxiliar (e muito) o trabalho em tarefas como:

  • Consulta e download automático de NFe e CTe, realizados diretos da Secretaria da Fazenda;
  • Verificação de todas as informações dos documentos fiscais;
  • Garantia de conformidade ao executar validações semelhantes às que o Fisco realiza;
  • Auxílio na emissão correta de NFe, Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) e Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe), entre outros;
  • Envio automático de todos os documentos fiscais e outras informações importantes para o contador;
  • Registro de Manifestação do Destinatário.

Benefícios da sua utilização:

  • Melhor gerenciamento do tempo
  • Fim da falta de comunicação com os gestores;
  • Total organização do trabalho e das funções;
  • Automatização de processos manuais;
  • Simplificação da gestão fiscal;
  • Fim do retrabalho;
  • Aumento da produtividade;
  • Mais tempo para atuar em atividades estratégicas para a empresa.
Aliás, você já sabe a importância da gestão de documentos fiscais? Então leia nosso artigo sobre o tema!

7 Softwares de gestão fiscal para os analistas conhecerem

Confira abaixo sete softwares que dão uma mãozinha indispensável na vida de um analista fiscal!

#1 Auditor Fiscal, da Ahead Sistemas

O software Auditor Fiscal atua de forma proativa e sua função é ser um assistente virtual do analista fiscal. 

Ele identifica de forma automática quando um documento fiscal, como uma NFe, é emitido e verifica se cada uma das informações estão corretas. Esse processo leva em torno de um minuto. 

Caso haja alguma divergência, o profissional é alertado em seu computador. Dessa forma, é possível fazer as correções na nota e não correr o risco de multas. Esse processo assegura melhor qualidade nas próximas etapas fiscais, como o EFD-Contribuições e Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) Fiscal.

#2 ContaAzul

O ContaAzul é um software de gestão online. Com ele, são controlados os setores financeiro, de vendas e estoque, além de emitir NFes. 

Outras características são: emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) e Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFe), conciliação bancária e importação nota fiscal de entrada. A empresa disponibiliza três dias grátis para testar. 

#3 Nibo

O Nibo é um software de gestão financeira eficiente para pequenas e médias empresas. 

Com ele é possível gerenciar e projetar o fluxo de caixa, armazenar documentos fiscais e  enviá-los para o contador. 

Ele também tem módulos de emissão de nota fiscal e NFe, emissão de boletos bancários, projeção fácil do fluxo de caixa, conciliação bancária e contas a pagar.

#4 ERPFlex

O ERPFlex é ideal para empresas que desejam controlar tanto a gestão financeira, como os serviços prestados por profissionais especializados. Completo e prático, atende às melhores práticas de gestão de serviços do mercado.

Seu uso automatiza a maneira de gerenciar documentos fiscais e emitir NF e NFe, permitindo importar todos os itens dos pedidos de vendas e transmitindo os dados diretamente do sistema de gestão. 

Com ele é possível obter, de forma simples e eficaz, todos os benefícios da substituição tributária e demais regras fiscais existentes. Se o ERPFlex é a solução ideal para a sua empresa, não perca tempo! 

#5 Módulos Documentos Eletrônicos – eDocs e Auditor Fiscal, da Senior

As soluções Documentos Eletrônicos – eDocs e Auditor Fiscal  são módulos complementares do Sistema de Gestão da Senior. 

O Auditor Fiscal garante a conformidade dos documentos fiscais apresentados ao por meio das obrigações acessórias do SPED ao executar validações semelhantes às que o Fisco realiza na auditoria dos arquivos do SPED. Também é possível fazer o cruzamento entre arquivos para garantir a conformidade das informações enviadas ao Fisco.

Já o Documentos Eletrônicos – Edocs é um módulo que oferece a gestão de todos os obrigações fiscais como NFe, eSocial e EFD-Reinf emitidos e recebidos pela empresa. A solução permite também o registro de Manifestação do Destinatário, possibilitando o controle de todas as notas emitidas contra o CNPJ.

As soluções são comercializadas na modalidade software como serviço (SaaS). Os valores pagos mensalmente variam de acordo com o número de CNPJs e com o número de documentos.

#6 Omie

O Omie é um sistema de gestão na nuvem simples, intuitivo e eficiente, que abrange todas as áreas principais de uma empresa como CRM, emissão de notas, finanças e estoques. Ele também integra todas as informações com o contador.

Alguns módulos são: Financeiro, Vendas e NF-e, Serviços e NFS-e, Compras e Estoques, Produção e Custos, CRM, PDV e Integração Contador. 

O software resolve os principais processos de negócio de uma pequena empresa por uma assinatura mensal de baixo custo e sem limites de quantidade de usuários ou de volume de lançamentos.

#7 Arquivei

Com o Arquivei, a consulta e download automático de NFe e CTe são realizados direto da Secretaria da Fazenda — sem a necessidade de chave de acesso. Assim é possível conferir todas as notas da empresa e, eventualmente, fazer a requisição de alguma que esteja faltando.

O software também realiza a organização de XMLs e Danfes. Com o módulo de Relatórios Avançados, por exemplo, é possível filtrar e buscar por qualquer conteúdo: nome do produto, código de barras, fornecedor e muito mais. Todas as notas também estão disponíveis em DANFe, XML, ZIP e XLS do Excel.

Com o Arquivei, você também pode automatizar a conferência do seu SPED. O módulo Confere C100D100®, por exemplo, te ajuda a conferir o SPED e a escriturar NFes e CTes, confrontando os blocos C100 e D100 com as notas fiscais que estão no Arquivei. A partir disso, dois relatórios são gerados com as convergências e divergências, te ajudando a mitigar erros na hora da entrega. 

Quer saber mais sobre as obrigações do SPED? Baixe nosso Guia Completo do SPED!

Além de te ajudar na sua gestão fiscal, o Arquivei também te ajuda, gerando inteligência a partir dos dados das notas fiscais. Com relatórios personalizados, você transforma dados soltos em informações importantes, que vão te ajudar a ter insights estratégicos, te orientando na melhor tomada de decisão para a empresa. 

Gostou? É possível testar o Arquivei grátis. Não precisa cadastrar cartão de crédito e você pode aproveitar os benefícios da plataforma! 

Sem dúvidas a tecnologia chegou para modificar e facilitar a vida dos analistas fiscais. Você está preparado (a) para ela?

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Pular para a barra de ferramentas