Com o passar do anos, as tecnologias ficaram cada vez mais avançadas e chegam até o mercado mais rápido que antigamente. A ferramenta Omie é um exemplo disso: há apenas 10 anos no mercado, o ERP já consolidou-se no crescimento de seus clientes com mais praticidade, usando a integração de dados e automação de tarefas.  

Mas afinal, o que é e quais são as funcionalidades do Omie? Por que a sua empresa deve considerar tê-la? É fato que a sua organização se beneficiará com softwares de gestão, mas a pergunta principal é: qual ferramenta pode suprir as suas necessidades de integração entre processos e departamentos?

Essa é a promessa do Omie. A seguir, você vai conhecer todos os atributos e vantagens em adotar esse software. Acompanhe o texto!

O que é o ERP da Omie?

O Omie é um sistema integrado de gestão, também chamado de ERP (Enterprise Resource Planning). Ele é produzido pela empresa de mesmo nome, em São Paulo, e foi oficialmente disponibilizado no mercado em 2012. O grande objetivo é levar soluções inovadoras e facilitar o dia a dia das médias e pequenas empresas — independente do segmento.

O Omie busca sanar uma questão comum entre essas empresas: apenas uma pessoa costuma ser a responsável por realizar diferentes funções. No seu negócio também é assim? Além de ser desafiador, esse colaborador se vê realizando muitas tarefas manualmente e não tem produtividade.

Nesse tipo de situação, o risco de erros e retrabalhos são enormes, sem contar com o tempo gasto; e tempo é dinheiro, não é? Sendo assim, podemos chegar a um consenso de que há a necessidade de otimizar o trabalho daquela pessoa por meio de ferramentas automatizadas.  

Essa melhora pode ser feita com o Omie. Ao contar com o sistema de gestão, as empresas se beneficiam de uma ferramenta 100% online e com armazenamento na nuvem, além de viabilizar a emissão de notas fiscais, ter mais controle do fluxo de caixa e muito mais, em um só lugar. 

Essa é uma boa alternativa para descomplicar a transformação digital — sendo esse um desafio para pequenas empresas — tornando os processos automatizados, estratégicos e centralizados. Quer entender melhor as funcionalidades do Omie? Confira a seguir. 

Quais os principais módulos e funcionalidades do ERP da Omie?

O sistema de gestão ERP Omie é uma das ferramentas mais facilitadoras para os empreendedores. Para entender como o Sistema Omie funciona, é preciso conhecer o que cada uma das funcionalidades pode fazer pela sua empresa.

CRM

Se você ainda não implementou o CRM na sua empresa, o Omie pode ajudá-lo. CRM é a sigla para Customer Relationship Management, e é um dos pontos mais importantes para as suas vendas e até reputação da empresa. Isso porque ele está ligado com a parte de comunicação e relacionamento com os clientes e público-alvo.

O Omie Sistema garante a gestão completa e eficiente do relacionamento com os clientes: acompanhe a carteira, realize análises do funil de vendas, gerenciamento dos times comerciais e construção de dashboards personalizados para a geração de relatórios da área e mais.

Vendas e NFe

Suas vendas podem ter auxílio do Omie também. Ele mapeia oportunidades, faz o cadastro de times de venda e acompanha negociações em tempo real. O resultado é uma visão completa dos leads e da receita gerada, de forma prática e intuitiva.

E tem mais: dá para consultar restrições de limite de crédito, controlar as entradas de estoque e analisar as estratégias de venda. Ou seja, com um gerenciamento assim, a tomada de decisões se torna mais certeira, concorda?

No que diz respeito à emissão de nota fiscal, essa é uma das tarefas mais burocráticas de uma empresa — principalmente quando realizada de forma manual. Com o ERP Omie, essas emissões são simplificadas: em poucos cliques o documento fiscal já está pronto para ser usado.

Todo esse processo é integrado com os dados dos clientes, informações de estoque e do fluxo de caixa em tempo real. O resultado disso é a melhoria da centralização, extinção da perda de informações e complicações com o Fisco. 

Finanças

Uma das grandes promessas do Omie está relacionada com a eficiência e segurança para o seu controle financeiro. Primeiramente, o ERP viabiliza um sistema 100% integrado, refletindo todas as finanças relevantes para a situação em tempo real e com precisão. 

Além disso, emite relatórios personalizados para acompanhar os dados da forma que quiser. Um diferencial grande é sobre a conciliação bancária, porque todas as movimentações financeiras geradas pelo sistema são organizadas de modo que ficam prontas para eventuais conciliações bancárias.

Outras funcionalidades no módulo financeiro incluem: 

  • Controle de gastos (contas a pagar e a receber);
  • Fluxo de caixa em tempo real;
  • Resumo financeiro diário;
  • Antecipação de recebíveis online;
  • Controle de centro de custos com mais facilidade;
  • Emissão e controle de boletos.

Painel do Contador

A sua empresa provavelmente utiliza os serviços de um contador, certo? Com o Omie, você tem acesso ao chamado painel do contador. Ele é ideal para manter toda a contabilidade do negócio em dia.

Essa funcionalidade possibilita uma integração completa com o departamento de contabilidade, mesmo nos casos terceirizados. Acompanhe todos os dados financeiros, fiscais e contábeis gerados pelo sistema, podendo integrar ou compartilhá-los com o seu contador, em poucos cliques. 

Estoque e Produção

O estoque e produção são partes essenciais para certos segmentos, principalmente varejo. Sendo assim, o controle desses processos torna-se prioridade. Pensando nisso, as ferramentas do Omie para estoque e produção foram desenvolvidas para descomplicar: 

  • Planejamento do estoque, com análise da curva ABC;
  • Notificações sobre a necessidade de realizar novas compras de insumo;
  • Alerta de baixo estoque;
  • Entrada e saída de produtos;
  • Emissão de notas fiscais.

Com essas funcionalidades, a eficiência do seu processo é elevada ao máximo, gerando insights valiosos para o negócio e garantindo que cada fase seja realizada com a qualidade necessária.

Serviços e NFSe

Com a ajuda de ERPs, não é necessário mais emitir notas fiscais de serviços (NFSe) nos sites de cada prefeitura em que a sua empresa presta serviço. O Omie permite integrar o seu emissor de nota fiscal eletrônica para faturar com serviços, mesmo com as particularidades de diferentes prefeituras. É feito direto pelo sistema e sem dor de cabeça.

E então, acha que o sistema do Omie consegue suprir as suas necessidades? Pense bem: além de manter você informado em tempo real sobre diversas mudanças no momento das vendas e da área financeira, o Omie também auxilia no CRM e pode ser usado juntamente com o contador. 

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Arquivei

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor