Confira O Passo A Passo De Como Baixar XML De Nota Fiscal | Arquivei
Confira neste artigo as respostas para as perguntas de como baixar xml sem certificado digital, com ou sem chave de acesso:
Publicado em

fevereiro, 2024

Escrito por

Daniele Lima

Confira O Passo A Passo De Como Baixar XML De Nota Fiscal

Veja como baixar xml da nota fiscal (NFe) com o certificado digital ou sua chave de acesso com nosso guia completo de download de XML!

Fiscal



Funcionalidades Arquivei

Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A Nota Fiscal eletrônica (NFe) foi um avanço tecnológico que otimizou muito o trabalho dos profissionais do departamento fiscal ao diminuir a quantidade de papéis e facilitar a organização desse tipo de documento.

Entretanto, baixar XML de NFe diretamente pelo site da SEFAZ ainda demanda certo esforço manual, uma vez que é preciso digitar a chave de acesso para cada uma das notas fiscais a serem baixadas.

Para diminuir o tempo gasto ao ter que reunir as chaves de acesso e digitá-las no site da SEFAZ, adotar uma ferramenta automatizada pode ser um caminho mais viável para acessar os XML das NFes.

Continue a leitura e confira o passo a passo dos caminhos possíveis para baixar XML da NFe do portal da SEFAZ.

Como baixar XML de nota fiscal na SEFAZ?

A primeira alternativa para baixar a XML de nota fiscal no site da SEFAZ consiste em realizar o processo manualmente e fazer o download pelo Portal Nacional da Nota Fiscal Eletrônica.

Nesse procedimento, o responsável deverá ter vínculo com a empresa ou autorização para baixar XML da nota fiscal através do certificado digital. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o Portal da SEFAZ e escolha a opção “Consultar NF-e”;
  2. No campo indicado, digite a chave de acesso da nota fiscal;
  3. Responda o captcha e clique em “continuar”;
  4. Ao carregar as informações da NF-e, escolha a opção “download do documento”;
  5. Será solicitado o certificado digital, selecione o seu certificado e clique em “OK”; OU
  6. Consulte e baixe o XML da NFe de forma automática com Arquivei.

O processo de baixar o XML no site da SEFAZ é bastante simples, mas se o volume de documentos for mais elevado, usar Arquivei é a alternativa mais indicada.

Como baixar XML de NFe de forma automática?

A segunda forma de baixar XML de NFe consiste em usar uma plataforma, como o software da Arquivei.

Por meio de uma comunicação direta com a SEFAZ, as informações são extraídas diretamente sem a necessidade de inserir nenhuma chave de acesso. E nesse caso, o procedimento é realizada a partir das seguintes etapas:

  1. Inicie um teste grátis no site da Arquivei;
  2. Insira seu certificado digital;
  3. De forma automatizada, as notas fiscais começarão a aparecer diretamente na plataforma;
  4. Selecione as notas que deseja baixar o XML e clique em “baixar XML” na aba superior. Os XML das NFes selecionadas serão descarregados em seu computador.

O software da Arquivei tem uma integração completa com a SEFAZ por meio da tecnologia RPA, que permite o download automático e contínuo de todas as NFes, NFSes e CTes emitidos contra o CNPJ da sua empresa.

Além disso, o sistema é totalmente integrado aos ERPs Protheus, Datasul, RM e muitos outros, o que permite a importação automática de XML, eliminando a etapa de digitação da chave de acesso e demais informações dos documentos.

Com isso, o fluxo de documentos fiscais eletrônicos entre a SEFAZ e prefeituras, ERP e sistema contábil acontece de forma fluida e sem necessidade de inserir manualmente a chave de acesso.

[Form LM]

Vantagens de baixar nota fiscal com software de automação

Torna o processo mais ágil e produtivo

Utilizando a plataforma da Arquivei, a consulta pode ser feita de forma mais rápida, sem a necessidade de digitar a chave de acesso de cada uma das notas fiscais a serem consultadas.

De uma vez só todas as NFes aparecerão na tela e em poucos cliques é possível baixar o XML de uma ou mais notas fiscais eletrônicas em um único processo.

Além disso, se a sua empresa usa um ERP ou sistema contábil, é possível configurar a importação automática dos documentos fiscais via API ou integrador nativo.

Aumenta a segurança e melhora o compliance

O software da Arquivei conta com o armazenamento automático dos XMLs em nuvem. Desse modo, não há necessidade de se preocupar com a organização dos arquivos em pastas no computador ou riscos de extravios.

A segurança dos arquivos também é reforçada, uma vez que, guardados em nuvem, ficam protegidos de quaisquer eventos que possam danificar o computador e levar à perda dos arquivos. Com isso, melhora-se o compliance fiscal da empresa.

Como resultado, caso a sua empresa seja auditada no futuro, não precisará correr atrás de notas retroativas: basta consultar de forma rápida e precisa no Portal Arquivei usando os filtros inteligentes.

Mitiga problemas com captura de NFSe

Ainda que o padrão nacional de NFSe esteja começando a ser adotado, ele ainda não é obrigatório e cada um dos mais de 5.000 municípios brasileiros pode optar pelo modelo que quiser utilizar para documentar a prestação de serviços.

A Arquivei faz a captura automática de NFSes dos mais de 5.000 municípios, integra com os sistemas das prefeituras e converte os leiautes para o padrão aceito pelos ERPs, possibilitando a importação automática dos XMLs.

Como a Arquivei pode ajudar sua empresa?

A Arquivei auxilia empresas a terem o controle total dos documentos fiscais eletrônicos, por meio de uma plataforma completa de consulta e gestão de NFe, CTe e NFSe.

Com a Arquivei é possível:

  • Capturar e gerenciar NFe, NFSe, CTe, NFCe e CTe OS;
  • Manter o fluxo completo de XMLs em uma única solução;
  • Baixar XML, DANFE, DACTE e DANFSE em lote;
  • Realizar o manifesto do destinatário e desacordo do CTe;
  • Importar XML automaticamente para o seu ERP e/ou sistema contábil; e muito mais.
Pular para a barra de ferramentas