Chave De Acesso Da Nota Fiscal: O Que É E Onde Encontrar | Arquivei
Publicado em

janeiro, 2024

Escrito por

Arquivei

Chave De Acesso Da Nota Fiscal: O Que É E Onde Encontrar

Entenda o que é e onde encontrar a chave de acesso da nota fiscal eletrônica. Acesse e confira todas as informações sobre o assunto.

Fiscal



Nota Fiscal

Nota Fiscal de Serviço

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A NFe (Nota Fiscal eletrônica) é um dos documentos mais utilizados por empresas e consumidores. Ela foi instituída justamente para dar mais segurança e agilidade às empresas brasileiras no momento das transações comerciais e escriturações.

Apesar disso, muitos empreendedores encontram dificuldades na hora de consultar, baixar a NFe e mantê-la armazenada pelo período mínimo de 5 anos, que é obrigatório por lei.

Outro obstáculo no dia a dia do departamento fiscal das empresas diz respeito à chave de acesso, que frequentemente é confundida com o próprio número da NFe durante o processo de recebimento.

Mas qual é a diferença entre esses números? É o que você vai descobrir neste conteúdo. Continue lendo e confira!

O que é a chave de acesso da nota fiscal?

A chave de acesso da NFe é uma sequência numérica composta por 44 dígitos e também serve para identificá-la. A chave de acesso também está presente no arquivo XML e no DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica).

Além disso, essa sequência numérica garante mais segurança ao documento e aos documentos. Isso porque ela é única para cada documento fiscal, ou seja, não existem duas notas fiscais com a mesma chave de acesso.

A segurança concedida por esse código foi reforçada após a publicação da Portaria RFB 849/2020. Ela revogou o acesso às informações do arquivo XML por terceiros, sendo agora necessário o uso de um certificado digital válido.

Mas onde está localizada a chave de acesso? Como ela é composta? A resposta para esta e outras perguntas você confere logo abaixo.

Onde fica a chave de acesso da nota fiscal?

Na nota fiscal física, ou DANFE, a chave de acesso pode ser encontrada no canto superior direito, abaixo do código de barras.

Já no arquivo XML da NFe, a chave fica logo no início do código, na tag infNFe. Como no exemplo abaixo:

Mas, e se você não tiver acesso à nota física, ao DANFE ou XML? Caso seja necessário descobrir o número de chave de acesso de uma Nota Fiscal, existem três caminhos:

1. Solicitar ao fornecedor

Se a sua empresa realizou uma compra e não recebeu a NFe, seja por e-mail ou qualquer outra forma, deve-se entrar em contato com o vendedor e solicitar a DANFe para ter acesso a esse número.

O que ocorre, muitas vezes, é que o emissor da NFe esquece de enviar o documento para o emitente. Isso gera falta de informações para os departamentos de compras, financeiros e fiscal e, além disso, ocasiona falhas nas escriturações do SPED.

Gestão de suas notas fiscais para não depender mais do fornecedor. Experimente grátis o Arquivei.

2. Pela SEFAZ

No portal da Secretaria da Fazenda é possível obter o número da Chave de Acesso de uma Nota específica. Para isso, é necessário ter no momento da consulta o Certificado Digital. Porém, essa consulta é realizada somente por algumas secretarias da fazenda estaduais. 

Um outro problema é que não é possível realizar a consulta de chaves em lote pelo site da SEFAZ, sendo necessário realizar as consultas individualmente, tornando o processo demorado.

3. Onde encontrar a chave de acesso de uma nota no Arquivei?

Utilizando uma solução que realiza a consulta à NFes em lote, faz o download e ainda armazena esse e outros documentos fiscais, como o Arquivei faz, é muito mais fácil e rápido consultar a chave de acesso de qualquer documento.

Dentro da plataforma, basta selecionar a Nota Fiscal e clicar no botão VISUALIZAR.

Pronto! Já é possível visualizar a DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica) e a chave de acesso, que consta nela.

Para que serve a chave de acesso da nota fiscal?

A chave de acesso é composta por 44 dígitos e contém informações importantes sobre a nota fiscal, como o CNPJ do emitente, o número da nota fiscal, a data de emissão, o código numérico sequencial e o código de verificação do documento fiscal.

Através da chave de acesso, é possível realizar consultas e obter informações detalhadas sobre o documento, como os dados do emitente e do destinatário, os valores dos produtos ou serviços, os impostos envolvidos, entre outras informações relevantes.

Além disso, a chave de acesso ainda permite verificar se a nota fiscal é válida e se não houve nenhuma alteração indevida nos seus dados.

Como a chave de acesso da nota fiscal é formada?

Como explicamos no tópico passado, a chave de acesso não é uma sequência aleatória. Cada um dos 44 números que a formam correspondem a algum dado importante sobre a nota fiscal.

Em ordem de aparição, confira abaixo o que os números da chave significam:

  • 2 primeiros dígitos com o cUF, ou código da Unidade Federativa da empresa que está emitindo a NFe;
  • 4 dígitos AAMM, representando o ano e o mês de emissão do documento;
  • 14 dígitos com o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, ou seja, o CNPJ da empresa emissora;
  • 2 dígitos com o mod, ou modelo da NFe;
  • 3 dígitos com a série da nota fiscal;
  • 9 dígitos com o nNF, ou número da nota fiscal eletrônica;
  • 1 dígito com o tpEmis, informando o tipo de emissão do documento;
  • 8 dígitos com o cNF, que é o código numérico da chave de acesso da nota;
  • 1 dígito com o cDV, que é o Dígito Verificador da chave de acesso.

Cálculo do Dígito Verificador

Além dos dados mencionados, a chave de acesso também incorpora um dígito verificador, que desempenha um papel crucial na garantia da integridade da informação. O cálculo desse dígito segue uma lógica específica, visando evitar erros de digitação e assegurar a validade da chave.

O dígito verificador é gerado por meio de um algoritmo matemático aplicado à parte numérica da chave. Esse processo visa criar um código único que, ao ser verificado, confirma a precisão da chave de acesso. O algoritmo utilizado é uma medida de segurança que visa detectar eventuais adulterações na chave, garantindo assim a autenticidade da nota fiscal.

Para calcular o cDV da chave, é possível usar o cálculo abaixo:

Código da UF + Data da emissão + CNPJ da empresa emitente + Modelo + Série + Número da NF-e + Código numérico

Segundo o Manual de Orientações do Contribuinte, que pode ser acessado no site da Fazenda, o cálculo do dígito verificador é feito pelo módulo 11 dos 43 primeiros algarismos da chave.

Ou seja, devemos multiplicar cada algarismo, sempre da direita para a esquerda, pelos multiplicadores 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Depois, todos os resultados são somados e divididos por 11.

Por fim, o número do dígito verificador será o resultado da diferença entre 11 e o resultado da divisão.

Como usar o Arquivei para facilitar a consulta de Notas Fiscais

A consulta de nota fiscal pela chave de acesso pode ser feita no site da SEFAZ, mas é uma forma muito demorada e burocrática de realizar o processo, já que além da digitação, é necessário resolver um captcha e repetir toda a operação para cada documento a ser consultado.

Uma forma muito mais rápida, simples e segura de consultar nota fiscal é usar o Arquivei. A plataforma é conectada à SEFAZ através do certificado digital, o que garante o recebimento automático de NFe e CTe. Com a solução você pode:

  • Consultar NFe, NFSe e CTe da SEFAZ e prefeituras;
  • Baixar XML, DANFE, DACTE e DANFSE em lote;
  • Fazer o manifesto do destinatário e desacordo do CTe;
  • Criar fluxos de gestão através de etiquetas;
  • Validar o arquivo Sped Fiscal com as notas que estão no Arquivei;
  • Receber XMLs de forma automática no ERP; e muito mais.

Inicie um teste grátis da plataforma e veja como o Arquivei pode ajudar você a ter uma rotina fiscal segura e descomplicada!

Pular para a barra de ferramentas