Conheça o sistema TOTVS e os principais ERPs da fabricante - Arquivei
Close de pessoa no computador com desenhos gráficos representando ERP, para o post sobre os ERPs da TOTVS
Publicado em

novembro, 2023

Escrito por

Arquivei

Conheça o sistema TOTVS e os principais ERPs da fabricante

Sabia que a TOTVS tem uma gama de ERPs? Conheça os principais sistemas: Protheus, RM, Datasul, Fluig e Logix!

Compras E Estoque



Datasul

ERPs

Funcionalidades Arquivei

Integrações

Protheus

RM

TOTVS

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Um sistema sozinho pode ser bastante eficiente para a sua empresa, mas quando há a possibilidade de integrações entre diferentes programas para um único objetivo, é melhor ainda. Esse é o caso do sistema TOTVS vinda da empresa brasileira de tecnologia com soluções de gestão empresarial para todos os tamanhos e segmentos. 

Você sabia que a TOTVS possui um leque de sistemas ERPs? Cada um oferece funcionalidades diferentes para auxiliar na gestão de todos os processos de uma empresa de forma integrada e automatizada. Se você só sabia do Protheus, prepare-se para conhecer todos os outros sistemas e as possibilidades de integração. 

O que é TOTVS?

A TOTVS é uma empresa fundada nos anos 80, em Santa Catarina, com o objetivo de oferecer soluções tecnológicas para uma gestão empresarial eficiente. Quando criada, o nome da empresa era Microsiga e se concentrava no desenvolvimento de sistemas apenas para pequenas e médias empresas. 

Com o passar dos anos, em 1989, a Microsiga fez uma fusão com uma empresa de processamento de dados, Siga, e passou a se chamar TOTVS.

A TOTVS teve um crescimento acelerado nos anos seguintes, tornando-se uma das maiores organizações de tecnologia do país. Já em 2006, a empresa entrou oficialmente na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3 — um marco histórico.

A evolução da TOTVS não parou por aí. Em 2008, a TOTVS comprou a Datasul, que oferecia sistemas ERP para grandes empresas. Com essa aquisição, a TOTVS ficou consolidada no mercado nacional como líder de mercado.

Hoje, a TOTVS oferece uma gama de funcionalidades, como os sistemas ERPs, sistemas de gestão de relacionamento com clientes (CRM), sistemas de gestão de cadeia de suprimentos (SCM) e até sistemas de gestão de projetos (PM).

Além disso, ela está presente em mais de 50 países  e em 2019 realizou a compra da Linx, uma organização de sistemas de gestão para o varejo.

O que é sistema TOTVS e como funciona?

A TOTVS é uma fabricante e possui vários ERPs, sabia? Por isso desenvolvemos esse artigo: muitas pessoas também perguntam se há outras possibilidades com a TOTVS além do Protheus. A boa notícia é que sim! 

Para você saber, um sistema TOTVS é um software de gestão empresarial, é o que chamamos de ERP (Enterprise Resource Planning), capaz de integrar todos os processos de uma empresa em uma única plataforma, como já explicamos anteriormente. 

Assim, viabiliza-se o rápido e eficiente compartilhamento de informações entre os diferentes departamentos, gerando mais produtividade e redução de custos.

Todos os programas são em Java e podem ser facilmente implementados na sua nuvem e integrados com outros sistemas. Eles também são altamente personalizáveis para se adaptarem às necessidades específicas de cada negócio.

Veja como os sistemas abrangem todas as áreas:

  • Administração: controle financeiro, contabilidade, fiscal e Recursos Humanos;
  • Vendas: controle de pedidos, faturamento e cobrança;
  • Produção: controle de estoque, produção e logística;
  • Serviços: controle de contratos, assistência técnica e atendimento ao cliente;
  • Marketing: gestão de campanhas, relacionamento com clientes e CRM;
  • Compras: controle de fornecedores, compras e estoque;
  • Patrimônio: controle de ativos e depreciação.

Vantagens de usar um sistema TOTVS

Há algumas vantagens de contar com esse sistema para a sua empresa. O primeiro você já sabe: a integração de todos os processos para o compartilhamento de dados com rapidez. Não só isso, como também pode-se integrar a outros sistemas, como o ERP da Arquivei

Além disso, há a personalização para fácil adaptação, recursos de segurança avançados que protegem os dados da empresa e suporte técnico de prontidão para atendimento ao cliente.

Quais são os sistemas ERP da TOTVS?

Os principais sistemas ERP da TOTVS hoje são:

Protheus

O Protheus é o sistema ERP que você já deve conhecer. Ele é completo e atende a empresas de todos os segmentos. Ele é usado por quem busca robustez e flexibilidade.

Uma grande vantagem do Protheus é que está alinhado às principais obrigações fiscais em território nacional, Quando integrado com a Arquivei, ajuda a sua equipe a evitar erros ao emitir notas fiscais e problemas com o fisco. 

Para quem trabalha na indústria, há funcionalidades próprias para acompanhar o ciclo de vida do produto, assim como a produção e manutenção, Se você busca a redução contínua de custos, mais rastreabilidade na produção, gestão da qualidade e um pós-venda otimizado, o Protheus é ideal para você.

Já para a área de serviços, há os módulos de Gestão de Contratos e Gestão de Serviços. Elas ajudam no controle das demandas do time que está executando o serviço e na gestão de materiais extras.

No varejo, o Protheus otimiza suas estratégias omnichannel e aquelas de caixa, como novas formas de pagamento, por conta da integração com as maquininhas de cartão. 

Sistema RM

O Sistema RM é um sistema ERP voltado para empresas de médio e grande porte. Ele tem capacidade de atender às necessidades complexas de negócios, como a gestão de cadeia de suprimentos e a de relacionamento com clientes. Esse programa se encaixa com negócios envolvidos no agro até a saúde.

Além disso, ele também pode ser conectado a outros softwares de outras empresas para facilitar a troca de informações e automatizar processos sem complicações.

O sistema RM pode automatizar o controle de ativos, gestão de contratos, planejamento orçamentário e seu controle, e muito mais. 

Datasul

O Datasul é completo e vai atender desde o lado administrativo, financeiro até atividades comerciais, gestão de ativos e controladoria. Todos os segmentos de manufatura, logística, saúde e agronegócio têm vantagens com o Datasul.

O Datasul oferece vários módulos para o gerenciamento de processos, sendo o principal módulo o Datasul Backoffice. 

Fluig

O Fluig é uma plataforma de gestão de processos de negócios (BPM) para a automatização e melhoria da eficiência operacional. Assim como todos os outros, ele pode ser integrado a outros sistemas para contribuir de forma completa na sua empresa. 

As principais características do Fluig são:

  • Automatização de processos simples e intuitiva;
  • Integração com sistemas ERP;
  • Personalização;
  • Segurança para os dados da sua empresa.

Ele pode automatizar os processos de vendas, como a geração de propostas, a aprovação de crédito e a emissão de pedidos. Além disso, automatiza a gestão de estoque e o controle de qualidade e o atendimento ao cliente.

Logix

O Logix é voltado para o varejo e distribuição. É completo e robusto com várias funcionalidades para atender às necessidades específicas desse segmento:

  • Estoque: controle de entrada e saída de mercadorias, reposição automática e gerenciamento de pedidos;
  • Vendas: controle de pedidos, faturamento e cobrança;
  • Logística: controle de transporte, rastreamento de entregas e gestão de frota;
  • Marketing: gestão de campanhas, relacionamento com clientes e CRM;
  • RH: controle de folha de pagamento, benefícios e treinamento.

Conclusão

Até aqui você viu que os sistemas ERP da TOTVS são uma solução completa para a gestão empresarial para todos os tamanhos e segmentos. Eles viabilizam o cumprimento das obrigações fiscais, redução de custos e melhora na eficiência operacional. Por isso, se você quer ter uma boa vantagem competitiva, conte com a integração dos ERPs da TOTVS na plataforma da Arquivei.

Pular para a barra de ferramentas