Sistema De Auditoria Fiscal E Seus Benefícios | Arquivei
Imagem representando o post de sistema de auditoria fiscal
Publicado em

setembro, 2023

Escrito por

Arquivei

Sistemas de Auditoria Fiscal e Seus Benefícios

Empresas de qualquer porte podem contar com muitos benefícios ao realizarem levantamentos e vistorias em seus departamentos. Para uma gestão financeira eficaz, por exemplo, a auditoria fiscal é essencial para manter a boa saúde do negócio. Isto é, quem sabe da importância de garantir conformidade nas operações e evitar problemas com o governo, deveria recorrer […]

Fiscal



Integrações

Processos Internos

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Empresas de qualquer porte podem contar com muitos benefícios ao realizarem levantamentos e vistorias em seus departamentos. Para uma gestão financeira eficaz, por exemplo, a auditoria fiscal é essencial para manter a boa saúde do negócio. Isto é, quem sabe da importância de garantir conformidade nas operações e evitar problemas com o governo, deveria recorrer aos sistemas de auditoria fiscal. 

As Lojas Americanas, por exemplo, deixaram essa questão de lado e o resultado foi devastador: uma fraude de mais de R$ 20 bilhões dentro da empresa. É o que diz o professor da FGV e PhD em finanças e contabilidade, André de Moura, em entrevista para o Uol

Saiba que mesmo em uma empresa de pequeno ou médio porte, o risco de fraude e rombos ainda existe, mas é possível evitar. No artigo a seguir você vai saber o que é uma auditoria fiscal, suas diferenças em relação a auditorias tributárias e contábeis, como funciona e, o mais importante, os benefícios que um sistema desses oferece às empresas como a sua.

O que é uma auditoria fiscal?

Uma auditoria fiscal é a revisão, a vistoria e o levantamento completo das informações financeiras em detalhes de uma organização. Dessa forma, verifica-se se há conformidade com as legislações e diretrizes fiscais. Todo esse processo serve como um “pente fino” de todos os registros e declarações de impostos de um certo período ou de todos os tempos.

Neste momento, é importante trazer algumas das dúvidas mais comuns entre muitos administradores: esse assunto é o mesmo que a auditoria tributária e fiscal? Bom, já alertamos: são três assuntos diferentes — está tudo explicado nos próximos tópicos. 

Qual a diferença entre uma auditoria fiscal e uma auditoria tributária?

Como já dissemos, as auditorias fiscais e tributárias são frequentemente confundidas, mas não têm a mesma finalidade. Enquanto a fiscal verifica a conformidade com todas as leis fiscais, a auditoria tributária é unicamente focada nas questões tributárias, como deduções, créditos e obrigações do meio. Agora, entenda onde a vistoria contábil entra no assunto. 

Qual a diferença entre uma auditoria fiscal e uma auditoria contábil?

A auditoria contábil é feita no âmbito interno e externo, concentra esforços, por exemplo, na precisão e na integridade das demonstrações financeiras da organização. Ou seja, se o patrimônio está sendo gerido como aponta as diretrizes e decisões do board. Entendeu como todas as três são diferentes? 

Como funciona uma auditoria fiscal?

Uma auditoria fiscal envolverá a análise precisa e detalhada dos registros financeiros e documentos. Na teoria, o mais correto a ser feito é buscar ajuda de uma empresa de contabilidade ou contador independente — o motivo disso é para que não exista vínculos empregatícios e nem parcialidade.

Quem busca obter ainda mais sucesso no processo, deve procurar por profissionais qualificados prezando pela discrição e com conhecimento vasto nas leis. Essa questão é extremamente relevante, uma vez que pode gerar inseguranças em fornecedores e investidores, por exemplo. 

Mais adiante, o auditor terá que percorrer toda a papelada entre pagamentos de tributos efetivados e as finanças da empresa. O foco aqui é encontrar falhas nos processos, erros nos pagamentos ou fraudes. Com um diagnóstico pronto, o profissional pode mostrar os melhores caminhos para solucionar os problemas.

Se você está pensando se é necessário investir e contratar um contador para realizar essa tarefa sempre que houver a necessidade de uma nova auditoria, então nós temos uma boa notícia para a sua empresa. Você pode contar com sistemas automatizadores para simplificar essa tarefa e também otimizar custos.

A importância de um sistema de auditoria fiscal

Quando optamos por automatizar os processos dentro do nosso negócio, devemos esperar monitoramentos constantes, insights baseados em dados e relatórios. É exatamente isso que um sistema de auditoria fiscal vai oferecer. 

A grande importância está na praticidade e no retorno trazido por esse tipo de ferramenta. Ela vai auxiliar nas tomadas de decisões estratégicas e na manutenção da saúde financeira a longo prazo. E tem mais: sabendo das constantes mudanças nas leis, esse sistema é protagonista também para mitigar riscos. 

Os benefícios do uso de um sistema de auditoria fiscal

Além de algumas vantagens já citadas anteriormente, também podemos falar sobre:

Recuperação de impostos

Pode não ser de senso comum, mas muitas empresas ainda pagam mais impostos que deveriam por conta de erros, duplicidades e até desconhecimento. Inclusive, esse é um dos principais benefícios do sistema de auditoria. Ela vai identificar oportunidades de recuperação de impostos. Ou seja, a ferramenta é eficaz para recuperar todos os valores pagos indevidamente.

Controle de processos legais

Ainda há administradores com desconhecimento dos processos legais, algo bastante comum — até porque os advogados dessa especialidade se dedicam por anos até dominar tudo sobre o assunto. 

Reflita por alguns segundos: ter o controle de todos os processos legais parece o ideal, não é? Esse sonho pode ser realizado pelo sistema de auditoria fiscal, sabia? Ele ajuda a garantir o cumprimento das obrigações por meio do conhecimento e controle de processos, reduzindo o risco de problemas com o governo. 

Prevenção de problemas e correção de falhas

Identificar e corrigir erros a tempo é muito mais simples quando contamos com uma ferramenta especializada. Além de apontar possíveis percalços, o sistema também informa corretamente onde a sua equipe deve agir. O resultado disso é economia de tempo e dinheiro.

Evitar riscos tributários

Mapear riscos tributários de grande relevância é papel para esse sistema também. A saúde financeira da sua empresa a longo prazo, agradece.

Como funciona um sistema de auditoria fiscal

Quem opta por simplificar e automatizar o trabalho conta com sistemas especializados em auditorias fiscais. Uma das principais funções é agir, de forma proativa, nos riscos de fraudes e desacordos com a lei. Ou seja, eles são como um assistente virtual do analista da área.  

Sendo assim, ele vai identificar quando uma NFe, por exemplo, é emitida e assim verificar a veracidade das informações. O programa leva menos de um minuto nesse processo — algo que nós, seres humanos, levaríamos alguns minutos e mesmo assim não teríamos 100% de acerto. 

No caso de algum dado não condizente, o sistema o mostra imediatamente para que façamos correções e evitar multas. Outros sistemas também oferecem um leque de funcionalidades. Para citar alguns exemplos, temos o rastreio de transações financeiras, automatização de cálculos fiscais e geração de relatórios e muito mais. 

Lembrando também que podem ser personalizados a fim de atender às necessidades específicas de cada empresa, ok?

Como implementar um sistema de auditoria fiscal

Antes de mais nada saiba: implementar qualquer solução digital requer estudo e investimento — não só de dinheiro, mas também de tempo e capacitação da mão de obra. Sistemas de auditoria fiscal precisam se adequar a sua realidade, e por isso, pesquise as opções no mercado referente ao valor, segurança, solução de problemas e suporte técnico. 

Como usar a Arquivei para realizar sua auditoria fiscal

A Arquivei tem as soluções completas para a gestão fiscal do seu negócio. Além de  consulta e download automático de NFe e CTe sem a necessidade de chave de acesso, oferecemos todo o escopo para gerar inteligência a partir dos dados das notas fiscais. 

Com um sistema como o da Arquivei, a sua auditoria fiscal ficará cada vez mais simplificada. Conte com os relatórios personalizados ao transformar dados soltos em insights relevantes para tomar decisões estratégicas e orientar a sua empresa rumo a boa saúde financeira.  

E então, entendeu os benefícios que os sistemas de auditoria fiscal oferecem ao negócio? Quando sabemos da grande importância de manter a conformidade fiscal, o foco torna-se simplificar os processos internos para evitar problemas com o governo. Por isso, conte com essas soluções para fazer a diferença! 

Pular para a barra de ferramentas