Contabilidade rural: quais seus objetivos e benefícios?- Blog | Arquivei
Fazer uma boa gestão de contabilidade rural é tarefa que demanda atenção e conhecimento. Saiba os principais benefícios e como fazer.
Publicado em

maio, 2023

Escrito por

Arquivei

Contabilidade rural: quais seus objetivos e benefícios?

Fazer uma boa gestão de contabilidade rural é tarefa que demanda atenção e conhecimento. Saiba os principais benefícios e como fazer.

Contábil



Contabilidade

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

O departamento contábil e financeiro de uma empresa é, por si só, relevante e deve ser administrado com atenção. Quando se trata da contabilidade rural, ou seja, de terras e fazendas, a inovação deve ir além das técnicas de produção. 

Todo negócio deve estar em dia com suas obrigações. Nessa conversa, o agronegócio não fica de fora. Contudo, a rotina das fazendas tem um ritmo acelerado, sendo fácil deixar as questões burocráticas de lado. 

Seja por falta de profissionais ou de informações, deixar de entregar documentos, declarar imposto ou pagar taxas gera muitos prejuízos.

Mas, afinal, por que a contabilidade rural é tão relevante para a sua fazenda? Quais os benefícios de fazer uma boa gestão? Confira, a seguir, o conceito, no que se difere da contabilidade tradicional, as vantagens e boas práticas para o seu controle financeiro.

O que é a contabilidade rural?

A contabilidade rural é o processo que concentra as operações financeiras da agricultura, pecuária e outras atividades rurais. Ela engloba a gestão financeira e prestação de contas ao fisco.

Ou seja, a contabilidade rural lida diretamente com documentações relacionadas à: 

  • produção agrícola;
  • compra e venda de animais;
  • investimentos em maquinário e outros equipamentos;
  • custos de produção, como mão de obra, fertilizantes e ração;
  • despesas operacionais;
  • receitas.

E tem mais. Esse tipo de contabilidade abrange o cálculo e análise de indicadores financeiros específicos do setor agrícola, como a produtividade por hectare

As métricas tradicionais também são usadas. São elas: margem bruta, custo de produção, retorno sobre investimento e outros.

Sendo assim, o principal objetivo é estar em dia com o fisco e também fornecer informações precisas para os gestores do negócio. Assim, há auxílio na tomada de decisões estratégicas, controle dos custos, análise de rentabilidade e receita. 

Tais informações mostram se há viabilidade econômica do negócio rural e ajuda o responsável pelo setor a praticar uma gestão eficiente e sustentável.

Qual a importância e benefícios da contabilidade rural no setor?

O principal ponto de importância do setor parte da conformidade com a lei. Para deixar todos os processos burocráticos em dia, é preciso ter organização. 

Pense bem: uma rotina de operações nas fazendas não se sustentaria por muito tempo com percalços e problemas com o fisco, concorda?

Neste contexto, considere os principais benefícios de realizar uma boa gestão de contabilidade rural

  • Tomada de decisões certeiras;
  • Traz entendimento sobre a realidade financeira do negócio;
  • Planejamento e controle financeiro;
  • Cumprimento de obrigações; 
  • Se resguardar de sanções, multas e encerramento de atividades. 

Quando o assunto é tomar decisões, não é possível ser bem sucedido sem informações confiáveis. Por isso, o acompanhamento contábil oferece dados preciosos para manter a boa saúde da empresa. Além disso, pode mostrar o desempenho no passado, as receitas e taxações.

A contabilidade é um dos grandes aliados para o setor financeiro, tanto no planejamento quanto no controle. Para isso, o responsável por essas atividades tem visibilidade sobre oportunidades de investimentos e a rentabilidade das terras ou animais, por exemplo.

Para o controle de gastos e gestão das transações financeiras, a contabilidade mostra como a empresa deve se portar no momento de compras e vendas. Manter o fluxo de caixa atualizado é um fator importante para isso. 

Quais são as atividades embarcadas?

Atividades embarcadas são todas aquelas realizadas na mesma propriedade, podendo integrar, ou não, diferentes etapas da produção. Elas podem ser agrícolas, agroindustriais e zootécnica.

Atividade agrícola

A área agrícola diz respeito à exploração do solo para o plantio e extração. Alimentos como, legumes, cereais, frutas e verduras — os famosos commodities agrícolas — podem ser utilizados para o consumo ou insumos na agroindústria. 

Essa atividade é tão importante para o mundo, que há registros de agricultores datados há mais de 10 mil anos. A agricultura foi um dos grandes responsáveis pela evolução da sociedade. 

Foi com os nossos antepassados que aprendemos e evoluímos técnicas de cultivo e venda. E, por conta das terras férteis, comunidades foram criadas e os nômades formaram comunidades fixas. Esse foi um dos motivos para o surgimento das civilizações. Ou seja, atividades, que são tão comuns hoje, foram os motivos de ditar como vivemos em comunidade.

Atividade agroindustrial

Para o agroindustrial, há a junção das atividades agrícolas e o processamento e transformação desses produtos. Por isso, uma fazenda não se limita apenas à plantação.

O negócio também fará o processamento para que sejam vendidos nos supermercados. Um bom exemplo dessa atividade é quem planta cana-de-açúcar e também possui uma usina para a produção de açúcar, etanol ou outros produtos originários da cana. 

As vantagens são: diversificar as fontes de receita, ter maior controle sobre a operação e agregar valor de mercado ao negócio. 

Atividade zootécnica

Na zootecnia desenvolve-se produtos de origem animal para o consumo. Neste grupo inclui-se carne, ovos, leite e derivados. 

De modo geral, quem atua nessa área estará presente em todas as etapas do supply chain do agronegócio, como na venda, criação e cuidados de rebanho, aplicando boas práticas de reprodução e extração de consumíveis. 

O objetivo é promover a boa saúde para o animal e, ao mesmo tempo, gerar receita para a empresa. Ter esse tipo de integração permite mais controle e eficiência na produção. 

Quais os principais pontos da contabilidade rural?

Existem alguns fatores relevantes para qualquer segmento e jamais devem ser deixados de lado. O papel de um bom contador rural, por exemplo, é detectar esses pontos e saber como agir. 

Na fazenda, é preciso ter um controle de custos eficaz, estar em dia com o inventário, usar ferramentas para prever ciclos operacionais e registrar as perdas causadas por questões externas. Mas por que esses são os principais pontos?

Ter um controle de custos eficaz

É fundamental para uma boa gestão financeira. Controlar custos deve ser prioridade, pois está presente em todas as etapas de uma produção rural:

  • Insumos;
  • Rações e fertilizantes;
  • Mão de obra;
  • Gastos variáveis;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Despesas extras.

O bom controle só é possível a partir da identificação dos gastos e da rentabilidade das atividades. Assim, tomamos decisões baseadas em informações concretas e otimizamos os recursos disponíveis. 

Inventário rural

Manter o inventário rural atualizado é ponto chave para acompanhar ativos e estoques na propriedade. O registro correto oferece o panorama do negócio e identifica possíveis gargalos, como perda de insumos, necessidade de reposição e gestão do estoque mínimo. 

Prever ciclos operacionais

É possível prever ciclos operacionais quando se tem a disciplina de boas práticas na contabilidade rural. O período envolvido na produção de uma fazenda pode variar com a cultura e atividade realizada. 

Sem esse acompanhamento é difícil entender o tempo necessário para cada fase da operação e atrapalha a gestão do fluxo de caixa e prazos. 

Registro de perdas por questões externas

Faça uma rápida reflexão: não se pode controlar o clima ou a economia do país, certo? O que podemos fazer é registrar as perdas por questões externas, quantificar o impacto e tomar decisões visando a boa saúde do negócio.

Tais situações podem envolver: pragas, doenças, desastres naturais e mudanças no mercado financeiro. 

Quais são os impostos que as empresas rurais precisam declarar?

Empresas rurais têm uma alta carga de tributos sobre suas atividades. São elas:

Como manter toda a contabilidade rural em um único sistema

Para manter os registros das atividades em dia e obter a organização completa da contabilidade rural, o ideal é contar com um único sistema. A gestão de documentos pode ser feita em soluções como a da Arquivei

Com ela, é possível centralizar e organizar eletronicamente todos os documentos fiscais emitidos e recebidos — NF-e e NFS-e. 

Além de armazenamento em um único lugar, a plataforma oferece consulta rápida, categorização, auditoria e integração com outros sistemas de gestão.

Se você está procurando eficiência, agilidade e segurança no seu departamento de contabilidade, você veio ao lugar certo. Acesse o site da arquivei e entenda como podemos ajudar a alavancar o seu negócio. 

Pular para a barra de ferramentas