Consulta de NFe e CTe por chave de acesso na Sefaz - Blog | Arquivei
Consulta de NFe e CTe por chave de acesso na Sefaz
Publicado em

julho, 2020

Escrito por

Yasmin Amaral

Consulta de NFe e CTe por chave de acesso na Sefaz

A consulta de NFe por chave de acesso mudou. Entenda como consultar na Sefaz e conheça a solução que consulta de NFe sem certificado digital.

Contábil



CTe

Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A consulta de NFe e CTe utilizando a chave de acesso da Nota Fiscal era feita por meio do portal da Sefaz e outros serviços online até o começo de julho de 2020. Após a alteração da Confaz, que impede a consulta de XML sem certificado digital, o site da Sefaz também teve que se alterar.

O que antes já era difícil, pois dependia da chave de acesso da Nota Fiscal (44 dígitos), além da digitação do captcha (letrinhas), para fazer a consulta de NFe completa ou resumo, uma de cada vez, hoje ainda é necessário inserir o certificado A1 ou A3.

Essa mudança foi publicada nos ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18 e passa a valer a partir do dia 7 de julho de 2020. Porém, com o Arquivei Lite ainda é possível consultar NFes sem certificado digital.

É importante lembrar que ferramentas de consulta que utilizam o certificado digital para baixar o XML, não serão afetadas, como é o caso do Arquivei. Através da plataforma é possível baixar NFes e CTes, além de armazenar esses documentos fiscais – uma boa prática indicada pela Sefaz.

Entenda abaixo como a consulta de NFe e CTe da Sefaz funcionará a partir de julho de 2020:

Consulta de XML por chave de acesso na Sefaz

O passo a passo para consultar XMLs de NFes e CTes na Sefaz era basicamente o que ilustra a imagem abaixo:

Consultar NF-e completa na Sefaz, agora exige certificado digital
Consultar NFe completa na Sefaz, agora exige certificado digital
  1. Chave de acesso: número de 44 dígitos presentes no DANFe (Documento Auxiliar de NFe);
  1. Captcha: digitação do código (letrinhas) ou validação da opção “Não sou um robô”;
  2. Cookies: habilitar o navegador para gravação de “cookies”.

No caso desta consulta de NFe completa através do site da Sefaz, são informados todos os dados que constam na NFe, incluindo, detalhadamente: as informações do emitente/destinatário, produtos/serviços, totais, transporte, cobrança, informações adicionais e avulsa. Também é apresentada a situação (status) da Nota Fiscal (cancelada, inutilizada, etc), protocolo e datas de inclusão e autorização.

Este tipo de consulta, utilizando a chave de acesso, não será mais possível sem o certificado digital. Outros serviços como Fsist, DANFE Online e WebDANFe também não oferecerão a consulta de NFe completa ou o download do XML sem o uso da assinatura digital.

Assim, é necessário recorrer à uma outra solução que foi desenvolvida pela Arquivei. Veja abaixo:

Solução de consulta de NFe e CTe sem certificado digital

Empresas e escritórios contábeis que dependiam da consulta Nota por Nota da Sefaz, Fsist, DANFe online, WebDanfe e outros, podem se prejudicar para manter a organização fiscal a partir de julho de 2020.

Leia a notícia completa sobre a alteração da Sefaz que impede a consulta sem certificado digital.

Para resolver o problema de pessoas e empresas que ficariam desamparadas, a Arquivei possui uma solução de consulta de NFes por chave de acesso. Caso você ainda não tenha certificado digital, até o dia 30 de novembro de 2020, você poderá consultar NFes pela chave de acesso, no Arquivei Lite. Lembrando que a plataforma do Arquivei Lite utiliza fonte oficial do Governo para a consulta desses documentos fiscais.

Entre no site: https://lite.arquivei.com.br/ e consulte NFe.

Arquivei Lite e a consulta por chave de acesso da NFe
Arquivei Lite e a consulta por chave de acesso da NFe

Essa novidade afeta contabilidades e corporações que precisam consultar XMLs de terceiros, o que ocorre em diversas negociações. Mesmo que o responsável pela escrituração de notas possua a chave de acesso, ele não conseguirá consultar e nem fazer o download sem a presença do certificado digital do destinatário.

Ficou com dúvidas? Deixe seu comentário abaixo, não esqueça de acessar o Arquivei Lite e compartilhar esse artigo nas redes sociais.

Pular para a barra de ferramentas