Baixar XML no FSist: o que mudou e como substituir - Arquivei
Baixar XML no FSist - o que mudou em 2020
Publicado em

julho, 2020

Escrito por

Yasmin Amaral

Baixar XML no FSist: o que mudou e como substituir

Com as mudanças da Sefaz em 2020, o FSist deixou de funcionar sem certificado digital. Saiba como continuar baixando XML por chave de acesso

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A atualização de 2020 dos Ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18 alerta que, para baixar XML da NFe o certificado digital será obrigatório. É o caso de ferramentas como o Fsist, que deixarão de fornecer a consulta de NFe sem certificado digital a partir de 07 de julho de 2020.

Ou seja, a partir dessa data, somente será possível baixar XML da NFe utilizando o certificado digital. Porém, existem algumas soluções que podem te ajudar nesse momento, entenda melhor:

Baixar XML no Fsist e SEFAZ

Até o início de julho de 2020, a SEFAZ permitia a consulta e download do XML da NFe pela chave de acesso, sem necessidade do certificado digital.

Para baixar o XML dessas NFes, o contribuinte precisava inserir a chave de acesso e confirmar o reCaptcha (letrinhas). Tanto no site da SEFAZ, quanto no Fsist, o processo será o mesmo.

Com isso, sobre o download de XML, o site do Fsist já comunicou publicamente que deixará de funcionar sem o certificado digital. Veja abaixo o comunicado na íntegra:

“A partir de 07/07/2020, o portal nacional da fazenda de NFe e CTe vai passar a exigir o certificado digital para consultar a chave de acesso. No caso de NFe poderá ser o certificado do emitente, destinatário, transportador ou de terceiros informados na tag autXML. No caso de CTe poderá ser utilizado o certificado do remetente, destinatário, expedidor, recebedor, tomador ou de terceiros informados na tag autXML. Devido a essa exigência do portal da fazenda, será necessário utilizar o certificado digital para baixar os xmls no site fsist.”

Então, a partir de 07 de julho de 2020, o Arquivei Lite será uma das únicas ferramentas que continuará funcionando pelos meios legais sem a necessidade do certificado digital. Entenda como funciona.

Baixar XML sem certificado digital

Alguns sites como Fsist, DANFe online, WebDanfe e outros, podem apresentar dificuldades para continuar realizando o download de XML. Já o Arquivei Lite está preparado para essa mudança da SEFAZ.

Venha fazer a sua consulta de NFe sem certificado digital no Arquivei Lite, grátis.

Entenda melhor como funciona a plataforma desenvolvida pela Arquivei, para ajudar milhares de empresas a passar por esse período.

Baixar XML com Arquivei Lite

A chave de acesso da Nota Fiscal, muitas vezes é a solução para empresas que precisam baixar o XML sem o certificado digital. Para esses casos, o Arquivei Lite continua funcionando.

O Arquivei Lite é uma ferramenta que permite baixar XML da NFe com chave de acesso, utilizando meios legais, mesmo após as alterações da SEFAZ em 2020.

Entre no site: https://lite.arquivei.com.br/ e faça o download do XML que você precisa. No Arquivei Lite, você pode também realizar a consulta em lotes de até 300 NFes.

Gerador de Lotes de NFes por chave de acesso no Arquivei Lite

Agora, se o contribuinte ainda depende da chave de acesso para baixar o XML, porém tem acesso ao certificado digital, o mais indicado é utilizar uma solução para o download automático, em lote, como é o caso do Arquivei. Veja a seguir.

Baixar XML da NFe sem chave de acesso

Geralmente, as empresas (exceto MEI – Microempreendedor Individual) têm acesso a um certificado digital, formato A1 ou A3. Basta conectar o certificado digital na plataforma do Arquivei e a ferramenta irá baixar o XML de todas as NFes e CTes emitidas contra o CNPJ nos últimos 90 dias.

Além disso, baixar o XML é necessário para fazer conferências e entrega de obrigações, mas é obrigatório também realizar o armazenamento desses documentos fiscais eletrônicos e isso o Arquivei também disponibiliza.

Não é necessário ficar preocupado com espaço de armazenamento e nem com documentos impressos, como é o caso do DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica). Dentro do Arquivei você consegue baixar os XMLs e ainda realizar alguns relatórios – fechamento do mês, conferência de chaves e etc.

Gostou desse post? Curta e compartilhe nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Twitter.

Pular para a barra de ferramentas