Validador XML da Sefaz: como usar - Arquivei
Validador XML
Publicado em

agosto, 2018

Escrito por

Yasmin Amaral

Validador XML da Sefaz: como usar

O arquivo XML deve ser entregue em escriturações ou caso ocorra uma fiscalização da empresa. Por isto é importante validar o XML.

Contábil


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

O arquivo XML é a versão digital da Nota Fiscal eletrônica (NFe), este formato digital deve ser entregue em escriturações e armazenado por, no mínimo 5 anos, para ser entregue ao Governo caso ocorra uma fiscalização da empresa.

Quer consultar todos os seus documentos fiscais e ainda armazenar o XML válido? Experimente grátis o Arquivei e garanta que seus XMLs estejam seguros.

É importante que este arquivo XML seja válido juridicamente, ou seja, tenha a autorização de uso da Secretaria da Fazenda (Sefaz). Por isto, este post irá mostrar como utilizar o validador de XML online:

Validador de XML online e gratuito

Cole o conteúdo do seu arquivo XML no campo abaixo e clique em “validar”:

A Sefaz do Rio Grande do Sul disponibiliza este validador de mensagens dos XMLs de NFes e CTes

Veja o resultado que pode ser retornado:

Resultado da Validação do Schema e de Regras de Negócio
Resultado da Validação do Schema e de Regras de Negócio

Ou então:

Resultado da Validação do Schema e de Regras de Negócio com assinatura digital inválida
Resultado da Validação do Schema e de Regras de Negócio com assinatura digital inválida

Informações disponibilizadas pelo Validador de XML

Segundo as instruções do próprio site validador de XML, o resultado da consulta, além das validações, mostra também outras informações, conforme os grupos de dados que seguem:

Parser XML: verifica se a mensagem está “bem-formada”. Entre outras regras, é verificado se:

  • Existência de um único elemento raiz;
  • Nome da tag com caracteres inválidos;
  • Todas as tags abertas foram fechadas.

Tipos de Mensagem: O Sistema NFe tem vários Web Services (WS) e cada um deles tem definido o leiaute da mensagem que deve ser enviada pela empresa para a Sefaz, assim como o leiaute da mensagem de retorno.

Este “Validador de Mensagens” reconhece todas estas mensagens, além de algumas outras estruturas XML, conforme a tabela que segue.

Estrutura XML
Fonte da tabela: Manual do Validador de Mensagens do Projeto NF-e

As mensagens de resposta da Sefaz para cada um dos Web Services também podem ser validadas neste “Validador de Mensagens”.

Schema XML: é uma linguagem baseada no formato XML para definição de regras de validação (“esquemas”) em documentos XML. Os arquivos XSD (XML Schema Definition) são publicados no Portal da NFe, junto com o Manual de Integração – Contribuinte.

O Schema XML consegue apontar alguns tipos de erro na montagem da mensagem, normalmente aqueles vinculados ao tipo de dado a ser informado em cada elemento (campo numérico ou alfanumérico) e ao domínio do campo.

O “Validador de Mensagens”, dentro dos recursos disponíveis, se propõem a informar o erro de Schema encontrado e o elemento XML vinculado ao erro encontrado.

Certificado Digital do Titular: utilizado para assinar os documentos fiscais e tanto o valor da assinatura, quanto o próprio certificado digital utilizado para a assinatura XML, fazem parte da mensagem. As mensagens de consulta não são assinadas, portanto não contém um “Certificado Digital” usado na assinatura.

Neste grupo de dados é reportado o resultado da verificação do Certificado Digital de Assinatura, podendo inclusive ser visualizado o Certificado Digital no botão “Visualizar”.

Assinatura Digital: neste grupo de dados é reportado o resultado da verificação da Assinatura Digital do documento, feita com o Certificado Digital citado no item anterior.

Veja a anatomia do XML, os campos que existem dentro do arquivo XML.

Consulta de XML validado de NFe e CTe 

Com o Arquivei, a empresa consulta os XMLs de NFes e CTes diretamente da Secretaria da Fazenda. Ou seja, não é necessário passar por um validador de XML online, nota por nota.

Com o XML em mãos, o profissional contábil consegue extrair relatórios por campo da Nota Fiscal, como relatórios de frete, relatórios de CFOP, cuva ABC, entre outros. Veja possíveis relatórios inteligentes com Arquivei.

Dentro da plataforma também é exigido o certificado digital, só assim o Arquivei consegue fazer a conexão com a Sefaz nacional.

Garanta também o armazenamento dos XMLs, já que é obrigatório por no mínimo 5 anos. Armazene suas Notas Fiscais com Arquivei.

Gostou do que leu? Ainda está com alguma dúvida? Então, fique à vontade para deixar um comentário!

Pular para a barra de ferramentas