ERP para logística: quais são os reais benefícios? - Arquivei
Contar com a tecnologia de um ERP para logística pode ser o segredo para alavancar seu negócio. Entenda agora os reais benefícios.
Publicado em

junho, 2023

Escrito por

Arquivei

ERP para logística: quais são os reais benefícios?

Contar com a tecnologia de um ERP para logística pode ser o segredo para alavancar seu negócio. Entenda agora os reais benefícios.

Compras E Estoque



ERPs

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A logística é papel fundamental para as operações de qualquer empresa. Para manter um bom fluxo, é preciso garantir precisão e qualidade de tarefas ao longo da cadeia. Em muitos casos, há complexidades que somente a tecnologia pode ajudar. Assim, o ideal é contar com o ERP para logística

O Sistema Integrado de Gestão Empresarial é um aliado, já que oferece recursos para lidar com múltiplas operações para gerar eficiência no processo. Isso porque ao integrar os sistemas do negócio, centralizamos os dados e facilitamos o sucesso da operação e tomadas de decisões. 

Afinal, como são essas funcionalidades? Quais os reais benefícios de uma solução inteligente como o ERP? Acompanhe a leitura e descubra os benefícios de impulsionar o desempenho da logística.

Quais as principais funcionalidades de um ERP?

Uma solução de Enterprise Resource Planning oferece um leque de opções e é modular. Ou seja, você pode implementar a ferramenta da maneira que atenda as necessidades da empresa. 

Mesmo que o sistema possa variar, por conta do segmento e fornecedor, o ERP possui as seguintes funcionalidades para a logística:

  • Emissão e gestão de documentos eletrônicos;
  • Gestão de recursos humanos e departamento pessoal;
  • Integração de setores, processos e dados;
  • Integração com outros sistemas já implementados;
  • Cálculos tributários;
  • Gestão de fornecedores;
  • Controle orçamentário, de estoque e inadimplência;
  • Gestão de compra, venda e relacionamento com clientes;
  • Padronização, automação e transparência de processos;
  • Identificação e mitigação de erros;
  • Processamento e armazenamento de dados para a segurança de informações sensíveis e confidenciais.

Como o setor de logística pode se beneficiar utilizando um ERP?

Gestão dos pedidos

Gerir pedidos de compra dos fornecedores e venda aos clientes não é tão simples quanto parece. Em um sistema complexo, qualquer erro pode se tornar um grande problema para o restante da cadeia.

Para gerir com eficiência, o sistema de gestão integrada automatiza o fluxo de pedidos ao encaminhar informações adequadas para os departamentos corretos. Eles podem ser estoque, produção, faturamento e expedição.

Outro benefício é o monitoramento do progresso do pedido. Nesse caso, o processo vai desde o recebimento até a preparação, embalagem, envio e entrega. Dessa forma, o seu negócio tem um aliado no cumprimento de prazos.

Todas as NFes em plataforma única

Além de centralizar e organizar todos os documentos fiscais, o sistema oferece acesso rápido e fácil ao que se necessita no momento. Outro benefício relevante é a garantia de conformidade fiscal. 

Quando se apoia nessa tecnologia, conseguimos configurar a aplicação de regras fiscais automaticamente e gerar as obrigações fiscais corretamente. Neste contexto, minimizamos o risco de erros fiscais, multas e sanções decorrentes de problemas com o fisco.

Página inicial de NFe Arquivei

Controle de estoque

A logística sem um controle de estoque eficiente não traz bons resultados, concorda? Nesse caso, o uso do programa é aliado em vários momentos. 

Isto é, pode-se contar com o ERP para rastreamento de materiais, organização de armazéns, planejamento de demanda, compras, gestão de fornecedores e frota de veículos.

Quem é responsável pelo estoque sabe: o desperdício e encalhe de produtos podem ser evitados com o uso da tecnologia. Por ser tão flexível e integrável, a ferramenta oferece grande facilidade para fazer inventários, e também facilita a entrada, saída e quantidade nos armazéns.

Ou seja, ele garante a rotatividade e disponibilidade dos materiais. Ao mesmo tempo, manda avisos quando há falta e excesso. 

O resultado é produtividade da equipe e foco nas demandas estratégicas, já que a solução digital poupa trabalhos manuais repetitivos e simplifica a visão do armazém. 

Gestão financeira

Identificar e mitigar riscos na zona financeira é um dos maiores desafios deste departamento. Na logística, qualquer percalço como este pode prejudicar e até paralisar o processo. 

Já com o uso de um ERP, o gerenciamento das finanças é simplificado. Isso quer dizer que a equipe pode se beneficiar do sistema para:

  • Contas a pagar e receber;
  • Controle de recursos;
  • Fluxo de caixa;
  • Orçamentos;
  • Investimentos;
  • Previsão de despesas;
  • Análise financeira. 

Expedição dos produtos

Precisa de ajuda para expedir produtos? O ERP para logística cumpre esse papel também. Há possibilidades para os relatórios de cargas, romaneios, minutas e até etiquetas — para tornar esse processo mais simples e prático.

Com a integração de dados precisos sobre as vendas, acompanhamos o status de cada remessa, desde a preparação até a entrega final. E, se usado com a expedição e centralização de notas fiscais em um único lugar, a tarefa fica ainda mais automatizada, evitando erros humanos. 

Seleção dos melhores fornecedores

Como saber qual é o melhor fornecedor de insumos e matéria-prima? Se a sua equipe opta pelo mais econômico, saiba que pode estar cometendo um grave erro. Entender o melhor custo benefício para o seu negócio é um estudo longo e pode deixar os gestores mais atarefados. 

Ao invés disso, que tal contar com o sistema integrado de gestão para empresas? Com um painel simples de visualizar, encontre os fornecedores certos para o cenário atual. 

Ele faz isso por meio da análise de desempenho em cada opção, facilita a gestão de contratos, informa as melhores opções de prazos de entrega e qualidade. O resultado disso é a facilidade de avaliação e comparação.

Emissão de relatórios inteligentes

Nos últimos anos, a inteligência de dados e de negócios passou a ser peça-chave para tomar decisões certeiras. 

Neste sentido, um bom ERP para logística também possibilita a análise prática de dados. Ou seja, gera relatórios personalizados e constrói um dashboard de informações precisas, modular  e atualizadas a todo momento. 

Dados na nuvem

Seus dados contam com mais segurança quando são processados e armazenados na nuvem. Isso quer dizer que mesmo com a máquina comprometida de vírus ou danificada, os arquivos que foram integrados estão seguros. Adicionalmente, elimina-se a necessidade de infraestrutura, como servidores.

Além de reduzir os custos de aquisição, manutenção e atualização dessas máquinas, os dados podem ser consultados a qualquer momento. E tem mais: extingue a necessidade de conexão com a internet para serem visualizados e manuseados.

Como ter um ERP para logística?

Se interessou e acha que um ERP para a logística do seu negócio pode ser a chave do sucesso? Então, esse é o momento de entender como ter um sistema integrado como esse. 

Primeiro, identifique e avalie suas necessidades. Um dos casos mais comuns de melhoria em uma cadeia de suprimentos é o fluxo de entrada e saída. Nesse caso, não deixe de pesquisar por fornecedores de ERP para planejar a implementação da melhor forma possível. 

Para ajudar a sua empresa na avaliação das necessidades na logística, que tal consultar o guia completo de controles fiscais nos processos de compras e recebimento? 

Pular para a barra de ferramentas