6 dicas para começar a empreender na contabilidade agora mesmo!
6 dicas para começar a empreender na contabilidade
Publicado em

outubro, 2021

Escrito por

Arquivei

6 dicas para começar a empreender na contabilidade

Pensando em empreender na área de contabilidade e não sabe por onde começar? Calma, nós vamos te ajudar!

Contábil



Dicas

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Pensando em empreender na área de contabilidade e não sabe por onde começar? Calma, nós vamos te ajudar!

Para um contador operar um negócio de sucesso, requer não apenas educação e experiência em contabilidade, mas também conhecimento de construção de negócios.

Na verdade, muitos contadores frequentemente chegam a cargos de gerência sênior, seja como CFOs fazendo a transição para CEOs ou como administradores assumindo negócios em dificuldades. Portanto, dar o salto para o empreendedorismo é um passo lógico, especialmente porque você já possui uma vasta experiência relevante e uma rede ativa de profissionais de alto calibre para recorrer. 

Mas a chave para empreender na contabilidade é entender como você pode transferir esse conhecimento e experiência para um modelo de negócios funcional. Isso significa identificar um produto ou serviço essencial que você vai oferecer aos clientes e, em seguida, concentrar suas energias na geração de leads em torno dele.

Selecionamos algumas instruções importantes para você ter sucesso nessa empreitada.

6 dicas para começar a empreender na contabilidade

1. Pesquise o mercado

Antes de definir no que você irá empreender dentro da contabilidade é fundamental realizar uma pesquisa do mercado e estratégias para oportunidades de crescimento. O primeiro passo é criar uma lista restrita de concorrentes. A pesquisa de mercado é um grande trunfo nesta fase. Quanto mais informações coletadas sobre as vendas de seus concorrentes por país e categoria, mais clara será a imagem que você terá sobre se eles estão atuando em mercados semelhantes ou se você está perdendo oportunidades de crescimento.

2. Descubra o que os clientes desejam

Você pode considerar a realização de uma pesquisa informal de empresas que identificou como sendo clientes em potencial. Pergunte o que eles consideram insatisfatório em seu atual contador, se houver alguma coisa. Muitos empresários acusam seus contadores de terem pouco interesse em como seus negócios funcionam ou em oferecer conselhos sobre como crescer ou melhorar a lucratividade. Isso pode ser algo em que você possa se basear.

Seja proativo ao descobrir quais serviços os clientes em potencial gostariam que você prestasse, sugerindo serviços que eles podem não ter considerado.

3. Desenvolva um plano de negócio

Um plano de negócios é a estratégia central de uma empresa para fazer negócios lucrativos. Os planos geralmente incluem informações como produtos ou serviços que a empresa planeja vender, mercados-alvo e quaisquer despesas previstas. Um modelo de negócios é um plano de alto nível para operar lucrativamente um negócio em um mercado específico. Um componente principal do modelo de negócios é a proposição de valor . Esta é uma descrição dos bens ou serviços que uma empresa oferece e por que eles são desejáveis ​​para os clientes ou clientes, idealmente declarados de uma forma que diferencie o produto ou serviço de seus concorrentes.

4. Encontre e se especialize em um nicho

A concorrência é forte no setor de contabilidade. Parece que toda empresa tenta oferecer todos os serviços possíveis a todos. Portanto, para empreender na contabilidade e ter sucesso, é essencial encontrar o seu nicho, pois as riquezas estão nos nichos. Isso mesmo! Você vai gerar mais receita para sua empresa se concentrar em um nicho. E há muitas razões para isso. Por um lado, você desenvolve uma melhor compreensão do que seus clientes precisam de você. Sim, cada cliente oferece um desafio único. Mas quando você se limita a um nicho, também encontrará muitos problemas comuns.

Isso significa que você pode criar processos para lidar com esses problemas. Seus clientes vão adorar você porque você realmente entende seus pontos fracos. Além disso, você obtém o bônus adicional de tornar sua empresa mais eficiente.

A qualidade do seu serviço também melhora. Sua experiência dentro do nicho o torna um especialista. As pessoas virão até você porque você tem um histórico comprovado de ajudar empresas como a delas a ter sucesso. 

5. Desenvolva um plano de marketing

Finalmente, chegamos ao marketing. Agora, você pode tentar atingir cada setor com sua estratégia de marketing. Com as etapas acima bem definidas, principalmente o público-alvo, fica muito mais fácil divulgar o seu negócio. Inclusive, hoje já existem estratégias de marketing voltadas para a contabilidade, como o marketing digital contábil

6. Use a tecnologia 

A tecnologia já é uma realidade e todos os profissionais devem se adequar às novas mudanças do novo cenário. Além disso, a melhor forma de garantir o crescimento do seu negócio é já começar com uma boa base tecnológica. Invista no seu negócio em ferramentas que facilitem o seu serviço!

Um bom exemplo de ferramenta que pode melhorar a rotina de negócios contábeis é o Arquivei, software de gestão de notas fiscais que permite a consulta de NFe diretamente do site da Sefaz. A solução permite baixar os arquivos XML das notas fiscais emitidas contra seu CNPJ automaticamente, facilitando o gerenciamento e arquivamento seguro dos documentos.

Assim, fica muito mais fácil gerenciar sua empresa contábil e se organizar para atender vários clientes com uma equipe enxuta.

Conclusão 

Como vimos, para empreender na contabilidade, você precisará de um pouco mais do que um talento especial para números. É necessário compreender seu mercado-alvo, definindo metas de negócios. Para empreender, seja na contabilidade ou em qualquer outra área, também é preciso encontrar um propósito. Os empreendedores precisam de mais do que entusiasmo e inspiração para fazer seu negócio funcionar. Enfatizamos também a importância de se ter um nicho bem definido e objetivos claros para seus negócios.

Para atrair mais clientes para o seu negócio próprio, confira o nosso conteúdo sobre qualificação de leads. E para facilitar a gestão de notas fiscais da sua empresa e estar sempre em dia com as suas obrigações, experimente o Arquivei!

Pular para a barra de ferramentas