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5 forças de Porter: o que é e como aplicar a análise no seu negócio
Publicado em

setembro, 2021

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5 forças de Porter: o que é e como aplicar a análise no seu negócio

Se você deseja que seu negócio seja bem-sucedido, fazer a análise das 5 Forças de Porter é o caminho. Afinal, este modelo permitirá que você examine o andamento do seu negócio e preste atenção às cinco principais preocupações que você tem sobre a sua empresa.

Gestão de Empresas


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Se você deseja que seu negócio seja bem-sucedido, fazer a análise das 5 Forças de Porter é o caminho. Afinal, este modelo permitirá que você examine o andamento do seu negócio e preste atenção às cinco principais preocupações que você tem sobre a sua empresa. 

Vamos ensinar a você exatamente o que são as 5 Forças de Porter e como elas são implementadas. Confira!

O que são as 5 Forças de Porter

Descrito pela primeira vez por Michael Porter em seu clássico artigo de 1979 na Harvard Business Review, o professor e fundador da consultoria The Monitor Group, é o criador da ferramenta de análise estratégica denominada 5 forças de Porter. A análise desenvolvida por Porter deu início a uma revolução no campo da estratégia de negócios. 

Basicamente, as 5 Forças de Porter é um processo que envolve considerar cinco das principais preocupações sobre o progresso de sua empresa. O modelo segue uma estrutura para determinar a competitividade de um negócio, que consiste em saber:

  1. Ameaça de produtos substitutos
  2. Ameaça de entrada de novos concorrentes
  3. Poder de negociação dos fornecedores
  4. Poder de negociação dos clientes
  5. Rivalidade entre os concorrentes

Uma análise das Cinco Forças pode ajudar as empresas a avaliar a atratividade do setor, como as tendências afetarão a concorrência no setor, em quais setores uma empresa deve competir — e como as empresas podem se posicionar para o sucesso.

Aqui, discutiremos cada uma das forças e como você pode implementá-las para o seu negócio ou o progresso da empresa. 

1. Ameaça de produtos substitutos

A primeira etapa é observar o quão intensa é a competição dentro do seu nicho. Os principais insights que você deve reunir nesta fase são:

  • O nível de competição no mercado;
  • Principais concorrentes;
  • Uma compreensão clara de sua estratégia competitiva.

Se os concorrentes puderem entrar em seu mercado com pouco dinheiro e esforço, você precisará adaptar sua estratégia para lidar com quaisquer rivais em potencial.

Para proteger o seu negócio e a sua posição no mercado é válido entender o que é necessário para fazer uma nova entrada em seu campo. Isto é, entender as barreiras e os regulamentos estritos, pois isso o deixará ciente da marca de tempo em que você pode fazer um novo movimento sempre que sua posição estiver sendo desafiada por uma nova entrada. Com isso, você terá tempo suficiente para apresentar algo melhor no mercado que será o salvador de sua posição no mercado.

2. Ameaça de entrada de novos concorrentes

Determine a probabilidade de seus clientes substituírem seu produto ou serviço por uma alternativa que resolva a mesma necessidade. Para fazer essa análise, responda às seguintes perguntas:

  • Quais são os diferenciais entre seu produto / serviço e o concorrente?
  • Quantos produtos substitutos estão disponíveis neste mercado?
  • Qual é o custo de mudar para um produto concorrente?
  • Seria difícil fazer a troca?

Vamos a um exemplo: pense no que o iPod fez para o mercado de CD. O iPod usou uma nova tecnologia para atender à mesma necessidade que o CD preencheu por anos — oferecendo aos clientes uma maneira portátil de ouvir música. Hoje vemos os aplicativos de streaming de música como o Spotify, Deezer e o Apple Music substituindo os CD ‘s.

Se quiser manter sua posição no mercado, terá que lidar com todos os problemas que seus possíveis substitutos podem impor. Você deve saber quantos concorrentes estão disponíveis no mercado e como eles estão trabalhando em sua área. Como empresa, você deve acompanhar o custo que está competindo com seus produtos no mercado. Sua empresa deve ter um plano adequado para mudar para os produtos ou serviços mais recentes, caso outra pessoa os introduza no mercado. 

3. Poder de negociação dos fornecedores

Aqui, analisamos a facilidade com que os fornecedores podem aumentar seus preços e, assim, afetar seus resultados financeiros. Comece conferindo quantos fornecedores sua empresa tem; quantos fornecedores alternativos você pode encontrar; compare os preços deles aos de seu fornecedor atual; e calcule o quão caro seria mudar de um fornecedor para outro.

Lembre-se de que seu fornecedor pensa estrategicamente, assim como você. Se o seu fornecedor entender que poucas outras empresas poderiam atender à mesma necessidade, eles poderiam cobrar mais de você por seu serviço exclusivo.

A razão pela qual a maioria dos fornecedores aumenta o preço de um produto específico é porque seu produto é único ou não está prontamente disponível. Para evitar esse problema, conte com mais fornecedores para um único produto. Pois, sempre que tiver que enfrentar esse problema, você pode facilmente mudar para uma alternativa mais barata.

Leia: 5 erros comuns na seleção de fornecedores

4. Poder de negociação dos clientes

Além de analisar o valor de fornecedores, no modelo estratégico das 5 Forças de Porter, você precisa identificar o poder e opções de compra de seus clientes. Segundo Michael Porter, se houver apenas alguns compradores e muitos fornecedores, a parte vendedora terá de competir mais, portanto, o mercado será menos atraente. Um exemplo de indústria em que os clientes têm muito poder é a indústria automobilística. Existe apenas um número limitado de fabricantes de automóveis. O mercado é enorme, então como fornecedor você pode fornecer uma peça para um carro, isso imediatamente significa muito giro. Muitos fornecedores de fabricantes de automóveis dependem totalmente do fabricante de automóveis e portanto, têm pouco poder de negociação. 

O poder do comprador é importante para as empresas B2B (business-to-business) e B2C (business-to-customer). O poder do comprador será maior quando houver poucos compradores, os produtos não forem diferenciados uns dos outros e o custo de mudar de um fornecedor para outro for baixo.

Quando os compradores têm poder, eles podem jogar as empresas rivais umas contra as outras, reduzindo os preços em todo o setor.

5. Rivalidade entre os concorrentes

Os concorrentes no mercado podem ser um grande perigo potencial para a posição que você ocupa no mercado. Isso ocorre porque eles podem fornecer os mesmos produtos por preços mais baixos. Isso pode fazer com que seus clientes alternem facilmente entre você e seus concorrentes.

Por isso, na quinta etapa da 5 Forças de Porter você precisa examinar o número e a força de seus concorrentes existentes. Como? Analisando seus concorrentes. Responda às seguintes perguntas:

  • Quantos concorrentes você tem?
  • Quem são seus maiores concorrentes?
  • Como a qualidade dos produtos ou serviços deles se compara aos seus?
  • O que diferencia sua empresa da concorrência?
  • Quanto custará para um de seus clientes mudar para um concorrente?

Quando você sabe as respostas para todas essas perguntas de acordo com as condições de seu mercado, pode facilmente fazer movimentos inteligentes no mercado para ganhar e manter sua posição.

Como implementar as 5 Forças de Porter para a melhor o seu negócio

Uma ótima maneira de obter e manter a posição no mercado é examinar seu negócio, utilizando as 5 Forças de Porter como uma comparação com os concorrentes no mercado.

Após obter respostas para todas as perguntas relacionadas, você poderá fazer alguns movimentos inteligentes para obter uma posição melhor no mercado. Aqui estão alguns dos movimentos recomendados para ter uma posição melhor no mercado.

Torne-se líder no mercado

Você deve apresentar seu produto como um item único no mercado em termos de preço, qualidade e características. Esta forma eficiente de marketing proporcionará melhores vendas.

Foco em seus compradores

Quais são as necessidades reais dos seus clientes? Eles precisam de um produto específico que não conseguem em outro lugar? Como você pode posicionar sua empresa para ser a número um na mente do cliente? Focar nos clientes pode levar a retornos acima da média. Sempre tenha em mente o que seus concorrentes estão fazendo. Encontre uma maneira de fazer isso melhor, mais barato ou de forma diferente para atender às necessidades de seu comprador.

Considere criar um mapa de jornada do cliente para entender melhor seu comprador e suas necessidades.

Controle o custo de seus produtos no mercado

A última coisa a se concentrar é o preço. Enquanto você tenta oferecer o melhor preço do mercado, você nunca deve tentar comprometer a qualidade. Isso fará com que você perca seus clientes.

Conclusão

Definitivamente, para estar no topo do mercado, você não só precisa focar em si mesmo, mas também dar uma olhada nos seus concorrentes e nas tendências do mercado. Com a ajuda das 5 Forças de Porter, você pode examinar seus negócios em busca de diferentes fatores e fazer movimentos inteligentes e eficientes para obter a melhor posição.

Para aprimorar a sua estratégia de negócio, confira o nosso conteúdo sobre como escrever um plano de marketing estratégico.

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