Plano de Marketing Estratégico: Como escrever um eficiente
Como escrever um plano de marketing estratégico
Publicado em

junho, 2021

Escrito por

Arquivei

Como escrever um plano de marketing estratégico

Um plano de marketing estratégico bem pensado e executado pode ter um impacto profundo no crescimento do seu negócio. A estratégia de marketing é uma das estratégias mais importantes que você irá desenvolver e vale a pena dedicar um tempo para acertá-la.

Gestão de Empresas


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Um plano de marketing estratégico bem pensado e executado pode ter um impacto profundo no crescimento do seu negócio. A estratégia de marketing é uma das estratégias mais importantes que você irá desenvolver e vale a pena dedicar um tempo para acertá-la.

O plano estratégico é o que orienta seus esforços gerais de marketing, o que garante que você atinja os públicos certos e esteja atento sobre suas metas e objetivos. Ele fornece uma maneira prática de medir o status e o sucesso de suas iniciativas.

Neste post, vamos te explicar passo a passo sobre como escrever um plano de marketing estratégico capaz de contribuir para o sucesso da sua empresa.

O que é planejamento estratégico de marketing

Em um mercado hipercompetitivo, aprender a se adaptar e a criar valor para os clientes-alvo são características importantes. Mas como conseguir isso? Aprendendo a desenvolver estratégias de longo prazo, sempre de forma perspicaz e visionária.

Um plano de marketing é um documento estratégico que especifica os mercados-alvo de sua organização, objetivos de marketing, programas e atividades para alcançá-los, prazos e recursos a serem utilizados, de acordo com orçamentos definidos.

O objetivo de um plano de marketing é definir estratégias para envolver o público a fim de atingir os objetivos de negócios. Em empresas menores, o escopo de um plano é normalmente anual e para todo o negócio. Em organizações maiores, seu foco mudará, dependendo do tipo de organização. 

Como criar um plano de marketing estratégico eficaz

Como cada empresa e as necessidades de seu público-alvo são únicas, é essencial ter em mente que dois processos estratégicos de marketing nunca serão iguais. No entanto, há uma série de etapas gerais para saber como criar um plano de marketing estratégico exclusivo. 

Você sabia que automatizar sua rotina fiscal garante mais produtividade? Com isso, você ganha tempo para se dedicar a outras atividades da empresa, como desenvolver um bom plano de marketing estratégico, por exemplo. Quer ter mais tempo sobrando para se dedicar a outras tarefas? Então conheça o Arquivei!

Analise a situação atual da empresa

Para um plano de marketing estratégico é fundamental e essencial executar uma “análise da situação” da empresa. Isto é, considerar pontos fortes e fracos de uma organização e as oportunidades potenciais disponíveis no mercado para o seu gênero de produto ou serviço. 

Você precisará de um conhecimento profundo sobre o seu negócio e os de seus concorrentes. Isso vai ajudar a ter uma ideia de onde sua empresa está no mercado e onde você precisa fazer alterações para atender às demandas do mercado. Você também pode identificar e explorar oportunidades externas com alto potencial para promoção de produtos e aumento de lucros.

Identifique e defina o mercado-alvo

Busque dados sobre o sue público-alvo, como dados demográficos, idade, sexo, entre outros. Considere a realização de pesquisas sobre estilos de vida, preferências e personalidades para entender a mentalidade dos seus clientes-alvo. Esta é uma etapa importante no processo de criação de estratégias de marketing eficazes, pois atuará como um ponto de referência quando você elaborar planos para relações públicas e campanhas de mídia.

Defina seus objetivos de marketing 

Sem objetivos de marketing claramente definidos, as estratégias de marketing se tornam menos eficazes. Os objetivos de marketing são essenciais, pois podem ser usados ​​como parâmetro para julgar o sucesso de um plano de negócios. Definir metas junto com um cronograma para alcançá-las ajudará você a acompanhar o progresso do negócio de forma eficiente. Essas metas podem ser de curto ou longo prazo, mas você deve sempre garantir que sejam realistas e específicas. Isso ajuda a medir melhor a eficácia do seu plano estratégico.

Decidindo a abordagem e os canais 

A abordagem de marketing deve estar de acordo com os padrões de mercado, público e recursos disponíveis. Ela é baseada em dois tipos de pessoas dentro do público-alvo – aquelas que não têm conhecimento do produto, mas provavelmente estarão interessadas (clientes em potencial) e aquelas que estão cientes do produto ou são clientes existentes. Para atingir clientes potenciais, são utilizadas técnicas de marketing como campanhas publicitárias, email marketing, anúncios em jornais e campanhas de mídia. Ao tentar reter os clientes existentes, por outro lado, você pode empregar técnicas como programas de fidelidade, ofertas especiais ou descontos e eventos de valorização do cliente.

A abordagem também define os canais de comunicação usados ​​para fazer propaganda. De anúncios em canais de TV  a posts nas redes sociais, a publicidade vem em todas as formas e tamanhos. Selecionar os canais certos para suas campanhas pode fazer uma grande diferença nos resultados e afetar diretamente o retorno sobre o investimento.

Orçamento

Sem um orçamento bem definido, um plano de marketing não será eficaz. Portanto, ao elaborar o plano orçamentário da sua empresa, lembre-se de que o marketing é essencial para o crescimento do seu negócio. 

Coloque em prática o plano de marketing estratégico

Com todo o planejamento definido, é hora de colocar suas táticas e processos em ação. Esta etapa verá você e sua equipe de marketing irão trabalhar na elaboração de cronogramas para cada tática e campanha. Seja o mais específico possível com essas tarefas para garantir que elas possam ser realizadas com eficácia. 

Avaliar, modificar, repetir

Esta fase é onde muitas organizações cometem um erro crítico. É importante ter em mente que seu processo de marketing estratégico será um esforço contínuo – você deve procurar continuamente por pontos de aprimoramento do plano. Periodicamente acompanhe suas metas e métricas, pois isso será crucial para avaliar o sucesso geral do planejamento.

Conclusão

O marketing estratégico desempenha um papel crucial em uma organização, pois contribui para o sucesso geral de uma empresa. O plano, quando bem estruturado, garante que você esteja preparado para os desafios e riscos antes que surjam, o que lhe dá uma vantagem sobre os concorrentes. Além disso, com ele é possível prever tendências futuras e também se preparar para situações desfavoráveis. É importante ressaltar que você também pode modificar seus planos estratégicos de marketing com base nas tendências de mercado em constante mudança. Ter um planejamento de marketing dá uma direção geral ao seu negócio. Ele pode ajudar as empresas a traçar o caminho para atingir as metas com uma tomada de decisão eficaz.

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