Contador: seis dicas para se manter atualizado - Arquivei
Contador: seis dicas para se manter atualizado
Publicado em

agosto, 2021

Escrito por

Arquivei

Contador: seis dicas para se manter atualizado

Para o contador é um desafio enorme se manter atualizado com as frequentes alterações nas legislações contábil, tributária e trabalhista, visto que temos cerca de 20 normas editadas por dia.

Contábil



Contabilidade

Dicas

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Para o contador é um desafio enorme se manter atualizado com as frequentes alterações nas legislações contábil, tributária e trabalhista, visto que temos cerca de 20 normas editadas por dia.

Inclusive, foi realizado um estudo e publicado pelo Jornal Folha de S.Paulo que afirma que, para conhecer o sistema de tributos brasileiros em vigor, seria necessário ler 327 mil artigos, com 763 mil parágrafos, 2,4 milhões de incisos e 321 mil alíneas.

Só por essa notícia acima, já podemos imaginar o desafio no dia a dia do profissional contábil, que ainda precisa lidar com as alterações em CPC’s, normas contábeis, pronunciamentos e por aí vai.

No entanto, a contabilidade não se resume em apenas legislações que o contador precisa se atualizar, vai muito além. 

Isso porque o profissional contábil também precisa ficar atento às tecnologias disponíveis, permanecer estudando e renovando seus conhecimentos para auxiliar seus clientes, visando o crescimento da empresa de forma eficaz e segura.

Afinal, todo cliente quando entra em contato com o seu contador para sanar alguma dúvida quer que ela seja respondida com toda clareza possível. Por isso, é fundamental que o profissional esteja em constante aprendizado e tenha conhecimento amplo da legislação.

Pensando nesse desafio que todo contador enfrenta, decidimos elaborar este artigo com dicas para se manter atualizado, visto que é muito importante realizar as pesquisas em sites e meios de comunicação confiáveis.

Portanto, sem mais delongas, vamos às dicas.

1. Busque fontes de informação e atualização que sejam confiáveis

Sabemos que o principal meio de busca pelas atualizações é realizado por meio da internet e, muitas vezes, por redes sociais, fóruns, blogs e sites que fornecem conteúdos contábeis. Porém, o grande problema é que não são todos confiáveis.

É incrível termos acesso às novas legislações, alterações e cursos, tudo na palma da mão, mas precisamos ficar atentos à veracidade da notícia. Dessa forma, vamos listar alguns sites confiáveis em que todo contador pode realizar suas pesquisas e estar sempre atualizado:

  • Diário Oficial – Através dele você terá acesso a toda legislação publicada, como atos normativos, atos pessoais, contratos, editais e avisos. Ele também está disponível em aplicativo, basta baixar no seu celular e ativar as notificações.
  • Site da Receita Federal – Nele é possível conferir as legislações, a agenda tributária com datas de obrigações federais e as últimas notícias. Além disso, ele também redireciona para outros sites confiáveis.
  • Site da Secretaria da Fazenda e Planejamento – Nesse caso, é preciso lembrar que cada estado possui seu site e sua legislação, então procure o estado do seu interesse, acesse e veja todas as informações que ele disponibiliza.
  • Sites e Blogs especializados no assunto: Sites como o Portal Contábeis e o próprio Blog da Arquivei são fontes de informações confiáveis sobre as mudanças, legislações, atualizações e outros assuntos do universo contábil. 

2. Seja assinante de alguma plataforma específica para contabilidade

Nos dias atuais, é fundamental que todo profissional contábil seja assinante de alguma plataforma específica em assuntos contábeis, pois, além delas disponibilizarem todas as alterações e novas legislações, o contador também tem direito à assessoria.

Existem várias plataformas disponíveis, como: 

  • Econet;
  • Cenofisco;
  • IOB.

Mesmo sendo plataformas com assinatura mensal, com certeza vale a pena o investimento, pois são informações confiáveis. Além disso, ao invés do profissional contábil acessar vários sites procurando as últimas notícias, basta acessar o único portal da sua assinatura e encontrar tudo o que deseja, de forma simples, prática e segura.

3. Invista em conhecimento, cursos e treinamentos

Como já sabemos, o contador precisa estar sempre atualizado não só em relação à legislação, mas também é necessário investir fortemente em cursos e treinamentos para sempre garantir um atendimento exclusivo, seguro e atual, trazendo inovação e assim garantindo a satisfação do seu cliente.

Estão disponíveis alguns cursos e treinamentos gratuitos para o contador, como os citados a seguir: 

  • Programa de Educação Continuada da Entidade (PEPC) – O CFC (Conselho Federal de Contabilidade) junto com o CRC (Conselho Regional de Contabilidade) disponibilizam o PEPC, que auxilia os contadores a se manterem atualizados e sempre em evolução na profissão.

Vale lembrar que esses cursos contam pontos e que todo profissional contábil que possui o registro do CRC deve cumprir 40 pontos por ano-calendário.

  • Sebrae – O Sebrae também disponibiliza de forma gratuita alguns treinamentos muito interessantes e importantes para os contadores. Então vale muito a pena acessar o site e ver todos os seus benefícios.

Além dos cursos disponíveis gratuitamente, o contador pode pesquisar por treinamentos que são pagos, o importante mesmo é investir sempre e continuamente em conhecimento.

4. Treine sua equipe

Assim como o contador responsável pelo escritório precisa sempre se atualizar, o mesmo também deve ocorrer com todos os seus colaboradores. Isso porque sabemos que na rotina da maioria dos escritórios de contabilidade, as dúvidas dos clientes, quando não são muito específicas, são respondidas pelos colaboradores.

Portanto, é fundamental que sua equipe seja treinada regularmente a cada 15 dias, informando as novidades nas legislações, como gerir o tempo, gerenciamento de pessoas, dentre outros temas que você pode incluir nos treinamentos.

Temos a certeza de que os colaboradores irão se desenvolver muito mais e você terá a segurança de que toda informação repassada para seu cliente estará correta.

5. Leia constantemente

Quem é contador sabe que o hábito de leitura é fundamental, visto que precisa constantemente ler legislações, notícias, pesquisas, entre outras demandas.

Mas quando falamos que é preciso ler constantemente não estamos apenas focando em leis, e sim em livros variados. O hábito de ler desenvolve tanto o pessoal quanto o profissional, ampliando o conhecimento lexical, sintático, bem como desenvolvendo a capacidade argumentativa para os mais diversos tipos de situações comunicativas. 

Por isso, busque nos livros o desenvolvimento pessoal e profissional, procurando assuntos e temas que tragam prazer e conhecimentos diversos. Reserve um tempo de leitura na sua rotina!

6. Use e abuse da tecnologia

Por último e não menos importante, use e abuse da tecnologia, pois ela facilitará seu dia a dia.

Antes, a tecnologia era pouco explorada no setor contábil. Mas, todas as mudanças e inovações que a própria Receita Federal traz, como os Sped’s, fizeram com que o setor tecnológico começasse a olhar para os escritórios de contabilidade.

Portanto, o uso de tecnologias passou a melhorar os sistemas utilizados e, consequentemente, melhorar a gestão contábil como um todo. Então, fique de olho, pois a tecnologia facilita a rotina contábil, tornando-a mais leve, ágil e descomplicada, bem como facilita a forma de lidar com todas as informações, as quais ficam mais precisas e, dessa forma, as chances de cometer erros diminui drasticamente.

Sendo assim, ofereça sempre o melhor para seu cliente, ou seja, disponibilize para ele ferramentas que também irão facilitar seu dia a dia.

Com o Arquivei, por exemplo, o contador pode automatizar a conferência do SPED Fiscal na hora da entrega. Afinal, analisar nota por nota seria quase impossível. Com o Arquivei, você confronta informações antes do envio, mitigando a possibilidade de erros. 

Além disso, com o Painel de Acesso Básico, você pode consultar automaticamente as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ do seu cliente, sem a necessidade de esperar pelo envio delas. Além disso, o seu cliente também pode fazer o upload de todas as notas de saída e centralizar todas as informações em um mesmo lugar. 

Acesse o nosso infográfico O que é e como usar o Painel de Acesso Básico e veja todas as vantagens dessa funcionalidade do Arquivei

Para concluirmos, analisando com calma tudo o que foi abordado no artigo, é possível perceber que ser contador nos dias atuais é um grande desafio, exigindo muito comprometimento, conhecimento e, principalmente, muita paixão no trabalho desenvolvido, pois só assim é possível alcançar êxito no que faz.

Por fim, lembre-se: quem multiplica o conhecimento aprende muito mais. Então compartilhe com seus colegas, realize debates, troque informações e esteja em constante aprendizado!

E para saber mais sobre o assunto, leia o nosso artigo sobre Contabilidade Moderna e fique por dentro sobre como modernizar o seu setor de contabilidade.

Pular para a barra de ferramentas