Há diversas áreas de atuação do profissional de contabilidade, e uma delas é a contabilidade gerencial. A atividade, crescente nas empresas, vem se transformando em uma ferramenta de gestão, que leva as empresas a outro nível de faturamento e lucratividade.
Pensando na importância que a contabilidade gerencial possui e a crescente expansão dessa atividade nas empresas, resolvemos escrever este artigo. Nele, você descobrirá tudo sobre essa área, a sua importância, e o profissional habilitado para exercer a função. Confira!
O que é contabilidade gerencial
A contabilidade gerencial pode ser definida como um processo de fornecimento de informações financeiras e recursos aos gerentes na tomada de decisões. Ela é utilizada apenas pela equipe interna da organização, e isso é a única coisa que a diferencia da contabilidade financeira. Nesse processo, as informações financeiras e relatórios como fatura e balanço financeiro são compartilhados pela administração financeira com a equipe de gestão da empresa.
O objetivo da contabilidade gerencial é examinar, interpretar e revelar informações financeiras para possibilitar que uma empresa atinja seus objetivos comerciais e de desenvolvimento.
As funções da contabilidade gerencial em uma empresa
A contabilidade gerencial é uma parte da contabilidade que se desenvolveu a partir da necessidade de fazer mais uso da contabilidade para tomar decisões gerenciais. Ela ajuda no desempenho de cada uma dessas funções das seguintes maneiras:
Fornecimento de dados
A contabilidade gerencial serve como uma fonte vital de dados para o planejamento financeiro da empresa. Portanto, os gerentes podem usar essa análise e dados para planejar as atividades da organização. Por exemplo, se os dados recentes mostram uma queda nas vendas para uma determinada região, o gerente de vendas pode aconselhar sua equipe e planejar alguma ação para corrigir a situação. A contabilidade gerencial pode ajudar a abordar esses tipos de questões, bem como prever tendências de negócios em potencial.
Leia: Como usar a análise de dados na contabilidade
Tomada de decisão
Para tomar a melhor decisão para uma organização, os dados estatísticos e as informações contábeis são fundamentais. A contabilidade gerencial aplica informações analíticas sobre várias alternativas para facilitar a administração na tomada de decisões.
Previsão de fluxos de caixa
A previsão de fluxos de caixa e seu efeito em um negócio são informações financeiras importantes que um gerente deve saber. A contabilidade gerencial envolve a criação de orçamentos e gráficos de tendências para que os gerentes de negócios possam utilizar essas informações para determinar como alocar orçamento e recursos para gerar o crescimento de receita previsto.
Medição de desempenho
As empresas que contam com o serviço de contábil gerencial podem medir de forma eficaz seu desempenho. Pois, com o auxílio dos dados contábeis, é possível comparar seus resultados reais com as projeções feitas durante as fases de planejamento e orçamento. A contabilidade gerencial utiliza métodos analíticos para auxiliar a administração a melhorar as variações positivas e evitar as negativas.
Comunicação
A contabilidade gerencial é um importante meio de comunicação. Pois, diferentes níveis de gerenciamento (superior, médio e inferior) precisam de diferentes tipos de informações. Por exemplo, a alta gerência de uma organização precisa de informações concisas em intervalos relativamente longos, a média gerência precisa de informações regularmente e a gerência inferior está interessada em informações detalhadas em intervalos curtos. A contabilidade gerencial estabelece a comunicação dentro da organização, atendendo às diferentes necessidades de informações.
Controle financeiro
A contabilidade gerencial ajuda a traduzir determinados objetivos e estratégias em metas específicas para a realização em um determinado período de tempo e assegura o cumprimento efetivo dessas metas de forma eficiente. Tudo isso viabilizado por meio do controle orçamentário e do custeio-padrão, parte integrante da contabilidade gerencial.
Contabilidade gerencial x financeira
A principal diferença entre as duas áreas da contabilidade está relacionada a quem se destina às informações. No caso da gerencial, as informações contábeis destinam-se a ajudar os gerentes e funcionários dentro da organização a tomar decisões de negócios bem informadas. Enquanto a contabilidade financeira se destina a fornecer informações financeiras a partes fora da organização (fornecedores, investidores e governo).
Além disso, há a questão da periodicidade dessas informações contábeis. A contabilidade financeira, por exemplo, as empresas possuem prazos para fornecer informações e precisam respeitar as obrigações fiscais. Já a contabilidade gerencial não é legalmente exigida e pode ser estruturada de acordo com as necessidades da empresa, já que as informações serão de uso interno.
Apesar das diferenças, a contabilidade gerencial precisa da ajuda da contabilidade financeira para tomar as decisões certas. Enquanto a contabilidade financeira não depende dos resultados da contabilidade gerencial.
Como exercer a função
Como dito anteriormente, a contabilidade gerencial se trata de uma área de atuação da contabilidade. Portanto, o profissional habilitado para desenvolver as funções dessa atividade deve ser o Contador, ou seja, o bacharel em curso superior na área de Ciências Contábeis, devidamente inscrito no seu conselho de classe, Conselho Regional de Contabilidade (CRC), distribuído pelos estados brasileiros.
Além das habilidades contábeis e analíticas, os contadores gerenciais também devem ter uma compreensão da organização, seu modelo de negócios, seu contexto estratégico e sua posição competitiva. Eles também precisam das pessoas e das habilidades de liderança necessárias para garantir que apliquem seus conhecimentos de forma eficaz, seja na forma de fornecer contas, informações, análises ou insights à gerência.
A solução Arquivei
O Arquivei é uma plataforma de consulta, download e exploração de documentos fiscais. A plataforma baixa em formato XML sem a necessidade de Chave de Acesso e armazena esse e outros documentos fiscais, como NFSe, NFCe e CTe momentos após serem emitidos pelo fornecedor.
Isso permite à empresa ter autonomia sobre todos os documentos fiscais e não ficar dependente de e-mails para obter o arquivo XML das NFes que talvez nem chegariam ao seu conhecimento.
Uma solução como o Arquivei ainda permite um gerenciamento de Notas muito mais eficiente e poupa os departamentos fiscal e contábil de ter surpresas desagradáveis numa fiscalização da Receita Federal.
Consulte, faça download e armazene todas as Notas Fiscais emitidas contra o seu CNPJ em nuvem com segurança. Além disso, crie relatórios personalizados que te ajudarão a transformar os dados das Notas Fiscais em informações valiosas para gerar insights estratégicos. Você pode fazer o teste grátis na plataforma. Experimente agora mesmo!
Conclusão
Ao adotar o serviço de contabilidade gerencial, uma empresa pode aumentar drasticamente sua produtividade e eficiência, pois terá mais acesso a informações e relatórios. Em suma, essa área da contabilidade atua como uma ferramenta muito útil para a gestão de um negócio.
Para saber mais, leia nosso artigo sobre contabilidade moderna: por que e como modernizar o seu escritório.