O Que É Contabilidade Gerencial E Seus Benefícios | Arquivei
O que é contabilidade gerencial e como aplicar
Publicado em

setembro, 2023

Escrito por

Arquivei

O Que É Contabilidade Gerencial E Seus Benefícios

Entenda o que é a contabilidade gerencial e quais os benefícios que ela traz para quem opta por utilizá-la!

Contábil



Contabilidade

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Há diversas áreas de atuação do profissional de contabilidade, e uma delas é a contabilidade gerencial. A atividade, crescente nas empresas, vem se transformando em uma ferramenta de gestão, que leva as empresas a outro nível de faturamento e lucratividade.

Pensando na importância que a contabilidade gerencial possui e a crescente expansão dessa atividade nas empresas, resolvemos escrever este artigo. Nele, você descobrirá tudo sobre essa área, a sua importância, e o profissional habilitado para exercer a função. Confira!

O que é contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial pode ser definida como um processo de fornecimento de informações financeiras e recursos aos gerentes na tomada de decisões. Ela é utilizada apenas pela equipe interna da organização, e isso é a única coisa que a diferencia da contabilidade financeira. Nesse processo, as informações financeiras e relatórios como fatura e balanço financeiro são compartilhados pela administração financeira com a equipe de gestão da empresa. 

O objetivo da contabilidade gerencial é examinar, interpretar e revelar informações financeiras para possibilitar que uma empresa atinja seus objetivos comerciais e de desenvolvimento.

Qual a diferença da contabilidade gerencial para a contabilidade tradicional

A contabilidade tradicional segue as normas e os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP, sigla em inglês para Generally Accepted Accounting Principles) e que tem como finalidade atender às exigências legais, fiscais e regulatórias.

Ela é voltada para o registro dos fatos contábeis ocorridos no passado e para a elaboração das demonstrações financeiras, como o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício (DRE) e a demonstração dos fluxos de caixa (DFC).

Além disso, o modelo tradicional de contabilidade tem um caráter mais externo, pois visa atender aos interesses dos usuários externos da informação contábil, como os acionistas, os credores, os investidores e os órgãos governamentais. Ela também tem um caráter mais uniforme e padronizado, pois segue as mesmas regras para todas as organizações.

Qual a diferença entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira

A principal diferença é que a contabilidade financeira é um ramo da contabilidade tradicional que se dedica à análise das demonstrações financeiras e à avaliação do desempenho econômico-financeiro das organizações.

Ela utiliza indicadores financeiros, como a liquidez, a rentabilidade, o endividamento e o giro do ativo, para medir a situação patrimonial e os resultados obtidos pelas organizações.

Qual a função da contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial serve para fornecer informações úteis para a tomada de decisões estratégicas e operacionais nas organizações. Ela ajuda os gestores a definir os objetivos, as metas, as estratégias e os planos de ação da organização.

Essa ferramenta também ajuda os gestores a monitorar e avaliar o desempenho das atividades realizadas pela organização. Ela ainda ajuda os gestores a identificar e resolver problemas, aproveitar oportunidades e implementar melhorias.

A contabilidade gerencial no desempenho de cada uma dessas funções das seguintes maneiras:

Fornecimento de dados

A contabilidade gerencial serve como uma fonte vital de dados para o planejamento financeiro da empresa. Portanto, os gerentes podem usar essa análise e dados para planejar as atividades da organização. Por exemplo, se os dados recentes mostram uma queda nas vendas para uma determinada região, o gerente de vendas pode aconselhar sua equipe e planejar alguma ação para corrigir a situação. A contabilidade gerencial pode ajudar a abordar esses tipos de questões, bem como prever tendências de negócios em potencial.

Tomada de decisão

Para tomar a melhor decisão para uma organização, os dados estatísticos e as informações contábeis são fundamentais. A contabilidade gerencial aplica informações analíticas sobre várias alternativas para facilitar a administração na tomada de decisões. 

Previsão de fluxos de caixa

A previsão de fluxos de caixa e seu efeito em um negócio são informações financeiras importantes que um gerente deve saber. A contabilidade gerencial envolve a criação de orçamentos e gráficos de tendências para que os gerentes de negócios possam utilizar essas informações para determinar como alocar orçamento e recursos para gerar o crescimento de receita previsto.

Medição de desempenho

As empresas que contam com o serviço de contábil gerencial podem medir de forma eficaz seu desempenho. Pois, com o auxílio dos dados contábeis, é possível comparar seus resultados reais com as projeções feitas durante as fases de planejamento e orçamento. A contabilidade gerencial utiliza métodos analíticos para auxiliar a administração a melhorar as variações positivas e evitar as negativas.

Comunicação

A contabilidade gerencial é um importante meio de comunicação. Pois, diferentes níveis de gerenciamento (superior, médio e inferior) precisam de diferentes tipos de informações. Por exemplo, a alta gerência de uma organização precisa de informações concisas em intervalos relativamente longos, a média gerência precisa de informações regularmente e a gerência inferior está interessada em informações detalhadas em intervalos curtos. A contabilidade gerencial estabelece a comunicação dentro da organização, atendendo às diferentes necessidades de informações.

Controle financeiro

A contabilidade gerencial ajuda a traduzir determinados objetivos e estratégias em metas específicas para a realização em um determinado período de tempo e assegura o cumprimento efetivo dessas metas de forma eficiente. Tudo isso viabilizado por meio do controle orçamentário e do custeio-padrão, parte integrante da contabilidade gerencial.

Qual a importância da contabilidade gerencial

Gestão eficiente

Ao utilizar os dados contábeis para gerar relatórios gerenciais, você pode acompanhar o desempenho do seu negócio de forma mais precisa e objetiva, identificando os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, as metas e os indicadores de resultado. Assim, você pode planejar e executar as ações necessárias para melhorar a gestão do seu empreendimento.

Controle de desperdícios

A contabilidade gerencial também ajuda a reduzir os custos e aumentar a lucratividade do seu negócio, pois permite identificar e eliminar os desperdícios de recursos, seja de tempo, dinheiro, materiais ou mão de obra. Com isso, você pode otimizar os processos e aumentar a eficiência operacional da sua empresa.

Controle financeiro

Outro benefício da contabilidade gerencial é o controle financeiro, que consiste em acompanhar as entradas e saídas de dinheiro do seu caixa, bem como o fluxo de caixa projetado para o futuro. Dessa forma, você pode evitar surpresas desagradáveis, como falta de capital de giro, endividamento excessivo ou inadimplência.

Além disso, com a contabilidade gerencial você pode planejar melhor os investimentos e as aplicações financeiras do seu negócio.

Dados sobre o negócio

A contabilidade gerencial também fornece dados relevantes sobre o seu negócio, como o faturamento, o lucro, a rentabilidade, a margem de contribuição, o ponto de equilíbrio, o grau de alavancagem operacional e financeira, entre outros.

Esses dados permitem avaliar a saúde financeira e econômica da sua empresa, bem como compará-la com os concorrentes e com o mercado.

Tomada de decisão

Um dos principais benefícios da contabilidade gerencial é a tomada de decisão. Ao ter acesso às informações geradas pela contabilidade gerencial, você pode tomar decisões mais assertivas e embasadas em dados reais, evitando erros e riscos desnecessários. Assim, você pode definir as melhores estratégias para o seu negócio, seja para aumentar as vendas, reduzir os custos, expandir o mercado ou diversificar os produtos ou serviços.

Previsibilidade

Por fim, a contabilidade gerencial também permite ter uma visão mais ampla e antecipada do seu negócio, pois possibilita fazer projeções e cenários futuros com base nos dados históricos e nas tendências do mercado. Com isso, você pode se preparar melhor para as mudanças e as oportunidades que podem surgir no seu ramo de atuação.

Como a contabilidade gerencial funciona

A contabilidade gerencial funciona por meio da coleta, do registro, da análise e da interpretação dos dados contábeis da sua empresa. Esses dados são transformados em informações gerenciais que podem ser utilizadas para a gestão do negócio.

Para isso, é preciso seguir alguns passos:

  • Definir os objetivos e as metas da sua empresa;
  • Escolher os indicadores de desempenho que serão acompanhados;
  • Estabelecer os critérios e as metodologias para a apuração dos dados contábeis;
  • Organizar e classificar os dados contábeis em relatórios gerenciais;
  • Analisar e interpretar os relatórios gerenciais;
  • Tomar as decisões com base nas informações gerenciais.

Como aplicar a contabilidade gerencial de forma prática

Para aplicar a contabilidade gerencial de forma prática no seu negócio, você pode contar com a ajuda de um software especializado em gestão contábil. Esse tipo de ferramenta facilita a coleta, o registro, a análise e a interpretação dos dados contábeis, gerando relatórios gerenciais de forma automática e confiável.

Além disso, você pode contar com a ajuda de um contador profissional, que pode orientar você sobre as melhores práticas e as normas contábeis vigentes, bem como sobre as questões tributárias e fiscais do seu negócio.

Um exemplo de solução que pode auxiliar o seu negócio na aplicação da contabilidade gerencial é a Arquivei, uma plataforma online que permite consultar, baixar e gerenciar as notas fiscais eletrônicas da sua empresa.

Com a Arquivei, você pode integrar as notas fiscais com o seu sistema contábil, facilitando a apuração dos dados contábeis e a geração de relatórios gerenciais.

A Arquivei também oferece diversos recursos que podem ajudar você na gestão do seu negócio, como:

  • Dashboard com gráficos e indicadores sobre as suas vendas, compras, clientes e fornecedores;
  • Download o arquivo XML das notas fiscais eletrônicas sem necessidade de chave de acesso;
  • Armazenamento seguro e ilimitado  nuvem de documentos fiscais, como NFSe, NFCe e CTe momentos após serem emitidos pelo fornecedor
  • Alertas sobre as notas fiscais canceladas, denegadas ou inutilizadas;
  • Busca avançada por qualquer campo das notas fiscais;
  • Suporte técnico especializado e atendimento personalizado.

Se você quer saber mais sobre a Arquivei e como ela pode ajudar você na aplicação da contabilidade gerencial no seu negócio, clique aqui e conheça mais sobre nossas soluções!

Pular para a barra de ferramentas