Perfil Contador: como deve ser o novo profissional da contabilidade?
Qual o perfil do novo profissional da Contabilidade?
Publicado em

julho, 2021

Escrito por

Arquivei

Qual o perfil do novo profissional da Contabilidade?

Já passou o tempo em que o contador era responsável apenas por calcular impostos e cuidar do departamento fiscal e financeiro de uma empresa. Hoje, há cada vez mais profissionais no mercado e as mudanças tecnológicas impactaram muito na maneira de trabalhar. Um profissional da Contabilidade Moderna precisa ter habilidades em outras áreas do conhecimento para contribuir com o crescimento de uma companhia ou escritório.

Contábil



Contabilidade

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Já passou o tempo em que o contador era responsável apenas por calcular impostos e cuidar do departamento fiscal e financeiro de uma empresa. Hoje, há cada vez mais profissionais no mercado e as mudanças tecnológicas impactaram muito na maneira de trabalhar. Um profissional da Contabilidade Moderna precisa ter habilidades em outras áreas do conhecimento para contribuir com o crescimento de uma companhia ou escritório.

Diante disso fica a dúvida: quais são as novas habilidades que um gestor deve buscar em um contador? Quais áreas ele precisa dominar? Veja a seguir! 

Evolução dos profissionais de contabilidade

O contador não pode ser mais um simples profissional que registra dados em livros contábeis e fiscais. A tecnologia avançou e permitiu que muitas atividades burocráticas e repetitivas fossem automatizadas. Assim, os software deram espaço para que os humanos pudessem aperfeiçoar suas habilidades. 

Em vez de produzir dados, o contador hoje é responsável por saber realizar uma análise financeira e estratégica das empresas para prever os impactos contábeis sobre as decisões do gestor.

Um exemplo disso é que o profissional contábil não pode mais olhar apenas para o departamento financeiro como um mero registro de entradas e saídas de caixa. Ele deve ir além e fazer projeções sobre o que esses valores vão representar no futuro. 

Será preciso oferecer um novo produto ou serviço? Ou é necessário reduzir custos para que a empresa tenha mais lucratividade? Esses são apenas alguns questionamentos simples que devem ser respondidos por um contador. Por esse motivo, o gestor deve avaliar muito bem se o profissional tem esses conhecimentos antes de contratá-lo.

Essa evolução na contabilidade não aconteceu apenas na maneira de trabalhar, mas no número de profissionais formados e registrados nos conselhos. Veja o exemplo abaixo:

Novo perfil do profissional de contabilidade: Evolução do número de profissionais registrados no país por ano

Importância buscar um profissional que domine áreas que vão além do departamento fiscal e financeiro

A oferta crescente de ferramentas para automatizar processos permitiu que o trabalho do contador deixasse de ser burocrático para se tornar analítico e gerencial. Em grandes empresas, por exemplo, há cargos de CAO (Chief Accounting Officer) para que seja exercida uma função de gestão. E esse novo perfil de profissional também pode trazer muitas vantagens para um escritório.

Hoje, o contador deve saber desenhar operações com o intuito de promover economia fiscal para a empresa. Por exemplo: ele pode indicar uma área mais adequada para expandir o negócio, em função de benefícios fiscais, e traçar estratégias para o crescimento da companhia.

Contudo, esse trabalho só será possível se o contador tiver um conhecimento especializado em diversas áreas do conhecimento. Veja alguns exemplos:

Jurídico e Controladoria

O contador tem como responsabilidade estar atualizado sobre as novas legislações que interferem no departamento financeiro e fiscal de uma companhia. Se ele não souber, por exemplo, que ocorreu uma mudança no valor da tributação de ICMS, ele poderá calcular os impostos de maneira errada. E isso vai interferir em todo o contexto das operações.

Ele também deve acompanhar as mudanças do mercado financeiro e mundial, taxas de câmbio e normas de exportação e importação para conseguir desenvolver análises e orientar os gestores. Sem um conhecimento aprofundado sobre essas questões e uma visão global do mercado, ele corre o risco de colocar a empresa em uma “furada”. 

Portanto, no momento de uma entrevista você deve verificar se o contador possui esse perfil de ir atrás de informações e se ele tem uma visão ampla dos negócios.

Línguas estrangeiras

O novo perfil do contador também está preparado para o crescimento das organizações. Cada vez mais companhias estrangeiras participam do mercado nacional, e com isso, o profissional passou a utilizar outras línguas na comunicação com os demais colaboradores.

Sendo assim, o gestor deve avaliar se o profissional possui um conhecimento fluente da língua inglesa para que ele consiga transmitir seus conhecimentos para os colaboradores de outros países. 

É muito comum em empresas multinacionais o envio de reportes para os gestores externos, com uma explicação sobre a aplicação de tributos. E se o contador não souber fazer isso, surgirão questionamentos e dúvidas sobre a credibilidade da equipe brasileira.

Portanto, se o contador da sua empresa tiver essa habilidade de se comunicar em outras línguas ele poderá poderá agregar valor ao trabalho de toda a equipe.

Esse profissional ainda é raro no mercado, por isso, se você encontrá-lo deve valorizá-lo sob o risco de perdê-lo para os concorrentes. 

Capacidade de se atualizar

As leis e tributos mudam constantemente, assim como a maneira de trabalhar. Por isso, uma habilidade comportamental muito importante para o contador é a capacidade de buscar a atualização. 

Uma graduação já não basta para atender todas as exigências de uma empresa. Por isso, um gestor deve buscar um profissional que tenha especializações e sede de conhecimento. Também é importante oportunizar a participação dele em workshops e demais eventos na área para que ele possa acompanhar as evoluções do mercado. 

Também é essencial que o contador saiba se comunicar bem com os demais departamentos de uma empresa (comercial, marketing e produção). As áreas estão cada vez mais interligadas e o relacionamento interpessoal é fundamental para esse profissional.

Lembre-se: ele muitas vezes precisará buscar informações com os outros setores para criar relatórios e fazer a análise de dados. E se o contador não souber dialogar e respeitar o perfil das outras áreas isso poderá gerar um transtorno na equipe.

Portanto, você deve buscar para a sua empresa um contador que tenha interesse em aperfeiçoar as suas habilidades técnicas e que saiba dialogar com os demais membros da companhia. 

Big Data

A tecnologia, quando bem utilizada, disponibiliza um oceano de dados para serem analisados pelos profissionais contábeis. Portanto, não basta apenas utilizar os recursos básicos de um software, é fundamental saber extrair e usar as informações que vão proporcionar a criação de um diferencial no mercado. 

Logo, se você encontrar um contador com esse conhecimento e perfil de “cientista de dados”, ele poderá trazer muita contribuição para a empresa no que se refere à análise de informações. Contudo, esse ainda é um profissional que está em falta e deve ser muito bem valorizado. 

Automatização 

Para dar conta das novas skills desejadas pelo novo profissional da contabilidade, automatizar processos é fundamental. Afinal, com a eliminação de trabalhos manuais, além da mitigação de riscos de erros, sobra tempo para se dedicar a outras atividades.

Com o Arquivei, por exemplo, você automatiza a conferência do seu SPED Fiscal, confrontando as informações. Experimente grátis e faça o teste!

Você percebeu como a área contábil evoluiu? Por esse motivo, você deve buscar um profissional altamente capacitado para atuar no departamento fiscal ou financeiro da sua companhia. Dessa forma, ele poderá contribuir com a gestão e o crescimento do negócio. 

Quer saber mais como a tecnologia pode fazer auxiliar nos trabalhos da sua empresa? Conheça os aplicativos essenciais para o dia a dia da equipe contábil!

Pular para a barra de ferramentas