A consulta de NFe MG tem como objetivo verificar se a NFe (Nota Fiscal eletrônica) está autorizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-MG).
A escrituração contábil só é possível caso o contribuinte tenha em mãos suas NFes completas. Dessa forma, é importante manter a consulta e armazenamento de Notas Fiscais em dia.
Atenção! Fique atendo à PORTARIA CAT Nº 162/2008, CAPÍTULO VI - O emitente e destinatário da Nota Fiscal devem guardar o arquivo XML pelo prazo de 5 anos, para apresentação ao Fisco, sob risco de multa de até 1 mil reais por XML não apresentado. O Arquivei consulta, baixa e armazena 100% das NFes e CTes emitidos contra seu CNPJ. Para começar é grátis: Consultar NFes>>
A seguir, mostraremos o passo a passo para realizar a consulta da NFe MG e como executar esse trabalho de maneira prática.
Consulta de NFe através da Sefaz MG
Fazer a consulta de NFe pelo site da Sefaz-MG (ou de qualquer outro Estado) não é tão simples. Primeiro é preciso escolher entre o “Ambiente de Produção” ou “Ambiente de Homologação”:

Neste caso, seguiremos pelo “Ambiente de Produção” na consulta por Chave de Acesso. Antes de continuar a consulta, existe um aviso no Portal da Sefaz MG:

Ao prosseguir na consulta de NFe MG, será disponibilizada a seguinte tela:

Com as seguintes “Observações”:
- Chave de Acesso deve ser informado o número de 44 dígitos presentes no DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica);
- reCAPTCHA é um serviço que protege este site contra spam e abuso, passe por ele para prosseguir com a consulta.
Enfim a consulta de NFe através do Portal Sefaz MG:

As NFes podem ser consultadas por qualquer empreendedor, inclusive MEI (Microempreendedor Individual).
Caso a nota não seja encontrada no banco de dados, é preciso verificar se ele consta como autorizado no site da Sefaz. O problema, geralmente, é causado por falhas de sincronia entre a base de dados nacional e a Sefaz de origem do emitente.
O sistema de consulta NFe MG e das outras Secretarias da Fazenda permite consultar o status de apenas uma Nota Fiscal por vez.
Para fazer consulta automática de NFe MG em lote, veja abaixo:
Consulta automática de NFe MG
O Arquivei oferece a consulta automática de NFe, CTe e MDFe através do acesso às Secretarias da Fazenda do Brasil inteiro, inclusive a Sefaz MG.
Basta inserir o seu certificado digital A1 ou A3 e clicar com “Consultar NFes” para obter todos os XMLs de NFes do últimos 90 dias:

A consulta de NFes automática também é realizada em lote, sem a necessidade de digitação de chaves de acesso das Notas Fiscais.
Com o Arquivei, os arquivos XML ficam armazenados na nuvem, oferecendo mais segurança para o seu negócio.
Se você ainda não experimentou o Arquivei, faça um teste gratuito e consulte todas as suas NFes dos últimos 90 dias.
Caso o contribuinte insista em fazer a consulta de NFe através do site da Sefaz MG, é necessário cumprir com todos os requisitos. Veja abaixo:
Obrigatoriedade da consulta de NFe MG
A consulta da validade, existência ou autorização de uma NFe MG é obrigatória apenas por parte do destinatário.
Além da obrigatoriedade de consulta, também é necessário armazenar as NFes MG por lei, durante 5 anos.
Sendo assim, o DANFe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica) é apenas um documento impresso que acompanha a mercadoria junto à chave de acesso, não tem validade jurídica e não precisa ser armazenado.
Disponibilidade da consulta de NFe MG
A legislação estabelece que a consulta de NFe completa no Portal Nacional ou junto às Secretarias da Fazenda deve ficar disponível por pelo menos 180 dias, contados a partir da sua autorização.
Depois desse período, deverá ficar disponível a consulta resumida, que contém somente as informações básicas para a identificação da NFe.
Para ter todas as suas NFes armazenadas com segurança e sem a necessidade de se preocupar se eles vão sumir ou não, experimente o Arquivei, faça um teste gratuito.
Não se esqueça de assinar nossa newsletter para manter-se atualizado sobre obrigações do Fisco:
[contact-form-7 id=”10711″ title=”Blog Newsletter post body”]
Conclusão
Agora que você aprendeu o passo a passo da consulta NFe MG, que tal baixar um e-book gratuito que explica mais sobre o assunto? No nosso Guia Básico de Notas Fiscais Eletrônicas você encontra tudo sobre obrigatoriedades e armazenamento.
Fica claro que o antigo modelo de trabalho — baseado em funcionários perdendo tempo com cobranças e arquivamentos consultas de NFe manuais, além de altíssimos gastos com a conta telefônica — já não se sustenta mais.
Se você ainda não experimentou os serviços do Arquivei, faça um teste gratuito e veja como sua empresa poderá ganhar mais produtividade e agilidade.