Como Consultar Notas Fiscais Eletrônicas - São Paulo | Arquivei
Consultar NFe SP
Publicado em

novembro, 2023

Escrito por

Arquivei

Como Consultar Notas Fiscais Eletrônicas De São Paulo

Aprenda como consultar notas fiscais eletrônicas em São Paulo (SP) pelo CNPJ, chave de acesso ou de forma automática!

Fiscal



Dicas

Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Como empreendedor, você deve saber que as notas fiscais eletrônicas (NFes) são documentos fiscais obrigatórios para todas as organizações que realizam operações comerciais no Brasil, independente do porte. 

Para se ter uma ideia, até quem é MEI tem a obrigação de emitir notas fiscais. Para facilitar a consulta, elas são emitidas no meio digital e armazenadas em sistemas.

Para São Paulo, a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) disponibiliza um sistema online para consulta de notas fiscais eletrônicas. É importante ressaltar que o sistema é gratuito, podendo ser acessado por qualquer pessoa, seja ela empresa, órgão público e até consumidor.

Neste artigo, você encontrar as iformacçoes mais importantes sobre consultar as notas fiscais eletrônicas de São Paulo por meio dos seguintes tópicos:

  • Consulta de NFes na SEFAZ de São Paulo;
  • Consulta de notas fiscais eletrônicas de SP usando o CNPJ, chave de acesso ou de forma automática;
  • As principais vantagens da consulta automática de notas fiscais.

Como consultar NFes na SEFAZ de São Paulo?

Para consultar as notas fiscais eletrônicas de São Paulo, você pode acessar o sistema online oferecido pela Secretaria da Fazenda. 

Primeiro, vá até o site da SEFAZ de São Paulo. Já na página inicial, clique em “Serviços” e na opção “Consulta Pública NF-e”. Agora, é só inserir o número da nota fiscal que deseja consultar ou a chave de acesso no campo indicado.

Depois de clicar no botão “Consultar”, você verá todas as informações da nota em questão, incluindo os detalhes da transação.

Instruções da Sefaz para baixar XML da NFe
Instruções da Sefaz para baixar XML da NFe

Como consultar notas fiscais eletrônicas de SP pelo CNPJ

Sabia que é possível consultar NFes de São Paulo pelo CNPJ de quem a emitiu? É rápido e simples. Para fazer isso, acesse o site da SEFAZ-SP e escolha a opção “Consulta de NF-e por CNPJ”.

Agora, basta adicionar a sequência numérica que compõem o CNPJ desejado. Você também pode selecionar o período e os outros filtros disponíveis no site, para mais precisão.

Como consultar NFse de SP pela chave de acesso

Como já mencionado anteriormente, também podemos fazer uma consulta de nota fiscal usando a chave de acesso, sendo essa opção simples e direta. Para isso, faça os mesmos passos do tópico anterior: acessar o site e clicar na opção consulta NF-e. 

Porém, dessa vez você vai inserir a chave de acesso da nota fiscal desejada e completar os outros dados solicitados. Assim, todos os detalhes do documento estarão disponíveis. 

Alguns profissionais optam por esse método quando precisam verificar uma NFe específica em um curto espaço de tempo, Isso quer dizer que não há a necessidade de buscar todas as notas fiscais de uma empresa para encontrar uma única nota fiscal. 

Como consultar notas fiscais de SP de forma automática

Até esse ponto você já sabe como realizar uma consulta de NF, referente a produtos, Mas e quanto às notas fiscais de serviços? Para consultá-las você deve saber que é diferente de outros documentos. 

Enquanto as NFes e CTes estão centralizados em uma única base nacional, as NFSes têm o gerenciamento concentrado nas prefeituras de cada município brasileiro. Ou seja, quem mora no estado de São Paulo, mas vive na cidade de São Carlos, deve saber que as notas de serviços estarão no site da prefeitura de São Carlos. 

Mas isso levanta alguns questionamentos: se a sua empresa possui tantas notas para consultar, seja de produtos ou serviços (e outros documentos fiscais), o ideal seria gastar o tempo da minha equipe para checá-las? 

A resposta para essa pergunta é mais simples que parece: é possível consultar as notas fiscais de forma automática e poupar tempo. Isso tudo graças à Arquivei. Por meio da plataforma, o empreendedor consegue obter todas as notas feitas contra seu CNPJ, facilitando o trabalho de vários setores dentro da empresa. 

Por isso, com o Certificado Digital A1 em mãos você agenda todas as operações de consulta de novas notas automaticamente pela plataforma da Arquivei. Assim, você escolhe um horário e todos os dias esses documentos estarão no sistema, sem a necessidade de acessar o site da SEFAZ ou fazer qualquer outra ação manual, como inserir o CNPJ. 

É ainda mais prático e fácil, veja:

  1. Uma vez cadastrado no sistema Arquivei, faça o login e acesse “Minha Conta” no menu lateral esquerdo;
  2. Clique em “Certificados e Agendamentos”.
  3. Localize a empresa para o agendamento e clique em Agendar. Atenção: para receber as notas diretamente da Sefaz, selecione a opção de consulta completa.
  4. Confira todo o processo em “Ver Detalhes” e confirme. Pronto! 

Viu como é simples? A partir disso, o sistema da Arquivei vai realizar novas consultas a cada 2 horas, sem necessidade de ação manual. Devemos ressaltar que esse tempo é o padrão determinado pela Sefaz, como uma boa prática de uso do web service deles.

Aproveite seu teste de 07 dias grátis da Arquivei e consulte suas notas automaticamente!

Vantagens da consulta automática de notas fiscais

Se ainda tem dúvidas sobre a consulta automática de notas, veja a seguir as principais vantagens de optar por essa facilidade:

  1. Centralização de documentos fiscais em um só lugar: automatizar significa obter todos os todos os documentos em um só lugar, e quem realiza a gestão fiscal sabe o quão difícil é juntar documentos de vários lugares e plataformas diferentes. A centralização facilita encontrá-los no dia a dia, e também diminui a chance de perda.
  2. Facilidade de captura de documentos: automatizar esse processo significa eliminar a etapa de trabalho manual do processo. Além disso, a facilidade de capturar esses documentos torna essa opção ainda mais atrativa, basta ter o certificado digital e o CNPJ.
  3. Economia de tempo no dia a dia: é como falamos anteriormente, para processos iguais, o trabalho manual acabará e vai recomeçar. Já a automatização da captura é feita de forma automática. Dessa forma, sua equipe consegue dedicar mais tempo em atividades mais estratégicas para a empresa.
  4. Minimiza erros e problemas com o fisco: você já deve ter esquecido de pagar alguma conta, lembra? Quando há trabalho manual, as chances de esquecer de armazenar um documento fiscal são maiores. 

Com a automatização, isso não será um problema. Todas as notas estarão em um só lugar, eliminando a dependência dos fornecedores para ter acesso a elas e também diminuindo os problemas com o fisco pela falta de armazenamento. 

E então, está pronto para ter todas essas vantagens ao consultar as notas fiscais eletrônicas de São Paulo? Sabendo dos processos necessários para obter esses documentos, é hora de aproveitar as vantagens oferecidas pela Arquivei! Que tal? Conheça nossa plataforma gratuitamente aqui. 

Pular para a barra de ferramentas