Consultar NFe pelo número da nota - Blog | Arquivei
Veja como consultar nfe pelo número da nota. Neste post, separamos um passo de como realizar o processo de forma manual e automática.
Publicado em

março, 2023

Escrito por

Daniele Lima

Como consultar NFe pelo número da nota

Neste post, separamos um passo a passo de como realizar o processo de consulta para notas fiscais de forma manual e automática.

Fiscal
/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Você sabe como Consultar NFe pelo número da nota? É uma parte importante no processo fiscal, pois através da consulta, a empresa identifica quais Notas Fiscais eletrônicas foram emitidas contra o seu CNPJ. Assim, é possível realizar a escrituração para o SPED fiscal.

Mas como consultar nfe pelo número da nota? Neste post, separamos um passo de como realizar o processo de forma manual e automática. Confira:


Como consultar NFe pelo número da nota fiscal?

Uma Nota Fiscal eletrônica possui números diferentes no Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica). Existe o número da nota (canto superior direito), o número da série, composto por dois dígitos, a chave de acesso (localizada embaixo do código de barras), o protocolo de autorização de uso da nota, a inscrição estadual e o CNPJ da empresa emitente.

Enfim, são diversos tipos números o que resulta em confusão. Porém, o mais importante sobre isso, é que para consultar NFe pelo número, é utilizada a chave de acesso, ou seja, a sequência numérica maior que aparece no Danfe. Abaixo você pode conferir na prática:

⏩ Confira mais detalhes em: Como achar o número da nota fiscal eletrônica?

Mas como, então, consultar nfe pelo número? Veja o passo a passo:

1. Identifique o número da NFe para consulta

Após identificar o número da chave de acesso da nota fiscal, é necessário acessar o site da Sefaz (portal da NFe) e digitar a chave de acesso (44 dígitos), o número da NFe em si é apenas um dos componentes da chave de acesso. Veja abaixo como realizar a consulta da NFe:

2. Realize a consulta de NFe pelo número da nota (chave de acesso)

A digitação da chave de acesso (lembrando que contém 44 dígitos) é exigida durante a consulta no Portal Nacional e pode ser um grande empecilho no processo de consulta de NFe. Entenda:

Consultar NFe Sefaz
Consultar NFe pelo número através do site da Sefaz

No site da Sefaz, digite a chave de acesso, confirme o captcha (Não sou um robô) e clique em continuar.

Mas por quê pode ser um empecilho? Para encontrar a chave de acesso correta, é preciso ter o DANFe (Documento Auxiliar de NFe) em mãos. Este documento geralmente é impresso, ou enviado por e-mail pelo fornecedor.

E este é o problema: nem sempre o fornecedor envia a nota fiscal em tempo hábil para fazer a consulta e consequentemente, escriturar os documentos.

Caso a empresa não tenha posse do DANFe para encontrar a chave de acesso da NFe, a solução é contar com o Arquivei – uma plataforma automática, que consulta NFes sem chave de acesso ou número da NFe.

Ou seja, toda nota que for emitida contra o CNPJ da sua empresa já fica disponível automaticamente no sistema, sem precisar se preocupar com o envio por terceiros. Confira como é fácil e rápido:

Consulta XML Arquivei

Assim, além de ter todas as suas notas sempre que precisar, não é mais necessário perder tempo digitando os 44 dígitos da chave de acesso.

Para receber suas notas de forma automática sem dor de cabeça, utilizando o Arquivei.


Vantagens da consultar NFe de forma automática

Com a consulta de NFes automática, o contribuinte não precisa do número da NFe, nem da chave de acesso. Basta apenas acessar a plataforma Arquivei e verificar as notas emitidas contra o CNPJ da empresa.

Além disso, todas as NFes são consultadas automaticamente, isso significa que não é consultada uma por uma, em um processo moroso. A consulta é em lote e todas as notas podem ser conferidas rapidamente, em pouquíssimo tempo.

A consulta de NFes automática através do Arquivei ainda garante o armazenamento destas Notas com segurança. Segundo a legislação, é necessário armazenar o XML da NFe por, no mínimo, 5 anos.

A necessidade de Carta de Correção eletrônica é identificada também no momento da consulta de NFe. Normalmente, a empresa teria que esperar o fornecedor avisar sobre o cancelamento ou correção. Com o Arquivei, você tem acesso a tudo o que acontece com a nota em tempo real e pode adiantar os processos contábeis.

Com o XML em mãos, é possível monitorar o cancelamento de notas e de carta correção automaticamente. Assim, os dados para a escrituração da empresa, estarão sempre atualizados.

E, não é necessário instalar nada: a plataforma Arquivei é totalmente online.

Para consultar e armazenar XMLs de NFes com segurança, basta acessar o Arquivei e experimentar gratuitamente por 7 dias!


Economia de tempo na consulta de NFes

Como deu pra notar, consultar nfe pelo número (chave de acesso) é um processo muito lento e suscetível a erros. Além disso, não ter o acesso fácil às notas pode acabar resultando em multas e dificultar os processos internos e externos da empresa.

O tempo economizado através da consulta de NFe automática é um dos fatores que fez a Riachuelo procurar pela solução da Arquivei:

“Com o Arquivei, analisamos um lote de mil Notas Fiscais em apenas 3 minutos, antes demorávamos cerca de 16 horas para o mesmo processo”, destaca Cláudia Fernandes, gerente contábil da Riachuelo.

Faça como a Riachuelo e comece a fazer a gestão fiscal do seu negócio na plataforma Arquivei, clique abaixo, saiba mais e faça um teste grátis: