Desde que a Secretaria da Fazenda (Sefaz) publicou a notícia de que a consulta de XML de NFes seria descontinuada para contribuintes que não possuem Certificado Digital, a busca de uma ferramenta que substitui o Portal da NFe e sites como o FSist para a consulta de NFe pela chave de acesso tem crescido diariamente.
Muitas empresas e escritórios de contabilidade buscavam notas a partir da chave de acesso e essa busca é necessária para que haja a escrituração de notas para o SPED e entrega de obrigações fiscais.
O ideal é que todas as empresas tenham uma gestão de documentos fiscais que permite reduzir tempo em busca de documentos emitidos por fornecedores, clareza de todas as notas emitidas ao seu CNPJ e ainda realize consultas e armazenamento em lote, porém, algumas empresas ainda não contam com essa facilidade.
Nestes casos a consulta através de chave de acesso se torna uma alternativa que atende necessidades imediatas e específicas.
Para que você fique informado sobre as facilidades do Arquivei Lite e o porquê de seu surgimento, é necessário saber porque a Sefaz está coibindo a consulta através de “quebra de captcha”, ou seja, a utilização de robôs para a obtenção de notas.
Entenda a mudança da consulta de NFe
Em 1º de novembro de 2018, a Sefaz publicou dois ajustes SINIEF que trouxeram grandes mudanças para a rotina de quem trabalha com documentos fiscais nas empresas.
Os ajustes Sinief 16/18 e 17/18, confirmados em 26 de junho de 2020, anunciaram a obrigatoriedade de certificado digital para consulta e download de XML a partir de 07 de julho de 2020.
Na prática, os contribuintes que não tiverem o certificado digital, não conseguirão as notas fiscais emitidas contra seu CNPJ por meio dos sites da Sefaz, FSist e DANFe online.
Porque o Arquivei Lite é diferente
O Arquivei Lite surgiu da necessidade que as empresas têm de obter XML de NFes depois que sites com quebra de captcha demonstrarem instabilidade e saírem do ar.
O Arquivei Lite captura esses documentos a partir da chave de acesso e disponibiliza o documento em formato de .pdf
É muito importante ressaltar:
O Arquivei Lite utiliza vias oficiais do governo para a consulta e disponibilização dessas informações. A consulta via Chave de Acesso que oferecemos é homologada pela SEFAZ. Os sistemas que param de funcionar usam formas não permitidas para obtenção de notas, fazendo uso de quebradores de captcha e robôs. E é isso que a SEFAZ está impedindo de funcionar!
Como consultar Nfes pelo Arquivei Lite
O Arquivei Lite é facilmente acessado pelo endereço abaixo:
Ao acessar a página, já é possível digitar a chave de acesso na nota diretamente, sem cadastro ou formulários, conforme demonstra a imagem a seguir


A chave de acesso da NFe corresponde a uma outra sequência numérica, que possui 44 posições e está presente no DANFe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal eletrônica).
Seus número não são aleatórios, pois possuem informações essenciais sobre a emissão da NFe, dentre eles estão os seguintes dados:
- CNPJ da empresa emitente;
- Código da UF da empresa emitente da NFe;
- O ano e o mês da emissão da NFe;
- O número da série da NFe;
- O modelo da NFe;
- A forma de emissão do documento;
- O número da NFe;
- O dígito verificador da chave de acesso da NFe;
- O código numérico da chave de acesso.
Na imagem a seguir, podemos ver a localização da chave de acesso.


Após a digitação de uma chave válida, você será direcionado para uma tela onde poderá optar por baixar XML, imprimir DANFe ou realizar uma nova consulta.


Ao optar por “BAIXAR XML”, o arquivo é automaticamente salvo em seu computador, em uma pasta de downloads.
Porém, ler esse arquivo requer muita paciência por se tratar de informações organizadas para que programas de computador consigam ler, como mostra esse infográfico que detalha o XML.


Exatamente por ser tão complexo, o arquivo XML pode ser transformado e baixado em .PDF. Para que essa visualização seja facilitada, basta clicar em IMPRIMIR DANFE.
Ao clicar nessa opção, o arquivo se abre no formato de NFe que já estamos a costumados a ver impresso.


Também é importante lembrar que o DANFe não é um documento válido para ser arquivado, como o próprio nome diz, ele é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônico e sua finalidade é acompanhar a mercadoria durante o transporte.
Conclusão
A solução Arquivei Lite é a única ferramenta que garante a consulta de XML de NFe através da chave de acesso e sem certificado digital. Os outros sistemas como Fsist, DANFe Online e WebDANFe estão impossibilitados de oferecer esse serviço.
Os contribuintes que realizam consulta por meio do Portal da Nfe devem procurar o mais rápido possível se adequar às novas regras de consulta da Sefaz.
De acordo com os ajustes Sinief 16/18 e 17/18, esses serviços serão descontinuados em 07 de julho de 2020, portanto, as empresas devem se adaptar de alguma forma à uma nova maneira de obter documentos fiscais para escriturações e armazenamento de XML.
Agora que você já sabe um pouco sobre como funcionam as Notas Fiscais eletrônicas, acesse o nosso guia completo e saiba tudo sobre a NFe!
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]