Tributos Diretos e Indiretos e seus impactos no dia a dia - Arquivei
tributos-diretos-indiretos
Publicado em

novembro, 2021

Escrito por

Liliane Teixeira

Tributos Diretos e Indiretos e seus impactos no dia a dia

Conforme dados do Impostômetro – ferramenta que sincroniza informações para divulgar a base de dados da Receita Federal, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) –, no período de janeiro a setembro de 2021 já foram recolhidos aos cofres públicos mais de […]

Tributário


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Conforme dados do Impostômetro – ferramenta que sincroniza informações para divulgar a base de dados da Receita Federal, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) –, no período de janeiro a setembro de 2021 já foram recolhidos aos cofres públicos mais de R$ 1,8 trilhões de reais.

Para garantir o custeio e a manutenção do Estado, é realizada a cobrança de tributos que incidem sobre o consumo, a renda e o patrimônio, sendo que o atraso ou a falta de pagamento podem gerar multas, juros e penalidades previstas em lei.

Dessa forma, os tributos impactam pessoas físicas e jurídicas, e, por isso, neste artigo vamos falar sobre o conceito de impostos diretos e indiretos e seus reflexos no cotidiano dos contribuintes. Confira!

1. O que são tributos diretos e indiretos?

O código tributário nacional, em seu Art.3º, define o conceito de tributo como:

“Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada”.

Assim, tributo é uma cobrança realizada pelo Estado de forma compulsória, ou seja, não podemos nos negar a pagar. Além disso, o tributo tem natureza tributária e é disciplinado por lei. Portanto, as cobranças efetuadas que se encaixam nessas características são consideradas tributos. 

Ainda, tributo é um gênero que comporta as seguintes espécies tributárias: impostos, taxas, contribuições de melhoria ou especiais. Há também a divisão entre impostos diretos e indiretos: 

  • Impostos diretos: têm incidência sobre o patrimônio ou a renda das pessoas físicas ou jurídicas. O contribuinte repassa o valor cobrado diretamente aos cofres públicos. 

Exemplo: Imposto de Renda (IR), Imposto Predial Urbano (IPTU).

  • Impostos indiretos: têm incidência sobre os bens de consumo. O contribuinte realiza o pagamento embutido no preço de venda do produto ou serviço. 

Exemplo: Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

 

2. Importância na arrecadação e impacto no consumo

O Estado tem o dever de suprir as necessidades da população, tais como educação, segurança, saúde, entre outros. Assim, é preciso ter recursos financeiros para atender a essas necessidades, sendo esse o papel da arrecadação dos tributos, que têm competência municipal, estadual ou federal.

Conforme estudo realizado pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), em 2020, o número de dias trabalhados para pagar tributos equivale a 4 meses e 30 dias. Ainda com informações do estudo, a tributação em relação à renda, patrimônio e consumo, considerando o rendimento médio do brasileiro, equivale a 41,25%.

Abaixo listamos os tributos cobrados:

  • Municipal: Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, Imposto sobre Serviços – ISS e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI;
  • Estadual: Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços – ICMS, Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD;
  • Federal: Imposto sobre Operações Financeiras – IOF, Imposto sobre Importação – II, Imposto de Renda da Pessoa Física – IRPF, Imposto de Renda da Pessoa Jurídica – IRPJ, Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – COFINS, Programa de Integração Social – PIS, Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Os impostos indiretos são repassados no valor do produto ou serviço, assim, o contribuinte ao adquirir um veículo, por exemplo, realizará o pagamento com os valores incluídos no custo do bem. 

Nesse sentido, a empresa deve ter conhecimento dos impostos incidentes em seu negócio, a fim de aplicar a correta precificação do produto. 

 

3. Gestão de Impostos Indiretos, contabilidade e conformidade 

As demonstrações contábeis são ferramentas utilizadas pelos gestores para as tomadas de decisão e análises da empresa. Nelas são apresentados dados do patrimônio da organização e sua variação, seja o valor em bens, caixa ou pagamentos a terceiros. 

Além disso, é possível acompanhar a movimentação econômica e financeira da empresa, efetuando comparações de cenários, com valor de vendas do período e quanto desembolsou em despesas e impostos.

A contabilidade tributária, por sua vez, auxilia na gestão de impostos no caminho do planejamento tributário, visando a redução da carga tributária sempre em conformidade com a legislação, evitando atos ilícitos, ou seja, a evasão fiscal.

Acompanhar a legislação vigente e garantir a segurança, o controle e a verificação dos documentos fiscais é essencial para a gestão do negócio e manutenção da conformidade da empresa.

 

Pular para a barra de ferramentas