A gestão de NFSes ainda é um grande desafio para as empresas brasileiras. Um processo de extrema importância para a compliance e para abrir possibilidades de análises de dados para decisões estratégicas é, muitas vezes, deixado de lado devido às dificuldades.

Nesse artigo, vamos te contar um pouco mais sobre como a Arquivei simplifica a gestão das notas fiscais de serviço!

As principais dificuldades na gestão de NFSes

Falta de padronização no documento

Apesar do lançamento do projeto da NFSe Nacional, essa ainda não é a realidade para a maioria das prefeituras. Hoje, o que temos são diferentes formatações da NFSe, de acordo com cada prefeitura.

A não padronização dos documentos faz com que o controle desses documentos seja dificultado, bem como a análise dos seus dados, especialmente em casos onde há uma maior volumetria dos documentos. 

Em nossa base de clientes, observamos empresas com mais de 3 CNPJs, nas quais identificamos que o fluxo de NFSe começa a se tornar complicado.

Várias formas de recebimento de NFSes

Outro problema bastante comum nas empresas, é que as NFSes dificilmente chegam da mesma forma, no mesmo prazo – causando ainda mais ruídos nos processos.

Enquanto um fornecedor esquece de enviar a nota, outro manda por e-mail, outro entrega em papel, em 15 dias, 30 dias, antes do serviço. Observamos então um cenário inviável para uma gestão eficiente das notas fiscais de serviço.

Escassez de processos

Quando focamos em serviços, muitas empresas acabam não tendo um processo adequado para atuar com os documentos fiscais. Seja pela falta de recorrência de alguns trabalhos, ou pelos problemas citados acima, o impacto é sempre grande.

Tanto as pequenas quanto as grandes negócios sofrem com a falta de processos para acontecimentos pontuais, que geram:

Como a Arquivei pode apoiar a gestão de NFSes?

Entendendo as principais dores dos nossos clientes, pensamos em como nosso SaaS poderia evoluir para resolver essas dores e os impactos causados nas empresas.

Abaixo listamos as principais formas de diminuir os impactos causados pelas dificuldades encontradas atualmente com as NFSes usando o Arquivei!

NFSe Full e Connect: centralização e padronização

As funcionalidades NFSe Full e NFSe Connect funcionam para garantir que toda e qualquer empresa tenha um acesso padronizado e centralizado de NFSes.

Enquanto a NFSe Connect se integra diretamente a mais de 1.500 prefeituras brasileiras, trazendo as notas fiscais de serviço para um único painel de forma automática e padronizada (ABRASF). 

E para empresas que precisam de uma cobertura ainda maior, o sistema NFSe Full se conecta, através de diferentes tecnologias, a todas as prefeituras do Brasil. Também garantindo um recebimento no padrão ABRASF.

Em ambas as soluções, você tem todas as NFSes emitidas para o seu negócio capturadas automaticamente e centralizadas no formato padrão no painel de notas fiscais de serviço!

Página inicial de NFSe no Arquivei

Com essas funcionalidades, o seu negócio:

  • Para de depender dos fornecedores para receber as NFSes
  • Tem todos os documentos em um único painel centralizador
  • Recebe todas as notas fiscais de serviço em um formato padrão
  • Pode lançar automaticamente as NFSes em seu ERP ou sistema contábil
  • Evita multas desnecessárias e erros de processos manuais
  • Ganha tempo no fechamento de mês

Integrações com ERPs

No Arquivei, você pode integrar diretamente a plataforma a diversos ERP para garantir lançamentos automáticos das NFSes, mantendo um controle ainda maior destes documentos.

Atualmente, é possível integrar a Arquivei aos ERPs:

Mas também é possível fazer a integração via API a outros sistemas de gestão empresarial.

Com a integração, você aproveita a melhor captura de documentos fiscais do mercado, reduzindo trabalhos manuais de busca de notas e automatiza fluxos internos para aumentar a produtividade dos seus times.

Relatórios Avançados de NFSe

Com a ferramenta de relatórios avançados, a Arquivei ajuda empresas a ir além da gestão simples das notas fiscais de serviço, mas também transforma estes documentos em fontes de dados valiosos.

Os relatórios avançados permitem que você faça análises de gastos com fornecedores, tenha maior visibilidade dos impostos, possa mapear áreas com maior volumetria de serviços, e muito mais!

Filtros disponíveis para relatórios avançados de NFSe

Com o uso dos relatórios avançados, é possível potencializar os impactos dos departamentos fiscal, financeiro e de compras da sua empresa, tornando-os aliados estratégicos para o seu negócio!

Reduza os impactos negativos da sua empresa

Você pode começar agora a aproveitar os benefícios do uso do Arquivei na gestão de notas fiscais de serviço! Fale com um dos nossos especialistas e comece agora a capturar todas as NFSes do seu negócio!

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Escrito por Arquivei

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor