Segurança Digital: A Importância Desse Investimento - Arquivei
mulher mexendo em tablet com símbolo de segurança digital
Publicado em

agosto, 2023

Escrito por

Arquivei

Segurança Digital: A Importância Desse Investimento

Entenda o que é segurança digital e porque ela é tão importante e prezada no mundo corporativo. Aprenda como assegurar o seu negócio!

Gestão de Empresas



Segurança

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Durante os primeiros anos de internet, o ambiente era marcado pela navegação por notícias, envio de e-mails e compras. Hoje, no entanto, o cenário mudou — milhões de pessoas acessam a internet todos os dias pelo celular e computador. Com isso, bilhões de dados são produzidos a cada segundo por todos nós e, é neste momento que a segurança digital entra em pauta. 

Há alguns anos, não havia nenhum parâmetro para regular e proteger os nossos dados de ataques cibernéticos. Isso quer dizer que seus dados estavam à mercê de bandidos no meio online.Quando se tem uma empresa, é importante proteger todos as informações e evitar vazamento de dados de clientes e financeiros. 

Você se lembra da primeira polêmica envolvendo o vazamento de dados por parte do Facebook? Milhões de pessoas tiveram seus dados expostos sem saberem. A partir de situações como estas, criou-se leis e boas práticas em diversos países, a fim de proteger você e a sua empresa. 

Quer saber mais sobre o assunto e a importância de investir na segurança digital? Veja a seguir todas as informações que você precisa saber hoje.

O que é segurança digital?

A segurança digital é o termo que compreende as práticas, medidas, processos e estratégias para proteger sistemas, dispositivos, servidores e redes. Tal proteção age em prol do bloqueio de ameaças e ataques online. Um bom exemplo disso é a detecção de e-mails phishing, que são fraudulentos e tem o objetivo de roubar senhas e acessos.  

A troca de informações entre funcionários acontece a todo momento. Isso quer dizer que a todo instante a sua empresa corre o risco de sofrer ataques. Inclusive, a cada minuto, são seis contas violadas aqui no Brasil, segundo estudo levantado pela Convergência Digital. 

Por exemplo, quando o colaborador de uma empresa acessa um software na nuvem, ele realiza o login e acessa arquivos hospedados nesse ambiente online. Sem barreiras de segurança digital, quem garante que a página de login é verdadeira ou fraudulenta? 

Qual é a diferença entre segurança digital e segurança da informação?

Agora que você entendeu o significado do primeiro termo, saiba que a segurança de informação foca na proteção dos dados trocados e compartilhados. 

Ou seja, com a sua autorização, as empresas podem segmentar melhores anúncios para você.Assim, sua experiência de navegação e compra são otimizados. 

Note que não falamos sobre vazamento ou invasões. Isso porque a LGPD garante que seus dados sejam usados com a sua permissão. Caso contrário, a empresa que faz uso indevido dos dados dos usuários sofre sérias penalidades e sanções. 

Quais os pilares da segurança digital?

Há três pilares residentes da segurança digital, são eles:

Confidencialidade

Confidencialidade é a forma com que uma empresa trata dados ou informações. Isso quer dizer que ela determina as boas práticas para garantir a preservação de dados sensíveis e confidenciais. 

Integridade

Quanto mais consistente e confiável for uma informação, mais íntegra ela é considerada. Essa lógica também é extensiva aos sistemas que tratam tais dados. Ou seja, deve-se proteger esse processo de qualquer manipulação. 

Disponibilidade

A maneira de disponibilizar esses dados também é um dos pilares da segurança digital. Até porque, nem todo dado deve estar ao alcance público. E tem mais: pode ser interessante criar níveis de permissão para seus funcionários. 

Pense bem, quem está no armazém empacotando mercadorias realmente precisa ter acesso às contas a serem pagas e recebidas? Por isso, o foco deste pilar é limitar o acesso somente às pessoas que realmente precisam.

Segurança digital e a LGPD

A segurança digital é crucial no cumprimento da LGPD, pois a lei estabelece a adoção de medidas adequadas por parte das empresas, a fim de proteger os dados coletados e processados.  

Por isso, é preciso implementar medidas técnicas para garantir os três pilares citados anteriormente, bem como a prevenção de incidentes de segurança. 

Neste sentido, a segurança digital estará presente na adequação tecnológica do LGPD, consentimento e transparência, avaliação de impactos e prestação de contas. 

Por que a sua empresa deve se preocupar com a segurança digital?

A sua empresa deve levar a segurança digital com muita seriedade e preocupação por várias razões Veja as nove principais: 

  1. Proteção dos dados sensíveis de clientes;
  2. Cumprimento de regulamentações e responsabilidades;
  3. Preservação da reputação e credibilidade perante o mercado;
  4. Garantir a confiança dos clientes;
  5. Evitar ataques cibernéticos;
  6. Evitar custos extras com incidentes;
  7. Fomentar inovação e competitividade;
  8. Preservar a propriedade intelectual;
  9. Prevenir disrupções nas operações.

Quais são alguns dos possíveis impactos de ataques à segurança digital?

Vazamento de informações confidenciais 

Esse é um dos impactos mais graves dos ataques à segurança digital. Isso porque quando a segurança da sua empresa é comprometida (seja por meio de falhas de segurança ou práticas inadequadas), várias informações sensíveis podem ser expostas,gerando consequências negativas, como:

  • violação da privacidade;
  • risco de roubo de identidade;
  • riscos regulatórios;
  • e muito mais. 

Prejuízos financeiros

A sua empresa certamente tem o orçamento definido para o ano fiscal, não é mesmo? Por isso, quando situações inesperadas acontecem, os prejuízos financeiros podem ser verdadeiras dores de cabeça. 

Além de passar pelo processo de mapeamento de danos, uma equipe especializada em gestão de crise pode oferecer grandes auxílios nesses momentos. 

Perda de credibilidade e confiança

Quando há ataques cibernéticos recorrentes por conta de falhas na segurança digital, a perda de credibilidade e confiança é certa. Mas quem perder essa confiança? São muitos atores relevantes na situação: consumidores, investidores e fornecedores. 

Com a perda de clientes, o prejuízo é certo. Sem bons fornecedores, seus clientes percebem a queda na qualidade dos produtos. Quando os investidores perdem a credibilidade, impulsionar o crescimento da empresa se torna um desafio ainda maior. 

Apagamento de dados

Dados são preciosos para qualquer empresa. Imagina como uma equipe de marketing seria capaz de montar estratégias certeiras sem as principais informações do público-alvo? Além disso, usa-se dados para entender as mudanças do mercado e outras percepções. 

Quando essas e outras informações são apagadas há um grande risco de prejudicar o planejamento do negócio em várias frentes — contábil, comunicação, comercial, etc. 

As maiores ameaças de segurança digital para empresas

Um bom estudo de segurança digital envolve o conhecimento de sistemas e usuários a quem deseja afetar. Por isso, confira as principais ameaças no meio digital:

Phishing

Já falamos sobre essa manobra anteriormente. Esse é um dos ataques mais populares, porque nem sempre é possível identificar clonagens fraudulentas. Isso porque são projetados para serem fiéis aos conteúdos verdadeiros. 

Funciona assim: você recebe um e-mail que parece ter sido enviado por um remetente comum. De primeira, não há dúvidas de que aquela comunicação é rotineira. Porém, o phishing age nos detalhes: o endereço de e-mail do remetente é 99% fiel ao remetente verdadeiro, com exceção de uma ou duas letras. 

Por exemplo, o endereço de e-mail de um de seus colaboradores é lucasmaia@coldmail.com, mas no conteúdo fraudulento na caixa de entrada está escrito lucamaia@coldmail.com.br. 

Esses pequenos detalhes são decisivos, porque ao clicar no conteúdo falso a segurança digital do computador e da empresa estão completamente comprometidas. 

Malwares

Profissionais de TI são familiarizados com o termo; para o seu conhecimento, um malware é um software usado para obter acesso a sistemas não autorizados. Muitos conhecem como vírus, um ataque silencioso, e, muitas vezes, você só percebe o ataque quando já aconteceu.

Quando há acesso, o vírus navega pelo dispositivo, obtém informações que julga relevantes, apaga arquivos e pode até causar danos irreversíveis à máquina. 

Ransomware

Esse ataque é parecido com o malware, mas o foco principal é a extorsão. Ou seja, além de ter prejuízos financeiros para esquematizar os estragos e proteger os sistemas, a sua empresa também corre o risco de ter um grande custo com a extorsão. 

Os criminosos desta prática roubam dados e arquivos e só devolvem mediante a pagamentos. Por conta disso, outro nome popular para a prática é sequestro de dados. No Brasil, os ataques usando ransomware cresceram 13% em 2022, segundo a InfoMoney.  

Backdoor

O backdoor parece roteiro de filme de Hollywood: um espião remoto é instalado na máquina para que o criminoso monitore as atividades do usuário. O uso dos backdoors permite disparar e-mails, realizar ações e visualizar senhas.

É importante saber que pode-se instalar essa ameaça de diferentes formas. Pode estar presente nos e-mails fraudulentos, e só de serem abertos acidentalmente, o backdoor entra em ação. Outra maneira é por meio dos malwares, e em dados de um software inofensivo.

Ataques DDoS

DDoS é a sigla em inglês para Distributed Denial of Service, ou ataque distribuído de negação de serviço. Isso quer dizer que alguns sites ou aplicativos podem sair do ar por conta da sobrecarga causada por computadores zumbis ou bots. 

É importante ter uma boa segurança digital para evitar a interrupção da experiência do usuário.   

Agentes internos

Essa ameaça é referente aos próprios funcionários da empresa. São eles que possuem acesso autorizado e privilegiado a muitos dados sensíveis e confidenciais. Os riscos são significativos, e, por isso, demanda treinamentos. Vamos falar mais sobre isso?

Como garantir a segurança digital no seu negócio

Vamos fazer um pequeno checklist sobre o que você sabe até este ponto: o conceito de segurança digital, a relação com a LGPD, os impactos para a sua empresa e os principais ataques. 

A pergunta que fica é: como você pode garantir a segurança no meio digital na sua empresa? Bom, se no escritório há acessos com cartões, porteiros e seguranças, nada mais óbvio que certificar um bom nível de segurança para as máquinas e sistemas, concorda? 

A seguir, entenda as principais estratégias para montar uma fortaleza no meio online. 

Garanta um treinamento dos funcionários 

Seus funcionários sabem do poder que tem ao fazer login na máquina da empresa? Muitas vezes, eles não fazem ideia de que estão vazando dados, sabia? 

O treinamento dos colaboradores é extremamente importante para deixar claro a necessidade de ativar proteções. Assim, eles também ficarão por dentro das consequências dos ataques — inclusive para os que envolvem agentes internos.  

Invista em processos e políticas empresariais voltadas à segurança digital

Uma organização podem contar com consultorias e ajuda especializada para desenvolver processos residentes na:

  • Avaliação de riscos;
  • Gerenciamento de acessos;
  • Monitoramento contínuo;
  • Criptografia e autenticação de multifatores;
  • Backup recorrente;
  • Testes e auditorias para identificar falhas na segurança;
  • Cultura de segurança. 

Investir nestes processos não demonstra apenas preocupação com a segurança do negócio, mas também afirma o compromisso com a privacidade dos dados e credibilidade com o mercado. 

Realize análises recorrentes de todos os aspectos do seu negócio

Esta dica envolve a avaliação recorrente da política de segurança da sua empresa e assim identificar vulnerabilidades e oportunidades de melhoria. Neste contexto, revise seus processos, políticas, tecnologias e o comportamento dos funcionários no meio online. 

Tecnologias de qualidade e focadas em segurança

No mercado, há tecnologias altamente seguras para ajudar. Conte com a credibilidade destes parceiros para fazer uma boa gestão de segurança digital empresarial. Todos os departamentos podem se beneficiar de diferentes tecnologias. 

Por exemplo, sua equipe contábil tem softwares de gestão, como a Arquivei, à disposição. Isso porque os dados necessários para entregar declarações e outros processos são extraídos diretamente do sistema da Secretaria da Fazenda. Além de ser confiável, os dados não sofrem ruídos no caminho — mantendo a integridade.

Quer saber como podemos ajudar nas estratégias de segurança digital? Conheça todas as funcionalidades da Arquivei para o seu negócio.

Pular para a barra de ferramentas