Segurança cibernética: 5 práticas de segurança para empresas
Segurança cibernética: por que empresas de contabilidade devem priorizar
Publicado em

agosto, 2021

Escrito por

Arquivei

Segurança cibernética: por que empresas de contabilidade devem priorizar

Segurança cibernética ou cibersegurança é o termo usado para caracterizar todas as atividades, políticas, procedimentos e ferramentas usadas em conjunto para proteger contra o acesso não autorizado à tecnologia da informação.

Contábil



Contabilidade

Segurança

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Em 2020, houve um aumento de 330% no número de tentativas de ataques cibernéticos no Brasil. Foram mais de 370 milhões de invasões a sistemas corporativos e o número é assustador, já que representa quase o quádruplo da quantidade. Este cenário mostra o quão desafiador a segurança cibernética para diversas empresas.

De acordo com um levantamento da Fortinet Threat Intelligence Insider Latin America, os principais segmentos atingidos por ataques cibernéticos em 2020 foram indústria de cosméticos, hospitais, site de apoio financeiro, operadora de telefonia e TV a cabo, sistema de reserva de hotéis, meios de pagamento, dentre outros.

As empresas de contabilidade lidam com dados financeiros de várias empresas (pequenas ou grandes) e as ajudam a lidar com seus impostos. Com um papel tão fundamental em nossa economia e todos esses dados, as empresas de contabilidade podem ser alvos dos ataques cibernéticos.

Portanto, é hora de as empresas de contabilidade aprimorarem suas práticas de segurança cibernética.

O que é segurança cibernética

Segurança cibernética ou cibersegurança é o termo usado para caracterizar todas as atividades, políticas, procedimentos e ferramentas usadas em conjunto para proteger contra o acesso não autorizado à tecnologia da informação. 

Isto é, dados (incluindo dados confidenciais) e informações confidenciais, essenciais para o funcionamento do sistema moderno mundo.

Hoje, a segurança cibernética é algo que empresas e outras organizações precisam considerar em suas operações diárias, desenvolvendo um planejamento de estratégia de segurança cibernética a longo prazo.

A cibersegurança inclui medidas de segurança para fornecer proteção de dados, informações, de aplicativos, de rede, de nuvem, de dispositivo de endpoint e proteção de pessoas — funcionários, clientes e usuários públicos de serviços de TI.

Uma segurança cibernética eficaz combina proteções para todos os itens listados acima e os mescla em soluções fáceis de implantar, usar, atualizar e gerenciar.

O que é um ataque cibernético

Um ataque de cibersegurança é qualquer forma de atividade maliciosa que tem como alvo os sistemas de computador, ou as pessoas que os usam, para obter acesso não autorizado aos sistemas e aos dados ou informações que eles contêm. 

Na maioria dos casos, os ciberataques são criminosos que procuram explorar o ataque para obter ganhos financeiros. Em outros casos, o objetivo é interromper as operações, desabilitando o acesso aos sistemas de TI ou, ainda, danificando diretamente o equipamento físico. O último tipo de ataque é comumente apoiado pelo estado e realizado por atores do estado ou cibercriminosos empregados.

Por que a segurança cibernética deve ser uma prioridade?

Especialistas acreditam que, assim como a contabilidade, empreendimentos de pequeno e médio porte são os mais vulneráveis a ataques. Um relatório da CNBC afirma que, entre as pequenas empresas, as firmas de contabilidade são as mais visadas. A principal ameaça é o ransomware, um software malicioso que infecta o computador da empresa, por meio de um link no e-mail ou em uma página web, e exige pagamento para o retorno do sistema.

Frequentemente o ransomware é implantado a partir de um phishing (técnica que busca manipular as vítimas para ter acesso a informações confidenciais). E, infelizmente, geralmente, as empresas de pequeno e médio porte não possuem infraestrutura de cibersegurança, ou seja, não têm ambientes tecnológicos seguros, tampouco pessoas habilitadas a cuidar da segurança em TI de forma adequada.

Além disso, segundo um relatório elaborado pela Cyxtera, provedora de segurança digital focada na detecção e prevenção total de fraudes eletrônicas, o Brasil aparece como o segundo favorito dos fraudadores para este tipo de golpe, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Como melhorar a cibersegurança de empresas de contabilidade

Embora a transformação digital tenha ajudado as organizações a melhorar sua produtividade, também ajudou a aumentar a probabilidade de novas ameaças e preocupações. Dessa forma, as empresas de contabilidade precisam evoluir seus parâmetros de segurança com o tempo para enfrentar os métodos de ataque mais novos e tecnologicamente avançados.

Para isso, é necessário projetar uma abordagem estratégica que trate a segurança cibernética como uma questão de negócios, em vez de apenas uma questão de tecnologia. Uma maneira de abordar esse problema é entrar em contato com empresas de segurança cibernética para avaliar seu nível de segurança de dados e testar as vulnerabilidades.  Consultores e hackers éticos acessarão seus dados e rede e tentarão invadir (com consentimento) em um nível de aplicativo e infraestrutura. Eles também irão gerar um relatório final indicando os pontos fracos.

Assim que a avaliação for concluída, eles recomendarão as próximas etapas com base nos resultados.

Outra abordagem é contratar um profissional de segurança cibernética, como um arquiteto de segurança, que é especialista na implementação de medidas de segurança. 

6 práticas de segurança cibernética

À medida que os métodos de ataque se tornam cada vez mais sofisticados, há também uma série de muitas estratégias e controles de segurança cibernética que as empresas de contabilidade podem implementar para reduzir significativamente a probabilidade de um ataque bem-sucedido e minimizar os danos resultantes se os invasores obtiverem acesso aos sistemas. Aqui estão alguns.

Requisitos de senha e autenticação multifator

As senhas são a primeira linha de defesa contra o acesso ilegal a sistemas e informações. Você precisa de requisitos rígidos para senhas de funcionários que garantam extensão, complexidade e aleatoriedade. Um requisito de todo o sistema também deve exigir que os funcionários alterem suas senhas em intervalos frequentes.

Outro fator relacionado a senha, é a política de autenticação multifator, que é uma das melhores maneiras de evitar o acesso não autorizado a contas de e-mail e sistemas. Uma política de autenticação multifator exige que o usuário tenha duas informações para obter acesso, não apenas uma senha. Isso evita que invasores tenham acesso, mesmo que as senhas ou credenciais do usuário tenham sido comprometidas.

Faça backup de seus dados 

Garanta a segurança de seus dados fazendo backups regulares. Fazer backup de dados é uma das melhores práticas de segurança da informação, pois, com o advento do ransomware, ter um backup completo e atual de todos os seus dados pode ser um salva-vidas.

Como você pode lidar com backups? Você precisa se certificar de que eles estão totalmente protegidos, criptografados e atualizados com frequência. Também é importante dividir a tarefa de backup entre várias pessoas para mitigar ameaças internas. 

Armazenamento em nuvem

Ao optar por um software de consulta e gestão de notas fiscais como o Arquivei, que funciona em serviço de nuvem, a empresa garante a segurança do armazenamento dos arquivos XML e já está um passo à frente em relação àquelas que preferem consultar e armazenar manualmente.

Ter os arquivos em nuvem e utilizar a plataforma do Arquivei permite:

  • Acesso rápido às informações;
  • Organização e gestão inteligente;
  • Redução de custos;
  • Diminuição de erros;
  • Segurança;
  • Fácil análise de informações;
  • Filtros rápidos por qualquer campo da Nota, como CFOP e outros tributos.

Para garantir a segurança da informação contábil em sua empresa, cumprindo a lei em termos de armazenamento de documentos fiscais, experimente grátis o Arquivei, agora mesmo!

Controle de acesso baseado em funções

O controle de acesso baseado em função é uma política de acesso neutra que restringe os direitos de acesso de todos os usuários apenas com base na função desempenhada na organização, concedendo admissão específica à funções específicas. Também conhecido como modelo de confiança zero, essa abordagem reestrutura as permissões aos sistemas da sua empresa com base na filosofia “nunca confie, sempre verifique”, que visa prevenir o acesso indevido.

Eduque os funcionários

Em uma empresa de contabilidade é essencial que todos os funcionários que acessam a rede sejam treinados nas melhores práticas e políticas de segurança cibernética. 

Como as políticas estão evoluindo à medida que os cibercriminosos se tornam mais experientes, é essencial ter atualizações regulares sobre os novos protocolos. Para responsabilizar os funcionários, peça que cada funcionário assine um documento declarando que foi informado sobre as políticas e entende que ações podem ser tomadas se eles não seguirem as políticas de segurança.

Arquitetura de rede e proteções de limite

A prevenção de ataques requer a compreensão da estrutura de seus sistemas e redes. Arquitetura de rede são os componentes físicos de sua pilha de tecnologia e como eles são configurados, organizados e interconectados. As proteções de limite são processos para monitorar e controlar as comunicações nos limites externos da rede para evitar infiltrações

A segurança cibernética é um dos aspectos mais importantes do mundo digital em rápido crescimento. As ameaças disso são difíceis de negar, por isso é crucial aprender a se defender delas e ensinar os outros a fazer isso também. 

Se você quiser saber mais sobre o que é segurança, confira um dos nossos conteúdos com 5 dicas para segurança da informação no seu negócio

E, para facilitar a gestão de notas fiscais da sua empresa e estar sempre em dia com as suas obrigações,  experimente grátis o Arquivei!


Pular para a barra de ferramentas