SAP MIGO e MIRO: tudo o que você precisa saber - Arquivei
Você sabe como facilitar o processo de lançamento no SAP MIGO e MIRO? Neste texto, você aprende como fugir do trabalho manual, evitar erros e facilitar a sua rotina financeira e fiscal.
Publicado em

outubro, 2023

Escrito por

Daniele Lima

SAP MIGO e MIRO: tudo o que você precisa saber

Você sabe como facilitar o processo de lançamento no SAP MIGO e MIRO? Neste texto, você aprende como fugir do trabalho manual, evitar erros e facilitar a sua rotina financeira e fiscal.

Compras E Estoque



ERPs

Funcionalidades Arquivei

Integrações

SAP

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Você sabe como facilitar o processo de lançamento no SAP MIGO e MIRO? Neste texto, você aprende como fugir do trabalho manual, evitar erros e facilitar a sua rotina financeira e fiscal.

Antes disso, vamos entender cada aplicação, seus possíveis problemas e a solução para os erros.

O que é sistema SAP?

O SAP é um sistema de gestão ERP que ajuda as empresas a gerenciar dados de estoque e outros processos administrativos.

Este ERP possui diversos módulos e se adapta de acordo com as necessidades dos clientes. Oferecendo, assim, aplicativos para vendas, gestão, estoque, recursos humanos e entre outros. 

Dessa forma, dentro do SAP  diversas outras integrações podem ser incorporadas para facilitar ainda mais a rotina das empresas. 

O que é MIGO?

O MIGO, também conhecido como Movement in Goods Out, é um código integrado nos processos do ambiente SAP. Ele tem o objetivo de acompanhar a entrada e saída de produtos de estoque da empresa. 

Assim, se essa integração é automática, ajuda muito as empresas a garantir uma atualização ágil do estoque e a confirmação do pagamento aos fornecedores em tempo real. 

Dentro desse processo de lançamentos do MIGO, existem algumas “funcionalidades” que fazem parte de todo esse caminho da mercadoria. Ou seja, o MIGO é capaz de identificar o veículo que transporta a carga, o motorista, compara as informações do pedido com o XML e por fim, realiza o lançamento manual dos dados do SAP. 

Como facilitar a entrada de XMLs no Protheus da TOTVS?

Muita coisa, né? Sim! O Migo é essencial para a contabilidade e o financeiro das empresas. Afinal, com essa integração é possível ter uma gestão muito mais eficiente de estoque se realizada de forma automática. 

Porém, apesar de facilitar alguns processos, muitos outros podem ser ainda mais facilitados automatizando as integrações. Falaremos melhor ao seguir o texto. 

O que é MIRO?

O MIRO (Movement In Receipts Out) é um código que tem papel crucial nas funcionalidades do MIGO. 

O MIRO é utilizado para verificar os dados nas faturas da empresa e validar o pagamento dos fornecedores. Além disso, o MIRO também contribui na geração das bases para a apuração dos impostos

De forma geral, o MIRO tem o objetivo de transportar as informações de documentos físicos para o SAP. Garantindo, assim, a transparência nos processos contábeis, financeiros e fiscais. 

MIGO e MIRO: qual é a diferença na prática

É comum dizer que enquanto o MIGO é o lançamento físico que atualiza o estoque, o MIRO é o lançamento fiscal que confirma sobre a validade da operação nos setores fiscal e contábil.

Em um processo inbound no SAP, o MIGO é realizado quando a remessa chega ao estoque (formalizando o recebimento físico), e o MIRO poderá ser feito logo em seguida, confirmando o recebimento fiscal.

Quais são as dificuldades de entrada em SAP MIGO e MIRO?

Como citado anteriormente, ter um ERP como o SAP, por exemplo, facilita muito as rotinas administrativas e financeiras da empresa. 

Porém, todos os lançamentos que ocorrem em SAP MIGO e MIRO acontecem de forma manual. Consequentemente, por ser manual, a chance de acontecerem erros e outros problemas aumentam. 

Assim, por mais que ERPs tragam mais agilidade para a operação do negócio, quando o lançamento de informações entre o sistema e outro precisem ser subidos manualmente, as atividades não são otimizadas como poderiam.

Com a falta de agilidade para lançar as informações em SAP MIGO e MIRO, os pagamentos aos fornecedores e a escrituração de notas fiscais podem atrasar, o estoque pode não ser atualizado em tempo real, gerando inconsistências, o que pode resultar em prejuízos para a empresa. 

Porém, esses problemas podem ser resolvidos com uma integração automática de lançamentos em SAP MIGO e MIRO. A Arquivei possui essa funcionalidade! Veja mais a seguir: 

Como lançar notas fiscais automaticamente no SAP MIGO e MIRO? 

Para garantir 100% das notas fiscais automaticamente no SAP, você pode utilizar a plataforma Arquivei. 

Com essa integração especial, o time financeiro não tem surpresas desagradáveis no fim do mês:

  • Sem chance de protestos, multas e ligações de cobranças

Afinal, com a Arquivei, é possível garantir a entrada das notas sem dor de cabeça e trabalho manual. 

Além disso, com a plataforma Arquivei é possível:

  • Identificar os fornecedores que cancelam notas emitidas
  • Evitar atrasos e multas com a antecipação do recebimento das NFes, CTes, NFSes e outros documentos
  • Ter previsibilidade do fluxo de caixa 
  • Insights de economia de recursos por meio de dashboards e relatórios alinhados ao Fiscal, compras e logística com base nos dados dos documentos fiscais.

Processo fiscal automatizado no SAP com LIA

Com a LIA é possível automatizar todo o processo inbound de documentos fiscais da empresa com SAP ECC e S/4HANA.

A solução é integrada a uma plataforma de recebimento automático de NFe e CTe direto da SEFAZ, e de NFSe das prefeituras. Ou seja: não é preciso depender do fornecedor para ter os dados dos XMLs em mãos.

Além disso, a LIA realiza diversas automações dentro do SAP de acordo com o cenário da empresa, ou seja, é uma solução altamente personalizável.

Na prática, a solução automatiza o lançamento no SAP a partir de regras e parâmetros pré-definidos, como por exemplo, determinar que notas de determinado CFOP devem ser lançadas como entrada de produto.

Algumas funcionalidades são:

  • Conciliação de dados entre XML e pedido de compra;
  • Validação de impostos;
  • Validação de cadastro de produtos, serviços e fornecedores;
  • Automatização no lançamento de MIGO e MIRO;
  • Geração automática de contas a pagar; e muito mais.

Tudo gerenciado de acordo com perfis de usuários, e dentro de um cockpit gerencial que pode ser implementado no SAP ECC e no SAP S/4HANA.

Conheça mais sobre a LIA e integre seu sistema SAP!

Pular para a barra de ferramentas