SAP LIA: entenda o que é e como utilizar na sua empresa - Arquivei
Veja como a integração SAP LIA com Arquivei pode revolucionar a forma como a sua empresa faz o lançamento de documentos fiscais no ERP.
Publicado em

junho, 2023

Escrito por

Daniele Lima

SAP LIA: entenda o que é e como utilizar na sua empresa

Veja como a integração SAP LIA com Arquivei pode revolucionar a forma como a sua empresa faz o lançamento de documentos fiscais no ERP.

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Veja como a integração SAP LIA com Arquivei pode revolucionar a forma como a sua empresa faz o lançamento de documentos fiscais no ERP.

O que é LIA?

LIA é a solução que integra a plataforma Arquivei ao SAP, automatizando rotinas de lançamento no ERP.

A LIA é uma solução flexível de integração e automação para integrar os documentos fiscais da Arquivei ao SAP ECC e S/4Hana. Considerando projetos SAP e integração para vários setores de diferentes níveis de complexidade. 

A solução é aderente às diversas políticas de governança definidas nas organizações, trazendo independência de implementação aos clientes e parceiros

Assim, a LIA proporciona ao usuário ter todas as informações mais importantes da empresa em um só painel, facilitando muito o dia a dia trazendo mais automação.. 

Como a LIA funciona na prática?

Primeiro, a plataforma Arquivei faz a captura do documento fiscal (NFe, NFSe, NFCe, CTe) de forma automática, diretamente da Sefaz. 

Após isso, há a integração do documento e o pré processamento da nota fiscal. Ou seja, o download ou geração do PDF, validações, atribuição automática do pedido. 

Após validado previamente o documento e associações finalizadas, o processo fim e suas etapas são disponibilizadas no documento. Então, o documento é processado de forma segura e garantindo visibilidade a todos os envolvidos.

Por fim, são disponibilizados relatórios e dashboards para o acompanhamento da operação e da eficácia do processo com monitoramento das notas fiscais dentro e fora da LIA. 

Quais as vantagens de utilizar LIA no dia a dia fiscal?

Dentre as muitas funcionalidades da LIA destacam-se :

  • Conciliação de notas com pedidos de compras;
  • Acompanhamento do status do documento e seus responsáveis e níveis de atendimento (SLA);
  • Validações parametrizáveis sinalizando erros a serem tratados antes do lançamento do documento fiscal
  • Atividades executadas automaticamente e em lote 
  • Automação de lançamentos físico e fiscal de NFe, CTe  e NFSe (Migo, Miro e geração da folha de serviços).
  • Geração automática do contas a pagar;
    • Criação do pedido na formalização;
    • Cockpit gerencial para entender todo o panorama de escrituração, com resolvedores e SLAs.

Enfim, a LIA transforma os trabalhos manuais e passíveis de erros que se tornam multas e prejuízos em oportunidades de analisar os dados das notas e gerar inteligência.

Por que é tão importante automatizar os processos fiscais?

A automação de processos já faz parte do cotidiano de muitas empresas. Com isso, a equipe ganha produtividade, velocidade e foco mais na estratégia. Confira: 

Aumenta a produtividade do time e acelera processos

No caso dos processos de lançamentos fiscais existe uma grande quantidade de passos extremamente repetitivos e que se automatizados, geram um lançamento e conciliação mais efetivos, redução de tarefas manuais, erros de digitação, além de várias atividades simultâneas que o mesmo colaborador pode exercer.

Quando existe automação entre uma solução completa em documentos fiscais integrada ao SAP, é possível automatizar o lançamento físico e fiscal de NFes e CTes (Migo e Miro), geração da folha de serviços para NFSes e geração de contas a pagar, sem necessidade de digitação.

Evita erros manuais

Um dos grandes erros de muitas empresas ainda é investir em muito trabalho manual. Isso é prejudicial porque além de não ser produtivo a chance de acontecerem erros é maior.

A automação ajuda as equipes a diminuírem a incidência de erros e cumprir as atividades de forma mais certeira, com menos retrabalho. 

Deixa o time mais estratégico

A automação deve ser vista como algo altamente estratégico para a empresa, pois garante compliance fiscal, escrituração efetiva, redução ou readequação de headcount.

A idéia de automatizar esses processos garante que um analista dessas respectivas áreas passe menos tempo com tarefas burocráticas e mais tempo com atividades para auxiliar a companhia na sua tomada de decisões.

Como o SAP LIA é integrado à Arquivei?

A plataforma Arquivei baixa em formato XML sem a necessidade de Chave de Acesso e armazena esse e outros documentos fiscais, como NFSe, NFCe e CTe momentos após serem emitidos pelo fornecedor.

Isso permite à empresa ter autonomia sobre todos os documentos fiscais e não ficar dependente de e-mails para obter o arquivo XML das NFes que talvez nem chegariam ao seu conhecimento.

A LIA integra o Arquivei ao SAP, permitindo transparência no lançamento e transações que envolvem documentos fiscais eletrônicos no SAP.

Com automação fiscal é possível garantir compliance, redução de custos e, muito além disso, garante também segurança de que todos os documentos fiscais estão sob domínio da empresa.

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