O que é SSO: entenda o que é e por que adotar o login único - Arquivei
O que é sso single sign on
Publicado em

março, 2022

Escrito por

Arquivei

O que é SSO: entenda o que é e por que adotar o login único

A pandemia causada pela COVID-19, sem dúvidas, mudou o mundo e a digitalização tornou-se uma realidade. De acordo com uma pesquisa feita pela Samba Digital, 45,7% das empresas brasileiras estão implementando uma estratégia de transformação digital.

Gestão de Empresas


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

A pandemia causada pela COVID-19, sem dúvidas, mudou o mundo e a digitalização tornou-se uma realidade. De acordo com uma pesquisa feita pela Samba Digital, 45,7% das empresas brasileiras estão implementando uma estratégia de transformação digital. 

A tecnologia, sem dúvidas, foi a protagonista para que o mundo ainda continuasse funcionando, mesmo com os impactos do coronavírus. 

E, em um cenário tão tecnológico, com acessos simultâneos à diferentes softwares, sites e plataformas, como garantir a segurança? É aí que entra o SSO ou Single Sign On: recurso que elimina a necessidade de preocupação com vários logins.  

Continue a leitura e entenda melhor o que é SSO, quais são os seus conceitos, benefícios, vantagens e por que as empresas devem adotar essa funcionalidade. 

O que é SSO

Certamente, alguma vez ao tentar fazer login pela primeira vez em algum site ou aplicativo, você se deparou com a opção “entrar com Google” ou, ainda, “entrar com o Facebook”. E, sem dúvidas, esse recurso facilita muito o dia a dia das pessoas que usam um número alto de plataformas em seu trabalho. 

É exatamente isso que é o SSO: uma solução que permite que o usuário faça login utilizando uma mesma identificação e senha para diferentes sistemas. Vale ressaltar que, ainda que relacionados, esses sistemas são independentes. 

É como se o Single Sign On fosse uma chave mestra, que permite abrir e fechar todas as fechaduras disponíveis. 

Qual é o objetivo do login único?

Com o SSO as empresas eliminam a necessidade de manter as senhas de seus colaboradores em seus bancos de dados. Consequentemente, os riscos de problemas por logins diminuem.

Além disso, a tecnologia simplifica a experiência do usuário, facilitando a tarefa de iniciar uma sessão completamente, sem a necessidade de memorizar várias senhas diferentes. 

Benefícios do Single Sign On

Agora que você já entendeu o que é o SSO, confira 4 benefícios sobre a solução:

1. Gestão simplificada

Imagina um dia a dia de trabalho de um analista fiscal, por exemplo, em que, em média,  de 5 a 10 softwares e aplicativos diferentes são utilizados. Agora imagina precisar criar um username e senha para cada um e, ainda, memorizá-los. É possível? Completamente! 

No entanto, garantir o acesso a todos esses sistemas com uma única ID e senha, cria uma experiência melhor, uma vez que, em vez de precisar fazer a gestão de 10 senhas diferentes, ele precisa fazer de uma só.

2. Segurança

Em um estudo sobre segurança da informação feito pela Capterra, 42% das pessoas entrevistadas disseram fazer o gerenciamento de suas senhas de trabalho decabeça! Com o Single Sign On, além de eliminar essa necessidade, também melhora a segurança.

Afinal, reduzindo o número de vezes que uma pessoa deve inserir sua identificação e senha, também reduz o risco de um hacker interceptar as credenciais. 

3. Independência

Com o login único, através de um único processo, o próprio usuário consegue resetar sua senha caso esqueça seu acesso e, diminui a necessidade de abertura de chamados internos com seu time de suporte.  Nesse único processo, ele já resolve o acesso a todos os sistemas conectados a esta identidade segura.

No geral, algumas alternativas são disponibilizadas para redefinição de senhas, tais como perguntas e respostas, envio de nova senha por email, entre outra

4. Agilidade

Como já mencionamos, a transformação digital é uma realidade. Com isso, as empresas lidam com um alto volume de dados e informações e encontram-se em um cenário em que a agilidade é essencial e o modelo tradicional de gestão de acessos, onde é preciso definir logins e senhas diferentes para vários softwares, não acompanha essa agilidade. 

Por fim, como visto, o SSO — ou Single Sign On — é um recurso que além de facilitar no dia a dia, traz mais segurança digital. Afinal, com ele não é necessário gerenciar suas senhas de trabalho de cabeça e todos os acessos são feitos com um mesmo login, ainda que em plataformas diferentes. 

E com o Arquivei, não seria diferente. Além de te ajudar com suas obrigações e burocracias fiscais, você pode fazer o login com o SSO, mitigando assim o risco de falha de segurança. Entre em contato com um consultor e saiba tudo o que o Arquivei pode fazer por você!

Pular para a barra de ferramentas