MEI e Marketing Digital: saiba se é possível e como fazer
MEI pode trabalhar com Marketing Digital?
Publicado em

abril, 2021

Escrito por

Arquivei

Afinal, MEI pode ou não trabalhar com Marketing Digital?

Muitas pessoas desejam ser donas do próprio negócio e veem na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) uma boa alternativa. Mas será que ela se aplica às atividades do mercado digital como o Marketing Digital? Vamos descobrir se é possível abrir agência de marketing digital ou prestar serviço nessa área formalizado como MEI.

Gestão de Empresas


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Muitas pessoas desejam ser donas do próprio negócio e veem na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI) uma boa alternativa. Mas será que ela se aplica às atividades do mercado digital como o Marketing Digital? Vamos descobrir se é possível abrir agência de marketing digital ou prestar serviço nessa área formalizado como MEI.

O que é MEI

Instituído em 01/07/2009, através da Lei Complementar 128/2008, o modelo de empresa Microempreendedor Individual (MEI) é uma forma de formalizar o pequeno empresário como confeiteiros, cabeleireiros, vendedores ambulantes, entre outros.

A implantação dessa modalidade trouxe a oportunidade para os empreendedores informais regularizarem a atuação das atividades econômicas e cumprirem com a arrecadação previdenciária e tributária aos cofres públicos. Além disso, o MEI assegura direitos aos benefícios previdenciários (aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte); acesso aos produtos e serviços bancários; possibilidade de venda para órgãos públicos e legalização do funcionamento do estabelecimento.

Para se enquadrar ao modelo MEI existem alguns critérios como: faturamento anual de até R$81.000,00, não pode ter ou ser sócio, nem possuir outra empresa. É permitido a venda de produtos (ICMS), a prestação de serviços (ISS) e ambos.

Além disso, o MEI enquadrado no Regime das Empresas Optantes do Simples Nacional realiza mensalmente a arrecadação previdenciária e tributária (INSS, ISS ou ICMS), sendo 5% sobre o salário-mínimo vigente, recolhido através do Documento de Arrecadação Simplificada – DAS.

Embora não seja obrigado a emitir notas fiscais para pessoas físicas, o MEI está obrigado a emitir para pessoas jurídicas, exceto se o destinatário emitir nota fiscal de entrada.

O MEI deve registrar em formulário simplificado o controle de suas receitas, as quais serão declaradas anualmente. Assim como manter os documentos fiscais de suas compras e vendas arquivados pelo prazo de 05 anos, conforme previsto na legislação.

O que é Marketing Digital

O marketing digital é o marketing e a publicidade de uma empresa, pessoa, produto ou serviço usando canais online, dispositivos eletrônicos e tecnologias digitais. Alguns exemplos de marketing digital incluem mídia social, e -mail, pagamento por clique (PPC), otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) e muito mais.

Ao contrário do marketing tradicional – que é estático e muitas vezes referido como comunicação “unilateral” – o marketing digital é um processo dinâmico e em constante mudança. A estratégia de marketing digital bem-sucedida geralmente envolve uma combinação de vários métodos, incluindo publicidade online, otimização e marketing de mecanismos de pesquisa, marketing e gerenciamento de mídia social e criação de conteúdo, entre outros.

A escolha de usar o marketing digital dá às empresas acesso a uma variedade de possibilidades. Você pode escolher aqueles que melhor correspondem ao seu negócio, objetivos e mercado-alvo, o que ajuda a maximizar o impacto do marketing online em seus resultados financeiros.

MEI e Marketing Digital, pode?

A Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) que os serviços de Marketing Digital se enquadram é o de número 7319-0/03 (marketing), mas o mesmo foi desenquadrado do regime do MEI.

O Comitê Gestor do Simples Nacional sempre realiza atualizações na listagem de atividades que podem ser MEI. No entanto, desde 2019, com a publicação da Resolução nº 144/2018, o marketing foi retirado da lista de atividades permitidas para Microempreendedores Individuais.

De acordo com a Receita Federal, o MEI que atue nas atividades excluídas terá que solicitar seu desenquadramento no Portal do Simples Nacional. Isto é, passar a ser enquadrado como Microempresa (ME), que mesmo sendo Simples Nacional, já se enquadra em outra legislação.

Outra solução para prestadores de serviços que atuam na área de mercado digital é avaliar quais outras atividades poderiam ser similares à ela e, então, se adequar.

E como abrir uma empresa para Marketing Digital?

Como vimos anteriormente, o marketing digital não se enquadra mais no modelo MEI. Portanto, para formalizar seu negócio, o primeiro passo é escolher o regime jurídico do seu negócio. As opções são entre Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP). Ambos os regimes são aceitos dentro do formato societário de Empresário Individual.

A escolha entre ME e EPP vai depender da sua estimativa de faturamento anual. Para ser uma Microempresa, você não pode faturar mais de R$ 360 mil por ano com a prestação dos serviços de marketing digital. Já como Empresa de Pequeno Porte, o faturamento anual deve ser de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões.

Além do regime jurídico, é necessário também definir em qual regime tributário o seu negócio de marketing digital vai se enquadrar. Há três opções para você escolher: Lucro Presumido; Lucro Real; Simples Nacional.

Também é necessário escolher CNAE, que depende da descrição dos serviços que você vai prestar aos seus clientes. É fundamental que você consulte o CNAE e identifique qual código tem mais a ver com os serviços que a sua empresa vai prestar. Pois, caso não se atente a esse ponto, sua empresa fica suscetível a penalidade perante o Fisco.

Em toda a etapa de formalização da sua empresa de marketing digital, é muito importante ter o auxílio de um contador profissional legalmente habilitado e conhecedor da legislação tributária.

Conclusão

O marketing digital é um segmento de negócio bastante promissor. Pois é uma necessidade que diferentes negócios migrem para o meio digital, como uma estratégia de sobrevivência. 

O investimento em estrutura para uma agência de marketing digital não é tão alto, pois seu principal investimento é intelectual e técnico, ou seja, o conhecimento de técnicas relacionadas ao segmento. 

Portanto, se você deseja realizar o sonho de empreender e o mercado de marketing digital é algo que você gosta e domina, tire a ideia do papel.

Para ajudar a formalizar o seu negócio confira o nosso conteúdo sobre os tipos de empresas que existem no país e 5 ferramentas de gestão para turbinar seu negócio

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