Logística Tributária: O Que É E As Vantagens Para Seu Negócio
Logística tributária: o que é e quais são as vantagens para a sua empresa
Publicado em

abril, 2021

Escrito por

Arquivei

Logística tributária: o que é e quais são as vantagens para a sua empresa

O Brasil é um país conhecido por ter uma alta carga tributária. Isso leva empresários, empreendedores e gestores a um dilema: como diminuir impostos, dentro da lei, sem buscar caminhos alternativos escusos? Sim, existem meios, dentro da legalidade, de pagar menos impostos. Você pode fazer isso com logística tributária, um processo estratégico que aproveita a própria legislação para promover uma gestão dos impostos mais vantajosa.

Fiscal


/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

O Brasil é um país conhecido por ter uma alta carga tributária. Isso leva empresários, empreendedores e gestores a um dilema: como diminuir impostos, dentro da lei, sem buscar caminhos alternativos escusos? Sim, existem meios, dentro da legalidade, de pagar menos impostos. Você pode fazer isso com logística tributária, um processo estratégico que aproveita a própria legislação para promover uma gestão dos impostos mais vantajosa.

O que é logística tributária

A logística tributária é um conjunto de técnicas para reduzir os gastos com impostos por meio de um minucioso planejamento tributário. Com ela, é possível reduzir a carga de obrigações e até recuperar créditos, já que muitas empresas pagam valores a mais.

Vale lembrar que, a logística tributária não se trata de deixar de pagar impostos ou omitir qualquer tipo de informação que seja. Pelo contrário: a proposta é encontrar dentro da lei mecanismos que tornem possível reduzir a carga tributária. 

Empresas podem, por exemplo, recorrer a mecanismos como incentivos fiscais e isenções que o governo, estados e municípios oferecem. Desta forma, é possível reduzir custos operacionais e aumentar a lucratividade sem comprometer a execução do trabalho.

Como fazer logística tributária

Em linhas gerais, podemos citar algumas medidas relevantes para realizar uma logística tributária na sua empresa. Confira:

Planejamento tributário

O planejamento tributário empresarial deve ser uma consideração fundamental para o início de qualquer empresa. Com ele é possível saber, com precisão, o histórico fiscal e contábil, receitas, despesas operacionais e com pessoal.

A base do planejamento tributário é o faturamento, que depende do controle fiscal que a empresa tem sobre as entradas de capital. Para auxiliar nessa tarefa é aconselhável adotar uma solução de gestão de documentos fiscais, como o software da Arquivei.

O planejamento tributário envolve a concepção e implementação de várias estratégias a fim de minimizar o valor dos impostos pagos em um determinado período. Para uma pequena empresa, minimizar tributos pode fornecer mais dinheiro para despesas, investimento ou crescimento. 

É nesta etapa que há também ajuste do regime tributário, em que se realiza uma análise do enquadramento fiscal da empresa. O regime tributário é um conjunto de leis que determinam como a empresa pagará pelos seus impostos. Por isso, antes da abertura de uma empresa é necessário buscar informações sobre os regimes tributários disponíveis no país. No Brasil, os três tipos de regimes mais importantes e utilizados são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e suas alíquotas.

Entenda mais sobre os regimes tributários do país!

Explore os benefícios fiscais

Faz parte da logística tributária verificar a localização da sede da companhia. Pois vários estados e municípios concedem isenção de tributos para empresas que se instalem em seu território, benefício mais direcionado para indústrias. As empresas instaladas na Zona Franca de Manaus, por exemplo, têm isenção do IPI, da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins nas operações internas. Quanto aos tributos federais, solicitar uma revisão nos valores já pagos pode ser uma forma de recuperar capital.

Outra oportunidade é a recuperação tributária, que é o reembolso de impostos, contribuições e taxas que foram pagos a mais ou indevidamente, ou ainda a recuperação de um benefício fiscal concedido pelo Governo. Mas, para garantir essa devolução, é necessário que o departamento tributário esteja atento a tudo que tem direito. Conte com a plataforma de gestão para também realizar um controle apurado com a consulta das NFes.

Fique de olho nas mudanças na lei

Gestores responsáveis pelo planejamento fiscal das organizações devem acompanhar de perto as mudanças em logística tributária. É importante acompanhar e estar atento às tentativas do governo de elevar as taxas impostas às empresas. Nesse sentido, uma das iniciativas válidas é a participação em entidades representativas, que possuem uma força maior junto aos legisladores e demais autoridades. Acompanhar de perto as mudanças, a empresa evita erros e surpresas negativas.

Contrate consultorias especializadas

Contratar um consultor fiscal profissional para cuidar da logística tributária da sua empresa é um movimento estratégico que pode economizar muito dinheiro para sua empresa a longo prazo. Consultores fiscais lidam continuamente com áreas especializadas de tributação e seus serviços podem oferecer soluções em auditoria fiscal com o objetivo de identificar os impostos pagos a mais. 

Conclusão

Como resultado, a partir de uma logística tributária eficaz, feita com planejamento, é possível pagar menos impostos sem cometer nenhuma irregularidade. Seguindo essas dicas e contando com profissionais capacitados, sua empresa será capaz de garantir maior conformidade nas tarefas desempenhadas pelo seu departamento tributário. O caminho para minimizar os impostos sobre as empresas é pensar no equilíbrio. Ou seja, equilibre os impostos com suas outras metas de negócios e considere diferentes tipos de impostos para que você economize em sua conta tributária total.

Para ficar em dia com as responsabilidades fiscais do seu negócio, é fundamental que o departamento fiscal da sua empresa possua ferramentas para manter a gestão de documentos fiscais atualizada e organizada.

Uma solução que ajuda na gestão de suas notas fiscais para não pagar mais multa por atraso é o software do Arquivei, que monitora, consulta e armazena os arquivos XML da NFe e de outros documentos eletrônicos.

Na plataforma do Arquivei você também faz:

  • Consulta e download de suas notas direto da SEFAZ em alguns cliques;
  • Seus documentos chegam na contabilidade sempre a tempo;
  • Evita multas e sanções ficando em dia com suas obrigações fiscais;
  • Armazena e organize seus XMLs de uma maneira segura, na nuvem;
  • Manifesta todas as suas notas fiscais de forma prática e inteligente;
  • Compartilha seus documentos fiscais com quem precisa.

Que tal experimentar o Arquivei agora mesmo? Você pode realizar um teste de 7 dias, sem nenhum tipo de compromisso. Se a experiência for boa, basta se unir a um time de empresas que inclui McDonalds, Riachuelo, iFood, Volkswagen e outras 90.000 marcas que também agilizam e automatizam seus processos com a gente!

Pular para a barra de ferramentas