Ecossistema de inovação: o que é e por que investir? - Arquivei
Publicado em

junho, 2022

Ecossistema de inovação: o que é e por que investir?

Entenda melhor sobre o conceito de ecossistema de inovação, seus benefícios, pilares e exemplos: 1. O que é ecossistema de inovação? Ecossistemas de inovação são ambientes favoráveis e específicos para o surgimento de inovações abertas, formando um sistema fomentado por diversos elementos. Nele, podemos encontrar geralmente universidades, empresas e instituições governamentais, que oferecem um espaço […]

Gestão de Empresas



Processos Internos

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Entenda melhor sobre o conceito de ecossistema de inovação, seus benefícios, pilares e exemplos:


1. O que é ecossistema de inovação?

Ecossistemas de inovação são ambientes favoráveis e específicos para o surgimento de inovações abertas, formando um sistema fomentado por diversos elementos. Nele, podemos encontrar geralmente universidades, empresas e instituições governamentais, que oferecem um espaço de interação e um fluxo de ideias inovadoras em que todos se beneficiam. 

Além disso, é possível ocorrer a união dessas entidades com incubadoras e parques tecnológicos, dando ainda mais força para esse movimento e formando um hub de inovação.

Por exemplo, você com certeza já ouviu falar sobre o Vale do Silício, na Califórnia, local onde surgiu o Google, a Apple e o Facebook, empresas que se tornaram referências de ecossistemas de inovação.

Aqui no Brasil também existem ecossistemas que estão se destacando nacionalmente e no exterior, como Curitiba, Campinas, Porto Alegre e Recife. Então vamos entender melhor como funciona esse sistema?


2. Quais os benefícios do ecossistema de inovação?

O principal benefício de estar em um ecossistema de inovação é que, nele, todas as partes são beneficiadas. Por exemplo, para o governo, há a possibilidade de incentivar novas empresas a trazerem capital de investimento para o país. Já para as universidades, esse sistema contribui com a formação e capacitação dos alunos, gerando cada vez mais conhecimento e, consequentemente, fortalecendo a reputação da instituição.

Como o principal atributo do ecossistema de inovação é o desenvolvimento mútuo, a união faz com que todos tenham muito mais benefícios.

Assim, com a união e colaboração de diversos agentes, é possível compreender os desafios que o mundo vem enfrentando e criar soluções que sozinhos às vezes seria impossível de desenvolver.

⏩ Fatores de crescimento para Startups: investimento, parceria e cultura de inovação


3. Pilares do ecossistema de inovação

Como já mencionado, o principal objetivo do ecossistema de inovação é gerar condições para que todos que fazem parte dele tenham proventos. Nesse sentido, sabemos que uma única empresa não conseguirá fazer isso sozinha, por isso a necessidade da união de vários agentes.

Por sua vez, para que isso aconteça, existem alguns pilares necessários para construir o ecossistema de inovação. Confira:

3.1 Educação

Nesse pilar, o foco principal são as instituições de ensino, em especial do Ensino Superior, onde encontramos jovens que estão dispostos a empreender e trazer modelos de negócios inovadores, principalmente em centros educacionais com cursos voltados para ciências, matemática, engenharia e tecnologia.

É preciso ressaltar que, apesar do ponto principal partir do Ensino Superior, é essencial que haja investimentos para melhorar o ensino de base, visto que estudantes despreparados não têm capacidade crítica o suficiente para inovar ao chegar na universidade. 

3.2 Poder Público

É por meio das políticas públicas que esse sistema consegue auxílio para o desenvolvimento de inovações. Dessa forma, o Poder Público visa o crescimento da região para atrair futuros investimentos e novas empresas para o local.

Para isso, é possível, por exemplo, disponibilizar recursos financeiros como forma de incentivo, estabelecer parâmetros para boas práticas de inovação – como ocorreu com a aprovação do Novo Marco Legal da Inovação –, entre outras iniciativas que buscam criar um ambiente favorável para o surgimento e o desenvolvimento de práticas inovadoras. 

3.3 Empreendedores

Os empreendedores são primordiais dentro do ecossistema de inovação, visto que, independentemente se são PJ (Pessoa Jurídica), startups ou PME (Pequenas e Médias Empresas), é por meio deles que a roda da inovação irá girar. Em outras palavras, os empreendedores são considerados como mão de obra dentro do ecossistema de inovação.

3.4 Fundos de Investimento

Para aumentar a força dos ecossistemas de inovação, é necessário que haja um capital inicial, e é nesse ponto que os Fundos de Investimento têm um grande papel dentro desse sistema.

Com isso, além de trazer investimentos para as empresas, é possível investir em mentorias para guiar os empreendedores e orientá-los por meio de estratégias, auxiliando também no desenvolvimento do empreendimento. 

3.5 Corporações

Por fim, no último pilar temos as grandes empresas, que são vistas como uma excelente oportunidade para apresentar ideias, propostas e ainda colher feedbacks para uma evolução constante de novos empreendedores, criando uma rede de apoio.


4. Exemplos de Ecossistema de Inovação

Como citado anteriormente, o ecossistema mais conhecido do mundo é o Vale do Silício, local que sediou grandes empresas de tecnologia que, atualmente, são famosos destaques no mundo dos negócios.

Inclusive, as 50 empresas mais inovadoras do mundo estão instaladas nessa região, como o Facebook, a Apple e o Google; além de contar com importantes e renomadas instituições de ensino, como as Universidades de Stanford e da Califórnia. Não podemos esquecer também dos diversos unicórnios presentes na região, nome utilizado para designar startups avaliadas no valor de mais de 1 bilhão de dólares.

Outro exemplo de ecossistema de inovação é Israel, que é reconhecido mundialmente pela diversidade que possui. O país conta com um dos melhores índices de educação do mundo e uma das menores taxas de desemprego, além de investir fortemente em políticas direcionadas ao empreendedorismo. 

Diante do exposto e dos exemplos abordados, percebe-se que fomentar o desenvolvimento dos ecossistemas de inovação e fazer parte deles traz inúmeros benefícios para todos os agentes envolvidos, direta ou indiretamente, seja no crescimento econômico da região, no desenvolvimento educacional ou na qualificação profissional.

Negócios disruptivos e os desafios da inovação na área tributária


Fique por dentro de todas as notícias

Para ficar sempre por dentro de notícias da área fiscal, contábil e tributária, inscreva-se na newsletter Arquivei e receba conteúdos semanalmente de forma gratuita:

Pular para a barra de ferramentas