Importância Do Contador Na Gestão E Acompanhamento
Imagem ilustrativa
Publicado em

outubro, 2021

Escrito por

Bruna Castro

A importância do contador na gestão e acompanhamento das entregas

Sabemos que há muito tempo o contador não é mais visto apenas como “guarda livros” e aquele que faz as escriturações e apurações dos impostos. Na verdade, a importância do contador dentro de uma empresa vai muito além disso. Assim, o papel e a parceria do contador dentro de uma organização são fundamentais, pois ele […]

Contábil



Contabilidade

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Sabemos que há muito tempo o contador não é mais visto apenas como “guarda livros” e aquele que faz as escriturações e apurações dos impostos. Na verdade, a importância do contador dentro de uma empresa vai muito além disso.

Assim, o papel e a parceria do contador dentro de uma organização são fundamentais, pois ele ajudará nas tomadas de decisão e no crescimento financeiro da empresa de modo seguro e saudável.

Atualmente, podemos dizer que o contador é um estrategista, visto que ele auxilia e garante que todos os departamentos estejam alinhados, fornecendo relatórios gerenciais, analisando balanços, relatórios financeiros e garantindo que a empresa cumpra com todas as suas obrigações em relação ao fisco.

Em outras palavras, percebe-se que esse profissional não é apenas o “contador”, no estrito significado da palavra, mas também um estrategista e o braço direito de todo empresário. Portanto, a seguir vamos entender a importância do contador e suas principais funções dentro da empresa.

 

1. Quais as funções do contador em uma empresa?

Acima de tudo, o contador é a peça fundamental dentro de uma organização, pois ele atua na gestão empresarial como um todo, auxilia na tomada de decisão, fornece relatórios seguros e concretos e mantém a empresa em conformidade com a legislação.

Vale lembrar que o contador pode atender apenas uma organização ou várias ao mesmo tempo, podendo atuar em diversas funções como:

  • Gestão de empresas;
  • Controladoria;
  • Auditoria Contábil;
  • Perícia Contábil;
  • Realizar planejamento tributário;
  • Atuar na área de Recursos Humanos e departamento pessoal.

Podemos perceber que as tarefas exercidas desse profissional dentro de uma empresa são bem abrangentes, não se limitando apenas em calcular impostos e desenvolver balancetes. Nesse sentido, vamos ver qual a sua importância para o bom funcionamento empresarial.

 

2.  A importância do contador para o bom funcionamento empresarial

Primeiramente, devemos lembrar que não há empresa sem contador. Todas precisam de um contador que assine balanços e realize as entregas das obrigações acessórias. Exceto para microempreendedores individuais, que, até o momento, não são obrigados a ter um contador.

Nesse gancho de que toda empresa é obrigada a ter seu contador, pode-se abordar a relevância do contador para o bom funcionamento e continuidade de qualquer negócio. 

Já sabemos que o contador atualmente é visto como um estrategista, pois, por meio dos relatórios e análises realizados nas operações da empresa, ele permite que as tomadas de decisão sejam assertivas e seguras. 

Para além disso, a função do contador dentro de uma empresa é garantir que todos os setores estejam alinhados, fornecendo suporte para que o planejamento elaborado seja cumprido dentro do prazo determinado e garantindo que a empresa esteja dentro da legislação vigente.

Também podemos citar que o contador estrategista realiza um bom planejamento tributário para a empresa, em que é aplicada a elisão fiscal, a qual permite que a organização recolha seus impostos corretamente, evitando qualquer ônus.

Quando falamos em legislação, sabemos que o Brasil tem o sistema tributário mais exigente e com mudanças constantes. Então, se a empresa não tiver o apoio do contador, ela pode sofrer consequências graves com o fisco, além de comprometer sua saúde financeira.

Como citado anteriormente, a importância do contador dentro de uma empresa está também em acompanhar o desenvolvimento e a entrega das obrigações acessórias da organização, assunto que vamos entender abaixo.

 

3. Como fazer o acompanhamento das entregas?

A importância do contador dentro da empresa está muito além de apenas garantir a entrega dos impostos para que a empresa faça o recolhimento dentro da data correta, evitando multa e juros. 

Assim, o contador também assegura que as obrigações acessórias da empresa sejam entregues em conformidade com a legislação e dentro do prazo determinado pelo governo.

 

3.1 Obrigações acessórias

As obrigações acessórias precisam ser entregues ao governo com frequência mensal, trimestral e anual. Elas são determinadas de acordo com o regime tributário em que a empresa se encontra.

Por meio delas, as fiscalizações se tornaram mais rápidas e eficazes. Por isso, é de extrema importância que o contador domine a legislação de cada uma, a fim de que seu preenchimento seja 100% correto e entregue dentro do prazo estipulado pelo governo.

Além disso, podemos dividi-las em duas:

  • Obrigações tributárias:

As obrigações tributárias são um tipo de tributo, ou seja, são impostos, contribuições e taxas que a empresa recolhe, referentes à atividade exercida.

  • Obrigações acessórias:

As obrigações acessórias confirmam ao fisco o débito e o pagamento desses tributos, de forma organizada e conforme determina a legislação vigente de cada uma.

Elas precisam ser entregues nas datas determinadas pelo governo, sendo necessário estar em conformidade com o regime tributário da empresa.

É preciso ressaltar que a falta de entrega da obrigação acessória pode resultar em multa e na inaptidão do CNPJ. Por isso, confira e fique atento às entregas da sua empresa.

Conforme o exposto, podemos concluir que a importância do contador dentro da empresa se dá em várias áreas, atuando como peça fundamental para que a organização cresça de forma saudável e organizada.

Antes de contratar seu contador, verifique se o registro do CRC está ativo e apto para exercer a função, bem como qual é o seu domínio em relação à legislação, se ele se atualiza constantemente e se tem conhecimento na atividade que sua empresa exerce.

Pular para a barra de ferramentas