Uma nota fiscal armazena uma série de informações relacionadas às transações comerciais e aos envolvidos nela, como empresa e consumidor. Entre os dados de uma NFe, está o número de série, formado por uma sequência de 9 dígitos.

Em algumas situações, porém, podem acontecer alguns erros durante a emissão de uma NFe, fazendo com que um ou mais dígitos dessa sequência sejam pulados. Quando isso acontece, é preciso inutilizar a nota fiscal.

Para te ajudar com isso, preparamos este conteúdo! Continue lendo e descubra como inutilizar uma nota fiscal no Bling, em quais situações esse procedimento é necessário e como fazer uma gestão fiscal mais eficiente.

Boa leitura!

O que é inutilizar uma nota fiscal?

A inutilização de uma nota fiscal eletrônica é a maneira como empresas e empreendedores comunicam a órgãos como a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) que uma sequência de notas fiscais precisa ser invalidada e, portanto, não será mais utilizada.

Isso acontece, por exemplo, quando uma NFe é emitida com alguns números da série pulados. Quando isso acontece, é preciso informar para a SEFAZ quais os números que não serão utilizados.

Dessa maneira, a empresa fica protegida de possíveis riscos fiscais e jurídicos relacionados às notas fiscais que pertencem à sequência invalidada.

O processo também serve para comunicar à SEFAZ qual o motivo que levou à inutilização de determinada sequência de notas fiscais, como problemas na geração dos documentos ou obstáculos ao envio ou recebimento das NFes.

Como inutilizar nota fiscal no Bling

Se você utiliza o Bling para emitir notas fiscais, consegue inutilizar uma nota fiscal com facilidade no próprio sistema de ERP.

Confira abaixo como inutilizar uma nota fiscal no Bling:

1. No menu de Vendas > Notas Fiscais:

2. No canto direito da tela abra o menu ‘Mais Ações’

3. Clique em ‘Inutilizar Numeração’

Em seguida, é preciso informar qual a numeração que será inutilizada:

Série: Informe a série da nota fiscal

Número Inicial: Número da primeira nota fiscal a ser inutilizada

Número Final: Número da última nota fiscal a ser inutilizada

Digite a Justificativa: Um motivo para a inutilização. Atenção, para que o botão ‘Inutilizar Números’ seja liberado, é obrigatório preencher o campo de justificativa.

4. Após, clique em ‘Inutilizar Números’. Para inutilizar apenas um número, coloque o mesmo nos campos de Número Inicial e Número Final.

5. Para consultar os números das NFes que foram inutilizados e o número de protocolo da ação, passe o mouse sobre o ícone de engrenagem > Todas as Configurações > Notas fiscais > Consulta de inutilizações de NF-es.

Quando uma nota fiscal deve ser inutilizada

Você aprendeu como inutilizar uma nota fiscal no Bling. Mas quando esse processo deve ser realizado?

Basicamente, uma nota fiscal deve ser inutilizada quando o número de série é quebrado. Essa sequência de 9 dígitos identifica o documento e ajuda no controle do Fisco.

Em uma empresa recém-formada, por exemplo, as NFes começam na série 1, com os próximos 9 dígitos seguintes zerados. A primeira nota fiscal emitida por essa empresa seria:

Série: 1

Número: 000.000.000

Imagine que essa companhia tenha já emitido 15 notas fiscais, então o número do último documento emitido será 000.000.015. Entretanto, ao emitir uma nova nota, percebeu-se que o número emitido foi 020. Ou seja, ocorreu uma falha na sequência dos números 16, 17, 18, 19 e 20. Eles foram pulados pelo sistema!

A empresa deve, portanto, informar a SEFAZ desta situação. De acordo com a cláusula décima quarta do ajuste SINIEF 07/05, o prazo para inutilizar uma nota fiscal é até o décimo dia do mês seguinte ao da quebra da sequência.

E lembre-se de que esquecer de inutilizar o documento fiscal pode fazer a sua empresa sofrer penalidades, como o pagamento de multas.

A importância de uma boa gestão fiscal

Neste conteúdo, você conferiu como inutilizar uma nota fiscal pelo Bling com rapidez e segurança, garantindo que a sua empresa fique em dia com a legislação e longe de possíveis penalidades.

E para garantir que o seu negócio esteja dentro de todas as exigências legais, é muito importante ter uma boa gestão fiscal.

Além de garantir a conformidade com as regras do Fisco, uma gestão fiscal eficiente ainda ajuda na saúde financeira da empresa, permitindo um maior controle do fluxo de caixa, identificação de oportunidades de economia e otimização de recursos.

E não é só isso. A gestão fiscal facilita a tomada de decisões estratégicas, já que oferece uma visão clara de todos os recursos e processos. Com isso, gestores conseguem planejar investimentos, expandir operações e buscar oportunidades de crescimento com mais segurança, já que estarão baseando as decisões em dados.

Além disso, a transparência fiscal contribui para a credibilidade da empresa perante investidores, bancos e parceiros de negócios, aumentando as chances de obter financiamentos e fechar parcerias vantajosas.

Por fim, estar em conformidade com as obrigações fiscais ajuda a evitar problemas legais e fiscais que podem resultar em processos judiciais e danos à reputação da empresa. Portanto, investir em uma boa gestão fiscal não só assegura a estabilidade financeira, mas também promove o crescimento sustentável e a longevidade da empresa no mercado.

E o Arquivei pode te ajudar a otimizar a gestão do seu negócio. Contamos com ferramentas pensadas para facilitar o dia a dia das suas rotinas fiscais e contábeis, com controle de documentos fiscais, acesso a dados consolidados sobre o seu negócio e automações para escalar ainda mais a produtividade da empresa.

Que tal potencializar a gestão fiscal do seu negócio com o Arquivei? Comece seu teste gratuito e aproveite!

Temas:

Compartilhe nas redes sociais

Escrito por Arquivei

Uma empresa focada em se tornar o maior SaaS do Brasil, conectando todas as áreas que utilizam documentos fiscais de uma empresa em um só lugar. Trabalhamos com NFes, NFSes, CTes, MDFes, NFCes, CFe-SAT com integrações com SAP, TOTVS, Bling, Tiny e muitos outros ERPs para facilitar as rotinas das empresas brasileiras! Saiba mais sobre o autor