10 Dicas Para Preparação Das Empresas Na Black Friday | Arquivei
Descubra como as nossas soluções podem facilitar o gerenciamento fiscal e financeiro da sua Black Friday 2022.
Publicado em

outubro, 2023

Escrito por

Rafaela Garcia

10 Dicas Para Preparação Das Empresas Na Black Friday

Confira dicas que podem facilitar o gerenciamento fiscal e financeiro da sua empresa na Black Friday 2023.

Fiscal



Dicas

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

As datas comemorativas são bem utilizadas para crescimento de faturamento, principalmente pelas lojas de varejo. Mas, muitas vezes, a empresa focam nas estratégias de marketing, mas para atingir bons resultados é preciso ter um controle do financeiro e não esquecer do fiscal.

Pensando nisso, a Arquivei preparou uma série de conteúdo para auxiliar as empresas a controlar a Black Friday do financeiro ao fiscal.

Por que é importante se preparar com antecedência para Black Friday?

A Black Friday é extremamente esperada todos os anos, tanto por consumidores como por empresas. E não é à toa. Em 2022, a data teve um faturamento de R$ 6,1 bilhões, segundo um levantamento da Neotrust.

E para este ano, a expectativa é de vendas em alta. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a confiança do consumidor cresceu 4,1 pontos em relação ao ano passado. Com a desaceleração da inflação e uma perspectiva de queda dos juros, o consumidor brasileiro pode ficar mais disposto a comprar na Black Friday.

E os preparativos já começaram. Muitos já estão pesquisando preços de celulares, eletrônicos, equipamentos de automação, roupas e outros para comparar em novembro e ver se realmente há uma vantagem de preço.

O varejo é o mais beneficiado pela data, mas as empresas B2B e de serviços também podem aproveitar.

Segundo um relatório desenvolvido pela Arquivei, teremos  um crescimento de 5% no valor médio por NFe e de 9,4% no valor médio de CTe, em relação ao mesmo período em 2022 durante a Black Friday.

Ou seja, o ideal é que as empresas tenham um controle completo de entrada e saída, desde setembro para não ter nenhuma surpresa de prejuízo ou multas por falta de controle fiscal de cada nota recebida contra a empresa.

10 dicas para sua empresa se preparar para a Black Friday 2023

Separamos algumas dicas para ter controle financeiro e fiscal em uma das épocas mais esperadas do ano.

1. Como está a saúde financeira da sua empresa?

A primeira pergunta é entender o cenário atual da sua empresa. Compreender como anda a saúde financeira da sua empresa, é extremamente necessário trabalhar em conjunto com sua contabilidade, seja ela externa ou interna.

Por isso, entenda com os profissionais contábeis e o responsável pelo financeiro se você tem um controle de obrigações fiscais e tributárias, multas e qualquer outra pendência que possa surgir.

2. Controle de entrada e saída

Como está o fluxo de caixa da sua empresa? Você tem controle dos seus fornecedores, fretes e tributações que eles estão cobrando? Existe alguma forma de economizar e negociar fretes?

Ter um controle das compras com fornecedores, estoque e o que está saindo na sua empresa pode te ajudar a planejar melhor seus gastos e descontos que serão oferecidos na data.

3. Precificação atual

Seu produto já está com a precificação correta? Os tributos pagos em relação a ele estão corretos na nota fiscal? Existe alguma forma de adequar o preço do seu produto considerando o custo do imposto? Adequar os preços do seu produto agora, pode prevenir prejuízos com descontos na Black Friday.

4. Controle de cada nota fiscal para prevenção de multas 

Um erro muito comum é não ter controle das notas frias, as notas falsas que podem ser emitidas para o CNPJ da sua empresa. Algumas empresas e pessoas cometem um crime de acordo com o Artigo 172 do Código Penal de emitir uma nota fiscal que não condiz com a realidade. Ou seja, uma nota fiscal falsa.

Para ter controle delas, você precisa ter uma plataforma de recebimento automático de notas fiscais para realizar a conferência e informar ao fisco sobre o desconhecimento da operação desta nota. Caso esse evento de desconhecimento não seja realizado, a sua empresa pode pagar multa por uma compra que ela não realizou.

5. Centralização dos documentos fiscais armazenados com segurança 

Por fim, tenha todos os documentos transacionados armazenados com segurança. É obrigatório, segundo a lei vigente, manter as notas fiscais armazenadas por pelo menos 5 anos. Manter essas notas armazenadas em papel ou no computador pode ser um risco para a empresa.

A melhor maneira é armazená-las em nuvem, com segurança garantida. Com o armazenamento em nuvem, você tem acesso rápido às informações, garantia de ter o arquivo em XML com validade jurídica, organização das notas emitidas e recebidas, diminuição de erros e prevenção de multas.

6. Conheça o histórico de vendas do seu negócio

Você sabe quais foram os itens mais vendidos pela sua empresa nos últimos cinco anos? Faça o levantamento desses dados para entender as necessidades de estoque, planejamento e direcionamento de ofertas para os itens com maior fluxo de venda na época de Black Friday.

7. Aposte no controle de fornecedores

O controle de fornecedores é essencial e pode impedir uma série de problemas logísticos, fiscais e de abastecimento. Algo crítico em períodos de vendas em alta, como na Black Friday.

Por isso, procure avaliar quais os fornecedores geraram maior volume de documentos fiscais nos últimos anos. Procure observar como foi o fluxo de ponta a ponta, do momento de planejamento até a saída dos produtos para o consumidor final.

8. Avalie a eficácia dos fornecedores

A próxima dica para preparar a sua empresa para a Black Friday é calcular o tempo médio que as mercadorias ficaram paradas em estoque, além do tempo entre o recebimento dos pedidos e a venda final.

Essas informações podem ajudar a entender a eficácia dos fornecedores e encontrar respostas para problemas como alta taxa de devolução de pedidos e cancelamentos de notas fiscais.

9. Analise todos os documentos fiscais

A análise criteriosa dos documentos fiscais contribui para o controle de despesas com fretes. Com isso, cabe analisar a variação de valores de frete e tributos por produto, estado e fornecedor.

Esse comparativo permite também verificar se a precificação de cada produto apresenta uma margem de lucro adequada e, assim, prejuízos podem ser evitados.

10. Compare o preço de frete e tributos

A análise de documentos fiscais contribui para o controle de despesas com fretes. Com isso, cabe analisar a variação de valores de frete e tributos por produto, estado e fornecedor.

Esse comparativo permite também verificar se a precificação de cada produto apresenta uma margem de lucro adequada e, assim, prejuízos podem ser evitados.

Prepare o seu negócio para a Black Friday 2023

É importante ficar de olho no controle fiscal e financeiro da sua empresa para a Black Friday 2023.

Agora que você sabe as dicas básicas, acesse nosso ebook gratuito onde detalhamos cada passo para se preparar para a Black Friday sem correr riscos de cair em algum embaraço fiscal, pagar multas desnecessárias e ter prejuízos por falta de controle de entrada e saída.

Pular para a barra de ferramentas