Baixar XML De NFe: Com Certificado Ou Chave De Acesso | Arquivei
Confira neste artigo as respostas para as perguntas de como baixar xml sem certificado digital, com ou sem chave de acesso:
Publicado em

junho, 2023

Escrito por

Daniele Lima

Baixar XML de NFe: com certificado ou chave de acesso

Confira neste artigo as respostas para as perguntas de como baixar xml sem certificado digital, com ou sem chave de acesso:

Fiscal



Funcionalidades Arquivei

Nota Fiscal

/*********Alteração para deixar a imagem dinamica*************************/ /**********************************/

Está sem tempo para ler ou quer consumir o conteúdo sobre Baixar XML de NFe de uma forma diferente? Dê o play e escute o artigo!

Confira neste artigo as respostas para as perguntas de como baixar xml sem certificado digital, com ou sem chave de acesso:


O que é XML da NFe?

O XML da NFe (Nota Fiscal Eletrônica) é um formato de arquivo utilizado para representar os dados de uma nota fiscal no ambiente digital.

Assim, o XML contém todas as informações relevantes da nota fiscal, como dados do emitente e do destinatário, descrição dos produtos ou serviços, valores, tributos, forma de pagamento, entre outros.

Esse arquivo XML é utilizado para armazenar e transmitir eletronicamente as informações da nota fiscal entre os sistemas das empresas, órgãos fiscais e demais envolvidos no processo.

A utilização do XML na NFe permite que as informações sejam padronizadas, facilitando a integração e a troca de dados entre diferentes sistemas e contribuindo para a automatização e agilidade dos processos fiscais.

Como fazer download de XML sem certificado digital?

Não é mais possível baixar xml da NFe sem certificado digital pelo site da Sefaz.

O certificado digital passou a ser necessário após uma mudança na Confaz que exige o documento em consultas completas pela Sefaz.

Essa mudança foi publicada nos ajustes Sinief 16/18 e Sinief 17/18 que alertam sobre a alteração da Sefaz que impede a consulta de XML sem uso do certificado digital. Essa regra já é válida desde 2020.

Ou seja, desde 2020, para realizar a consulta XML da NFe é necessário um certificado digital.

Ou seja, o próprio site oficial da Sefaz não realizará a consulta nota fiscal eletrônica completa e nem retornará o XML da NFe a não ser por meio de certificado digital.

Pensando nisso e em como milhares de pequenas empresas e escritórios contábeis são afetados, existe o Arquivei.

Para realizar o download de XML sem ter que cadastrar o certificado digital toda a vez que for baixar XML é necessário ter uma plataforma específica, como a Arquivei, que utiliza apenas a chave de acesso. Falaremos melhor a seguir:

Como baixar XML da NFe com a chave de acesso?

De forma geral, baixar um ou dois XMLs da NFe ou CTe com chave de acesso sempre foi relativamente simples. O próprio site da Sefaz disponibiliza o acesso ao documento fiscal, basta digitar a chave de acesso e ter cadastrado o certificado digital. Falaremos melhor a seguir.

Agora, para fazer o download do XML apenas com a chave de acesso de forma automática, você pode utilizar o Arquivei.

A plataforma Arquivei realiza a consulta completa e consegue baixar XML sem certificado digital, utilizando apenas a chave de acesso. Isso facilita a rotina de empresas e escritórios contábeis que antes dependiam dos sistemas gratuitos para a consulta nota fiscal eletrônica e o download do XML.


Como baixar XML da NFe direto da SEFAZ?

Como dito anteriormente, é possível baixar XML da NFe direto da Sefaz, porém é necessário cadastrar o certificado digital da empresa no site.

Além disso, o processo é muito demorado. É necessário buscar nota por nota e nisso é gasto muito tempo.

Ao acessar o site e ter instalado o certificado digital corretamente, você deve acessar “Consultar NF-e Completa”, digitar os números necessários manualmente e depois baixar o XML em “Download do Documento”.

É necessário repetir o processo com todas as notas que desejar fazer o download de XML. Portanto, se a sua empresa precisa baixar muitos XMLs, é muito mais indicado ter uma ferramenta para fazer esse processo automaticamente e em lote.

Como fazer download em lote do XML da NFe?

Para fazer o download do XML da NFe em lote, ou seja, diversos XMLs de uma só vez, é necessário ter uma plataforma inteligente para gestão de documentos fiscais, como a Arquivei.

Para baixar os XMLs em lote na Arquivei, basta cadastrar os CNPJs que desejam consultar e o certificado digital uma única vez. Com essa função, é bem mais fácil abrir um XML também.

A partir daí, todas as suas notas aparecerão no painel e você poderá selecionar as NFes que deseja fazer o download, em lote e de forma automática.

Vantagens de baixar XML da NFe automaticamente

  • Consulta e download práticos
  • A busca com chave de acesso é totalmente homologada pela Sefaz, assegurada oficialmente pelo governo
  • Download em lote para centenas de documentos de uma só vez

Dessa forma, você poder acessar as notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ sem precisar digitar milhares de números das chaves de acesso.

Além disso, você garante a proteção contra notas fritas e tem a manifestação do destinatário facilitada, o que contribui para o compliance fiscal da empresa.

Como a Arquivei pode facilitar sua relação com documentos fiscais?

A plataforma Arquivei não realiza apenas a consulta e download de notas fiscais de forma automática em lote, são diversas outras aplicações que facilitam o seu dia a dia.

A partir do certificado A1 ou A3, além da consulta nota fiscal eletrônica e os demais serviços, o Arquivei também consegue baixar todos os XMLs dos seus documentos fiscais (NFe, CTe, NFSe, NFCe, SAT) e armazená-los de forma ilimitada e segura.

Agilidade e organização de documentos fiscais

Com a plataforma Arquivei, você para de perder tempo digitando códigos e corrigindo erros e tem mais tempo para atividades estratégicas e melhorias de processos na sua rotina.

A Arquivei também proporciona uma organização fácil dos seus documentos fiscais, sendo fáceis de localizar através de filtros intuitivos:

Encontre qualquer informação com poucos cliques, não perca tempo buscando dados manualmente, faça buscas pelo número do documento, por empresa, chave de acesso ou pelo conteúdo da nota, crie filtros inteligentes e organize as colunas como preferir.

Acompanhe custos com Notas Fiscais

A ferramenta também proporciona um acompanhamento fácil de custos através das notas armazenadas e consultadas na plataforma, gerando relatórios inteligentes sobre despesas e investimentos.

Transparência de processos entre áreas

A plataforma pode ter diversos usuários, isso facilita a transparência de processos entre as áreas, evitando retrabalho, ligações e erros.

Todos ficam por dentro dos processos e atividades e nada é perdido!

Com a Arquivei você facilita seu dia a dia adicionando marcações personalizáveis nas suas notas, organize e categorize seus documentos de forma simples e rápida.

Clique abaixo e garanta as consultas e download inteligente das suas notas fiscais. Com o Arquivei você recebe e gerencia suas notas automaticamente, sem precisar de chave de acesso. Rápido, seguro e direto da Sefaz!

Pular para a barra de ferramentas